terapia-nutricional

Terapia nutricional: como aplicar essa medida com pacientes?

A busca pela qualidade de vida é um tema recorrente na vida das pessoas. Esse fator foi impulsionado ainda mais pela pandemia do novo coronavírus, que deixou em seus infectados inúmeras sequelas que os médicos devem tratar de maneira personalizada. Além disso, existem diversos outros efeitos de patologias que incentivam a adoção de uma terapia nutricional como forma de tratamento.

Nesse contexto, a atenção voltada à nutrição incentiva ações que melhoram o cotidiano não só de jovens, mas também da terceira idade. Afinal, os que fazem parte do grupo de 65+ apresentam fatores de riscos e agravantes em determinadas doenças.

Logo, é importante considerar essa alternativa para trazer mais bem-estar aos que estão acamados ou passam por um processo de recuperação. Dito isso, continue conosco e veja o quanto essa medida trará um impacto positivo nos tratamentos.

O conceito de terapia nutricional

A terapia nutricional é um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam atender às necessidades nutricionais de um determinado indivíduo, assim como a sua manutenção. Para isso, é preciso ter esforços de uma equipe qualificada que ofereça vazão a uma estratégia que concorde com o perfil de cada paciente.

A Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) se forma com ajuda de um profissional que oferece diagnóstico clínico e administra as atividades dos outros membros: o enfermeiro, o nutricionista e o farmacêutico.

Assim, todos ficarão sujeitos a etapas características que garantem a eficácia nesse processo. Primeiramente, é necessário conhecer os principais riscos nutricionais da pessoa por meio da triagem nutricional.

Posteriormente, o time mensura a grandeza deles com o apoio da avaliação nutricional, seguido pelo cálculo nutricional que identifica as carências metabólicas ou nutricionais. Aqui é importante uma atenção maior, pois é nesse ponto que será preciso ver qual estilo de terapia ajudará a restabelecer o equilíbrio e contribuir para uma melhora significativa.

Os principais tipos da terapia nutricional

A princípio, recordamos a Enteral (TNE). Essa terapia nutricional tem como principal característica a sua composição por nutrientes presentes em uma dieta que se conduz por ostomias ou sonda nasal.

Enquanto essa primeira opção recebe a administração pela boca, a Parenteral (TNP) é pela via intravenosa. Além disso, também existe a Oral Especializada (NOE) caracterizada pelo uso de suplementos que trazem ainda mais adesão ao tratamento, sobretudo aos pacientes que sofrem disfagia e precisam investir em outras formas farmacêuticas.

Os benefícios para o paciente

Pacientes idosos, obesos, com saúde fragilizada ou no pós-operatório ficam mais expostos a riscos de doenças graves, infecções e redução da massa muscular. Entre os fatores que contribuem para essa realidade estão a desnutrição, a falta de adesão à dieta hospitalar, o sedentarismo e o próprio processo de envelhecimento. Dito isso, a terapia nutricional vem com uma solução inteligente para solucionar esses e outros problemas.

Entre os benefícios, podemos citar:

  • prevenção de edemas;
  • melhora na taxa de glicemia;
  • aumento nas taxas de proteínas séricas;
  • diminuição da mortalidade dos pacientes internados;
  • melhora no tratamento de complicações infecciosas;
  • fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo.

Além disso, essa medida permite uma redução de custos hospitalares devido à adoção da dieta correta e eficácia do tratamento que se adéqua a cada quadro, otimizando os resultados.

Neste conteúdo você percebeu a importância da terapia nutricional. Portanto, adote essas medidas para valorizar o bem-estar geral e fazer com que os tratamentos tenham maior eficácia e rapidez. Assim, mais pessoas alcançarão uma melhor qualidade de vida.

Para continuar acompanhando nossas publicações, inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos sobre gestão em saúde e inovação nos tratamentos.