5 dicas para o empreendedor gerenciar o tempo com sucesso

É sonho de todo empreendedor: ter tempo para fazer todas suas tarefas e ainda realizá-las com qualidade. Isso porque nem sempre o primeiro fator está conectada ao segundo. Há quem faça tudo, mas não sente que deu o melhor de si naquilo que executou. O segredo? Saber gerenciar o tempo! E no ramo farmacêutico, nunca foi tão necessário ter essa habilidade.

Quando há organização nas tarefas do dia, todas as obrigações pertinente ao negócio são cumpridas e a farmácia prospera. Assim como também há maior qualidade de vida para o gestor e seus colaboradores. Afinal, administrar diversas funções na farmácia, realizar reuniões e conciliar a vida particular não é fácil. 

Por isso, trouxemos algumas dicas essenciais para quem busca gerenciar o tempo com qualidade dentro da rotina farmacêutica. Mas, independente do ramo, todo empreendedor reconhece a importância de se planejar e o quanto isso afeta positivamente seu negócio. Veja a seguir dicas práticas que você pode adotar:

PRIORIZE AS ATIVIDADES DO DIA

Escolher quais obrigações merecem maior atenção no dia é a melhor forma de começar. Dessa maneira, você sabe em quais áreas é necessário se dedicar mais e ainda define um tempo para cada.

Por exemplo, tomar um dia para priorizar estoque, outro para treinar a equipe e outro para entrar em contato com todos os fornecedores. Já que são prioridades, não se importe em gastar mais tempo com elas, afinal, são atividades que precisam ser finalizadas até o fim do expediente.

CRIE LISTAS

Esta dica está conectada com a delimitação das prioridades diárias. Além de constar na lista as suas prioridades, seu planejamento diário também abrange as demais tarefas. Sejam elas desde uma ligação para um cliente até marcar uma reunião importante, uma maneira de guiar sua rotina profissional.

Além disso, criar categorias de urgência também é uma boa ideia. Isso permite que você tenha uma visão mais estratégica do seu tempo.

DELEGUE TAREFAS

Todo empreendedor deve contar com uma equipe de confiança na farmácia. Aliás, sem uma, o gestor se sentirá sobrecarregado e terá muita rotatividade de colaboradores. Ao fazer a seleção da equipe, o gestor deve dividir tarefas e explicar como elas são importantes para os processos internos da farmácia e como afetam a jornada do cliente.

Isso demonstra confiança para a equipe, já que ela enxerga que você delegou tarefas importantes para ela. E a motiva a querer desenvolver novas habilidades. Sem falar que é impossível fazer tudo sozinho e esse “desapego” permite que todos evoluam em suas áreas.

FAÇA PAUSAS

O ser humano não é uma máquina ininterrupta, precisa de momentos de descanso. Principalmente em um ambiente como a farmácia, em que o contato interpessoal é constante e pode esgotar a todos. Assim, essas pequenas folgas valem tanto para o empreendedor quanto para sua equipe.

Dessa maneira, tenha em mente que gerenciar o tempo também inclui criar intervalos, o que em pouco tempo vai apresentar ganhos na produtividade. E assim, melhor atendimento para os clientes, satisfação no trabalho e consequentemente, aumento no número de vendas.

GERENCIAR O TEMPO COM A TECNOLOGIA

Hoje, aumentaram o número de aplicativos que auxiliam na administração da rotina. É possível criar listas no celular, criar lembretes para eventos importantes, gerenciar equipes e ter relatórios sobre como anda seu humor e cansaço.

Essas são maneiras de gerenciar o tempo ao usar a tecnologia para o planejamento e até mesmo para acompanhar a saúde. Afinal, a vida profissional também tem impacto no corpo. Da mesma maneira, é possível acompanhar as tarefas da equipe farmacêutica de longe e se comunicar com ela.

Gostou do nosso tema de hoje? Receba mais conteúdos relevantes como esse, assine nossa newsletter!

Referências: Plataforma Conexão e HashTrack

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.