suplementacao-proteica-para-idosos

Suplementação proteica para idosos: confira as principais alternativas

A suplementação proteica para idosos é uma abordagem eficaz no tratamento de várias enfermidades. Ela também tem o potencial de proporcionar vantagens para a mobilidade e qualidade de vida integral do idoso.

Devido ao empobrecimento da massa muscular que ocorre naturalmente com a terceira idade, é importante inserir na rotina elementos que caminhem do lado oposto. Portanto, fortalecendo a musculatura do idoso e evitando outros tipos de problemas.

Neste artigo, aprofundamos um pouco mais na suplementação proteica para idosos. Continue lendo para saber mais!

A perda natural de massa muscular na terceira idade

Entre as diversas mudanças estruturais e funcionais que ocorrem com o avançar da idade, o envelhecimento muscular é um dos mais presentes e perceptíveis. O sistema musculoesquelético tem sua redução iniciada na terceira década da vida. Contudo, esse processo ocorre lentamente em cerca de 1 a 2% ao ano até os 50 anos, quando esse processo de declínio acontece com maior velocidade.

Além disso, visto que essa redução ocorre sistematicamente, não há momentos em que ela cessa sem que nada seja feito. Isso faz com que toda a musculatura básica do idoso seja consumida, afetando sua mobilidade e resistência. Assim, eles ficam mais propícios a sofrerem acidentes domésticos, como quedas e pancadas que podem desencadear outros problemas, como fraturas.

A suplementação de proteína em idosos

A abordagem médica por suplementação visa suprir aminoácidos essenciais, proteínas e vitaminas que muitas vezes não são consumidos em quantidade suficiente pela alimentação. Ao considerar que muitos idosos têm baixo índice de execução de atividades físicas, o processo de suplementação proteica se torna ainda mais importante.

O foco desse estímulo é promover a ingestão proteica por meio de suplementos, potencializando a restauração e composição muscular. Diversos estudos demonstram os benefícios da suplementação proteica em idosos, reduzindo o risco de quedas, sarcopenias e promovendo o maior desempenho muscular e a capacidade aeróbica.

BODYBALANCE™

O BODYBALANCE® é um suplemento nutricional aliado no combate a sarcopenia, onde o seu consumo diário em combinação com exercícios físicos de resistência, contribui para a melhora da composição corporal, aumentando a massa magra (massa muscular) e diminuindo a massa gorda (gordura corporal).

Sua composição tem como base os Peptídeos Ativos de Colágeno, testados clinicamente e com seu resultado publicado no Jornal Britânico de Nutrição. Possui um processo de produção patenteada que faz com que a enzima utilizada no processo de hidrólise atue diretamente na musculatura esquelética. Assim, fornecendo todos os aminoácidos necessários para potencializar a composição muscular dos idosos.

É cientificamente comprovado que BODYBALANCE® desacelera a perda de massa muscular e alterações da composição corporal inerentes ao processo de envelhecimento. Um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição (British Journal of Nutrition, 2015), foi o primeiro estudo que investigou os efeitos dos peptídeos específicos de colágeno na composição corporal e na força muscular.

O estudo contou com 60 homens com idade média de 72 anos, portadores de sarcopenia. Durante doze semanas do estudo, todos os participantes se submeteram a um programa de exercícios de resistência de 1 hora, três vezes por semana. Um grupo foi suplementado com 15g diários de BODYBALANCE® e o outro com placebo.

Os resultados mostram que o ganho de massa muscular foi 50% superior ao placebo, resultado em um ganho de 4,2Kg de massa magra, versus 2,9Kg do placebo. Além disso, houve uma perda de gordura de 5,4Kg do grupo suplementado com BODYBALANCE® versus 3,5Kg com o grupo que recebeu placebo.

3x mais ganho de massa muscular do que o whey protein isolado!

Quando abordamos a suplementação proteica para idosos, muitas pessoas pensam exclusivamente no Whey protein. De fato, trata-se de um produto eficaz para otimizar os resultados dos treinos de resistência. No entanto, um recente estudo comparou a eficácia de BODYBALANCE® versus whey protein isolado.

O estudo foi realizado com 120 homens com idades entre 35 e 65 anos, onde um grupo recebeu 15g Whey protein isolado e o outro 15g de BODYBALANCE® por um período de 12 semanas, após o treino (ou na mesma hora em dias de descanso) associado com treinos de resistência de 1 hora, 3 vezes na semana.

O grupo tratado com BODYBALANCE® apresentou um aumento estatisticamente maior no ganho de massa e força muscular comparado ao whey protein isolado. A redução da gordura corporal também foi significativamente maior com a suplementação de BODYBALANCE®:

Resultados comprovados pelo estudo do BODYBALANCE® versus WHEY PROTEIN ISOLADO (Int. J. Environ. Res. Public Health 2021):
– 3x mais ganho de massa muscular do que o whey protein isolado;
– 2,5x mais perda de gordura do que o whey protein isolado;
– 3,75x mais potência muscular do que o whey protein isolado.

É fundamental entender que a suplementação proteica para idosos é de extrema importância para o paciente. Se possível, também se faz necessário considerar a possibilidade de inserir a prática de atividade física na rotina. Dessa forma, ambas as práticas podem contribuir para a recuperação da massa muscular.

Conseguimos ajudar você com nossas informações? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o potencial da suplementação de proteína e sua importância.