Economia prateada

O futuro das farmácias na era da economia prateada: conquistando o público feminino 50+

À medida que a população brasileira envelhece e a expectativa de vida aumenta, surgem novas oportunidades e desafios para as empresas, especialmente no setor farmacêutico. A economia prateada, referindo-se ao público com  50 anos ou mais, está se tornando um importante nicho de mercado, impulsionando o crescimento e a inovação em diversos setores, incluindo o mercado magistral. Nesse contexto, as mulheres 50+ emergem como um público de destaque para as farmácias, representando consumidores ativos e engajados em buscar soluções para suas necessidades de saúde e bem-estar.

O poder do público feminino 50+

É fundamental para as farmácias entenderem as demandas e os desafios enfrentados pelo público feminino 50+. Esse segmento da população busca soluções para uma variedade de questões de saúde, desde o enfrentamento da menopausa até o fortalecimento dos ossos e das articulações. Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, as mulheres 50+ estão assumindo um papel cada vez mais significativo no mercado consumidor, influenciando as tendências de consumo e impulsionando a demanda por produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas.

A economia prateada e o mercado magistral

O envelhecimento da população brasileira e o aumento da longevidade criaram um grande nicho de mercado conhecido como economia prateada. Esse termo refere-se ao público maduro, com 50 anos ou mais, que continua ativo no mercado de trabalho e como consumidor. Nos Estados Unidos, a silver economy movimenta mais de US$ 3,4 trilhões, e no Brasil, esse mercado está crescendo rapidamente, movimentando quase R$ 2 trilhões por ano, segundo informações da Silver Hub, aceleradora de startups focada no mercado da longevidade.

Oportunidades para as farmácias

Para as farmácias, a economia prateada representa uma oportunidade significativa de negócio. O público feminino 50+ é um dos principais segmentos desse mercado e consome uma variedade de produtos relacionados à saúde e ao bem-estar. Portanto, é fundamental para as farmácias entenderem as demandas e os desafios enfrentados por esse público, oferecendo soluções personalizadas e serviços de qualidade.

As mulheres 50+ enfrentam uma série de questões de saúde que requerem atenção especial. Desde o enfrentamento da menopausa até o fortalecimento dos ossos e das articulações, essas mulheres buscam soluções eficazes que melhorem sua qualidade de vida e bem-estar.

É essencial que as farmácias ofereçam produtos de qualidade, especialmente aqueles que são formulados com ingredientes eficazes e seguros para uso em mulheres maduras. Ativos como FORTIBONE®, VERISOL®, BODYBALANCE® e KERANAT™ são especialmente valorizados por esse público exigente.

Desafios de saúde comuns

A menopausa é uma fase importante na vida das mulheres 50+ e pode trazer consigo uma série de sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, alterações de humor e insônia. As farmácias podem oferecer uma variedade de produtos, desde suplementos hormonais até produtos de cuidados com a pele, para ajudar as mulheres a enfrentarem essa fase com mais conforto.

Saúde óssea e articular

O enfraquecimento dos ossos e as dores articulares são preocupações comuns entre as mulheres 50+, especialmente após a menopausa. Produtos como suplementos de cálcio, vitamina D e colágeno podem ser recomendados para promover a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose e osteoartrite.

Empreendedorismo na terceira idade

Além de consumidoras ativas, muitas mulheres 50+ estão optando por empreender e iniciar seus próprios negócios. Essas empreendedoras trazem consigo uma riqueza de experiência e conhecimento, e as farmácias podem aproveitar essa tendência oferecendo produtos e serviços que atendam às necessidades específicas desse grupo demográfico.

Abraçando o Futuro do Mercado Magistral

À medida que as mulheres 50+ continuam a desempenhar um papel fundamental no mercado magistral, é essencial que as farmácias reconheçam a importância de adaptarem-se às necessidades e expectativas desse público em constante evolução. Compreender os desafios enfrentados por essas consumidoras maduras e oferecer soluções inovadoras e personalizadas não apenas fortalecerá a posição das farmácias no mercado, mas também promoverá uma relação mais próxima e confiável com as clientes. Conte conosco nesse processo. Ao abraçar o futuro do mercado magistral e investir em estratégias que visem atender às demandas específicas das mulheres 50+, as farmácias podem garantir seu sucesso a longo prazo e construir uma base sólida de clientes fiéis e satisfeitas.

Fale com um consultor Ibero e conheça melhor os ativos que você pode oferecer aos seus clientes.