Farmacêutico, você está preparado para lidar com queixas de dor nas articulações neste inverno?

Farmacêutico, você está preparado para lidar com queixas de dor nas articulações neste inverno?

A osteoartrite é uma doença inflamatória crônica que pode acometer qualquer articulação, levando à degeneração progressiva da cartilagem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 528 milhões de pessoas sofrem com essa doença — um aumento de 113% desde 1990.

No inverno, muitas pessoas reclamam de dor nas articulações e atribuem isso ao clima frio. Mas será que realmente existe uma ligação entre o frio e a dor nas articulações?

A dor articular é um problema e embora seja mais comum em idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes, muitas pessoas acreditam que a dor nas articulações piora durante o inverno devido ao clima frio.

A ligação entre o frio e a dor nas articulações

A relação entre o frio e a dor nas articulações tem sido objeto de estudo e debate contínuo dentro da comunidade farmacêutica e científica. Múltiplas investigações sugerem que fatores climáticos, como baixas temperaturas e umidade do ar, desempenham um papel significativo no aumento da sensibilidade e desconforto nas articulações.

A exposição ao frio pode desencadear uma série de respostas fisiológicas nas articulações. Uma delas é a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo sanguíneo para as articulações. Como resultado, ocorre uma diminuição da oxigenação e dos nutrientes nessas áreas, o que pode levar a um aumento da dor e rigidez. Além disso, o frio pode influenciar diretamente os receptores de dor nas articulações, intensificando a sensação de desconforto.

Outro elemento a ser considerado é a variação na pressão atmosférica, particularmente durante os meses de inverno. Mudanças na pressão atmosférica podem afetar as articulações, especialmente aquelas que já estão inflamadas ou danificadas. Essas flutuações podem desencadear ou exacerbar processos inflamatórios, resultando em aumento da dor e da sensibilidade nas articulações afetadas.

É fundamental destacar que, embora essas teorias ofereçam insights valiosos, ainda há uma lacuna significativa no entendimento completo da relação entre o clima frio e a dor nas articulações. A complexidade dos mecanismos envolvidos requer uma abordagem multidisciplinar e estudos mais abrangentes para validar essas hipóteses.

Além disso, é importante reconhecer que a sensibilidade às mudanças climáticas varia consideravelmente de indivíduo para indivíduo. Enquanto algumas pessoas podem experimentar um aumento acentuado na dor nas articulações durante o inverno, outras podem não perceber mudanças significativas. 

Essa variação individual ressalta a importância de personalizar a abordagem no tratamento da dor articular, levando em consideração não apenas os fatores climáticos, mas também as particularidades de cada paciente.

NUFLEX-3: uma solução eficaz para o alívio da dor nas articulações

NUFLEX-3 emerge como uma resposta promissora para aqueles que enfrentam dor articular. Em um cenário em que o desconforto nas articulações muitas vezes limita a qualidade de vida, este ativo é completo para a saúde das articulações, atuando na redução da inflamação e da dor, reduzindo a degradação da cartilagem e estimulando a produção da matriz extracelular articular, pois os estudos comprovam benefícios em estágios iniciais de desgaste a partir de 4 a 11 dias de suplementação. 

Estudos robustos e consistentes respaldam o uso do NUFLEX-3, destacando sua eficácia em diminuir a dor e restaurar a funcionalidade articular. Esse composto, derivado da membrana da casca do ovo, carrega consigo um histórico de mais de 15 estudos, testados em cerca de 600 indivíduos com queixas articulares, todos eles endossando sua segurança e eficácia no cuidado das articulações.

Além disso, uma metanálise mostra que NUFLEX-3 é cinco vezes mais potente que o combinado tradicional, Condroitina e Glucosamina, na modulação da inflamação e recomposição da cartilagem. 

CINCO VEZES MAIS EFETIVO DO QUE A COMBINAÇÃO TRADICIONAL, CONDROITINA E GLUCOSAMINA.

Referência: N Engl J Med 2006, 345(8): 795-808.

Os benefícios do NUFLEX-3 vão além do simples alívio da dor. Sua composição única abrange uma variedade de nutrientes essenciais para a saúde articular. Com uma combinação cuidadosamente balanceada de proteínas (50-70%), incluindo colágenos de tipos I, V e X, glicosaminoglicanas como sulfato de condroitina e ácido hialurônico, esse ativo oferece um suporte completo para a manutenção da flexibilidade e conforto das articulações.

Além disso, diferente de muitos condroprotetores disponíveis no mercado, NUFLEX-3 mostra benefícios na redução de biomarcadores de degradação da cartilagem, comprovando, assim, os seus benefícios na redução da inflamação e recomposição da matriz extracelular articular. 

Efeitos na modulação do CTX-II. 

O efeito líquido do tratamento na semana 1 foi de 17,2%.
Referência: Clinical Interventions in Aging (2018).
2018(13):  285 295.

Além disso, pesquisas indicam que a suplementação com NUFLEX-3 não apenas reduz a dor articular induzida por exercício, mas também promove uma recuperação mais rápida e eficaz, permitindo uma retomada das atividades cotidianas com maior conforto e liberdade.

Para os farmacêuticos e profissionais de saúde, o NUFLEX-3 representa uma ferramenta valiosa no tratamento para a dor articular. Seus resultados consistentes e sua abordagem abrangente para o cuidado das articulações fazem dele uma escolha confiável e eficaz para aqueles que buscam uma solução para o desconforto articular e a melhoria da qualidade de vida.

Hoje, sua farmácia oferece algum ativo para o alívio para dor nas articulações? 

É fundamental que as farmácias estejam preparadas para entregar o melhor aos seus clientes. O NUFLEX-3 vai além de ser simplesmente um tratamento: é uma ferramenta poderosa que pode melhorar significativamente o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que sofrem com dores articulares.

Se você é um farmacêutico empenhado em aprimorar sua prática profissional e oferecer o que há de melhor para seus clientes, não hesite em contatar-nos. Estamos aqui para esclarecer suas dúvidas, fornecer informações adicionais e ajudá-lo a compreender plenamente os benefícios desse ativo para a saúde das articulações.