sindrome-do-ninho-vazio

Entenda o que é a síndrome do ninho vazio

A mulher já sofreu muita estigmatização da sociedade. No entanto, diante de lutas e diálogos que propagaram mudanças, muitos preconceitos foram amenizados ao longo dos anos. Contudo, a síndrome do ninho vazio ainda nos leva a perceber o quanto é importante desconstruir certos estereótipos. 

Atualmente, apesar dos avanços, diversas pessoas veem o papel feminino de forma limitada. Contudo, ele não se restringe ao ato de educar e cuidar dos filhos. Nem mesmo realizar as obrigações do lar. Mas algumas mulheres ficam muito desnorteadas quando se enxergam nessa posição em um dado momento da vida.

Sob esse ponto de vista, chegou a hora de analisar essa questão e ressignificar o processo de envelhecimento. Portanto, continue a leitura.

O que é a síndrome do ninho vazio?

É o momento em que os pais se veem fora do controle da vida dos filhos. Normalmente, a síndrome do ninho vazio ocorre quando eles saem de casa e buscam a liberdade financeira. Para as mulheres, aliado a isso, há também a chegada de um fator que mexe muito nas estruturas emocionais: a menopausa.

Assim, o climatério em ligação com tal situação pode fazer com que o público feminino manifeste alguns sintomas bastante característicos, como:

  • compulsão alimentar;
  • irritabilidade;
  • melancolia;
  • perda da qualidade do sono;
  • depressão;
  • diminuição da libido.

Sem dúvidas, é preciso muita desconstrução para encarar essa ocasião e não tomar para si tais culpas impostas pela sociedade.

Quais ações podem ser feitas nesse momento?

Como bem sabemos, a mulher é livre para conquistar seus sonhos e ocupar os lugares que deseja na sociedade. O fato de os filhos saírem de casa e viverem outra realidade não faz da mulher mais ou menos mãe. Afinal, o amor que ela sente por eles se fará presente até o último dia da sua existência. 

Portanto, esse novo ciclo não pode ser visto de uma maneira ruim. É uma nova possibilidade de se reinventar e encarar novos desafios. A saúde mental é muito importante para atingir a longevidade. Por isso, é necessário seguir alguns cuidados para evitar a síndrome do ninho vazio. Veja alguns deles abaixo.

Buscar novos interesses

Normalmente, algumas pessoas gostam de preencher o vazio com algo que traga um prazer momentâneo. Por exemplo, bebidas alcoólicas, cigarro e comidas com muitos açúcares ou carboidratos. Entretanto, o excesso pode levá-las a quadros que em nada contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Portanto, resolver a síndrome do ninho vazio dessa forma gera ainda mais dor e sofrimento. Por isso, planeje novos desafios que se alinhem aos seus interesses. Isso significa conhecer novos lugares, outras culturas, aprender novas línguas ou um ofício e até iniciar uma faculdade ou curso profissionalizante. Com certeza, essas atitudes farão bem à sua autoestima. 

Manter contato com as pessoas

De maneira geral, ficar presa às tarefas domésticas e aos interesses exclusivos da família são escolhas que fazem com que a mulher não enxergue a diversidade à sua volta. Desse modo, é fundamental sempre estar em contato com amigos, reaquecer o relacionamento com o cônjuge e conhecer pessoas novas para aprender e absorver outras percepções do mundo.

Procurar ajuda sempre que necessário

Apesar do bom contato com a pessoa que você se relaciona e construiu uma família, existem algumas questões que nem sempre sabemos a melhor maneira de lidar, principalmente quando a mulher passa pela síndrome do ninho vazio e se encontra em um quadro depressivo.

Neste caso, é interessante contar com uma ajuda psicológica e resolver tais questões. O profissional ajudará a promover o equilíbrio físico e mental, ao mesmo tempo que auxilia a enxergar outras situações que merecem atenção da sua parte.

Para finalizar, queremos lembrar que as conquistas dos filhos não devem ser vistas como algo doloroso. A síndrome do ninho vazio nos ajuda a perceber que é necessário ver essas passagens da vida de uma maneira respeitosa e positiva. Ao mesmo tempo, reforçar que nenhuma mulher deve se reduzir a determinadas funções.

Por isso, viva as inúmeras possibilidades que a vida oferece e priorize sempre sua qualidade de vida. Se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para inspirar outras mulheres a enxergar essa situação de uma outra forma.