síndrome pós-covid-19

Síndrome pós-Covid-19: o que é e como sua farmácia pode ajudar nesses casos

A síndrome pós-Covid-19 é um conjunto de sintomas que se prolongam nos pacientes que tiveram a doença. Apesar de a enfermidade ter feito diversas vítimas, a maioria conseguiu vencer essa luta. Contudo, mesmo após a recuperação, ainda existem desafios que o indivíduo precisa vencer.

Nesse ponto, a farmácia tem um papel de extrema importância. Afinal, são esses estabelecimentos que fornecerão os medicamentos orientados pelo prescritor para controlar os sintomas da síndrome pós-Covid-19. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo.

A seguir, mostramos os sintomas mais comuns dessa síndrome, bem como a importância da personalização de tratamentos. Boa leitura!

Quais são os sintomas mais comuns na síndrome pós-Covid-19?

Segundo dados do hospital Sírio Libanês, cerca de 80% das pessoas acometidas pela Covid-19 apresentam sintomas após o fim da infecção. Estima-se que os pacientes que tiveram casos mais graves da doença e estiveram internados, observaram a síndrome por um período maior.

Contudo, casos leves também podem apresentar sintomas mais duradouros. Uma meta-análise mostrou que existem cerca de 50 problemas relacionados à síndrome pós-Covid-19. Entre os principais, estão:

  • queda de cabelo;
  • fadiga e falta de ar;
  • dores de cabeça generalizada;
  • dores musculares;
  • perda temporária ou duradoura de paladar e olfato;
  • tonturas;
  • palpitações;
  • ansiedade e estresse;
  • dificuldades de raciocínio e memória.

Qual é a importância da individualização de tratamentos para a síndrome pós-Covid-19?

Como você pôde perceber, existem muitos sintomas relacionados à síndrome pós-Covid-19. Logo, não há como aplicar tratamentos padronizados para todos os pacientes. Por isso, é fundamental apostar na personalização da prescrição. Isso porque podem existir pessoas com vários dos sintomas que mencionamos.

Por exemplo, uma pessoa pode estar sofrendo de um grande estresse e com queda de cabelo. Portanto, sua farmácia deve investir em ativos específicos. Nesse caso, é possível fornecer produtos para combater o estresse e a ansiedade, como o Zembrin®.

Além disso, o farmacêutico pode disponibilizar tratamentos nutracêuticos capazes de promover um crescimento de fios mais fortes e saudáveis, como o Keranat™. Esse é apenas um exemplo de como a personalização e associação de tratamentos é importante nesse processo. Afinal, ainda não existe nenhum protocolo padrão para tratar a síndrome pós-Covid-19.

Como esse segmento de público impactará o dia a dia das farmácias?

Para finalizar este artigo, é importante entender que você deve reestruturar o seu negócio para atender a essa nova demanda de tratamentos individualizados e personalização. Vale ressaltar que estamos diante de uma necessidade muito grande, visto que milhões de pessoas foram afetadas pela doença.

Nesse contexto, como cerca de 80% sofre com efeitos prolongados da Covid-19, a sua farmácia deve se atentar a esse novo mercado. E como fazer isso? Simples! O primeiro passo é ter fornecedores com produtos de qualidade, naturais e inovadores. Sobretudo, nutracêuticos e suplementação com fitoterápicos, vitaminas e aminoácidos que atuam no combate à inflamação crônica, ao estresse, à fadiga e à queda capilar são os de maior relevância.

Por fim, nós podemos destacar que a síndrome pós-Covid-19 é uma realidade no mundo. Cada um deve cumprir com o seu papel nesse processo. Então, o seu objetivo enquanto farmacêutico é atender à necessidade dos pacientes que passam por essa enfermidade, atuando junto ao prescritor nos melhores tratamentos.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de assuntos relevantes ao mercado magistral!