intolerancia-a-lactose

Como trabalhar o diagnóstico e tratamento da intolerância à lactose?

Cada vez mais pessoas têm manifestado sintomas de intolerância à lactose, por isso, os prescritores precisam estar atentos a esses sinais e às novidades de abordagens no tratamento.

Segundo o Instituto Datafolha, o desconforto causado pelo leite e seus derivados já atingiu 53 milhões de brasileiros. Os sintomas dependem do grau de deficiência desta enzima presente na parede do intestino delgado. Diante disso, é essencial classificar esses problemas digestivos para ajudar pessoas mais sensíveis a distúrbios.

Portanto, continue conosco e veja algumas novidades de abordagens no tratamento. E como você pode ter uma maior assertividade na hora do diagnóstico.

O processo de diagnóstico

Primeiramente, é necessário averiguar se aquele quadro se trata de uma intolerância à lactose ou alergia, já que a intolerância é uma reação do intestino que sofre da carência da enzima lactase

A alergia, por sua vez, é uma resposta imune do organismo ao contato com substâncias que carregam a proteína presente no leite da vaca. Posterior à avaliação dos sintomas, é essencial conduzir o paciente a testes e exames que identifiquem o porquê da má absorção ou intolerância à lactose. São eles:

  • teste de tolerância à lactose;
  • atividade da lactase duodenal;
  • gaxilose sérica ou teste de galactose na urina.

Além do teste que identifica se o paciente é tolerante ou não, é possível utilizar o teste genético, com o propósito de detectar o polimorfismo de uma determinada mutação, e o teste do hidrogênio, para ver se cessa o aumento do H2 após a variável de desafio com lactose. 

As abordagens clínicas que podem ser associadas ao tratamento

Primeiramente, é necessário que o médico investigue o histórico do paciente em busca de causas secundárias que corroborem com a intolerância à lactose, como a presença de doença celíaca ou infecções intestinais. 

A abordagem dietética passa pela suspensão temporária ou definitiva da ingestão de laticínios na dieta. Pacientes com intolerância clínica à lactose em geral toleram cerca de 12g de lactose sem piora dos sintomas. Caso os sintomas persistam, é interessante seguir com os testes diagnósticos.

Outra abordagem é a ingestão de probióticos que produzem lactase no intestino, como Lactobacillus spp., Bifidobacterium longum ou Bifidobacterium animalis. Por último, a suplementação de cálcio é um recurso importante. Ademais, recomenda-se verificar os níveis de vitamina D para garantir absorção adequada do cálcio alimentar.

Como orientar pacientes com intolerância à lactose

É interessante orientar o paciente a analisar certos fatores ao adquirir produtos que dizem não dispor de lactose. Dessa forma, é importante conferir nas embalagens se não há notas dela em sua composição. Ou então, verificar a presença de certificação de empresas regulamentadoras que realmente comprovam a credibilidade da marca em questão.

Aliado a isso, ao conduzir uma dieta pobre em lactose, é recomendável a suplementação para estabelecer uma boa ingestão de cálcio. Nesse caso, existe um suplemento proteico livre de lactose que ajuda na qualidade de vida de pacientes com restrições alimentares. Confira abaixo! 

BODYBALANCE®

A proteína do soro do leite, também conhecida como Whey Protein é um suplemento proteico muito utilizado por quem pratica atividade física. Entretanto, algumas versões do suplemento podem conter quantidades ou traços de lactose, contraindicado para pessoas que apresentam intolerância ou alergia a esta substância.

Portanto, para melhorar a potência muscular dos seus pacientes com intolerância ou não à lactose, o indicado é o BODYBALANCE®, um suplemento proteico a base de peptídeos bioativos de colágeno específicos, com comprovação clínica e científica de resultados. Em combinação com a prática de exercícios físicos de resistência, a suplementação com BODYBALANCE® contribui para a redução da gordura corporal, o aumento da massa magra, da força e resistência muscular.

O ativo atua com um potencial 3 vezes maior em relação ao ganho de massa muscular e apresenta 2,5x mais perda de gordura quando comparado ao whey protein Isolado. BODYBALANCE® exerce efeitos positivos sobre dois dos principais constituintes do corpo humano: a massa magra (massa muscular) e a massa gorda.

É cientificamente comprovado que BODYBALANCE® desacelera a perda de massa muscular e alterações da composição corporal inerentes ao processo de envelhecimento, a sarcopenia. *Estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo realizado na Universidade de Friburgo, Alemanha, comparou os benefícios de BODYBALANCE® versus Whey Protein Isolado. 120 homens saudáveis de 35 a 65 anos foram testados durante um período de 12 semanas.

Neste conteúdo, reunimos informações importantes para que os prescritores possam conduzir com assertividade os diagnósticos para pacientes que sofrem de intolerância à lactose. Portanto, considere os métodos de abordagens que citamos anteriormente e oriente-os na substituição de produtos.

Fique por dentro de mais informações relevantes! Para isso, cadastre-se e receba por e-mail notícias sobre saúde e bem-estar.