saude-do-coracao

Veja como cuidar da saúde do coração com algumas mudanças de rotina

A saúde do coração diz muito sobre o bem-estar geral do corpo de uma pessoa. Quando o sistema cardíaco está saudável, todo o organismo costuma responder bem aos estímulos diários, mantendo uma boa qualidade de vida.

Contudo, pessoas que não têm uma boa saúde do coração ou já são portadoras de alguma doença crônica conseguem perceber o efeito contrário. Geralmente, estão quase sempre cansadas e apresentam algumas dificuldades para fazer tarefas que exigem mais do músculo cardíaco.

A boa notícia é que você pode adotar uma série de mudanças na sua rotina que contribuirão para o desenvolvimento e a manutenção desse complexo sistema. Veja quais são esses hábitos a seguir!

Tenha cuidado com a alimentação

Quando se trata da saúde do coração, a alimentação é um dos principais pontos de atenção. Portanto, é fundamental que você escolha alimentos com baixo teor calórico e de gordura para incluir na dieta. Assim, dê preferência a vegetais frescos, frutas e carnes magras.

As oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas também são excelentes para a saúde do coração. Então, é importante colocar esses alimentos na sua alimentação diária.

Faça atividades físicas

Juntamente à alimentação, a atividade física tem papel fundamental para o condicionamento físico. A prática diária de exercícios proporciona um esforço saudável ao coração. Como consequência, o sistema cardíaco começa a ser fortalecido, aumentando a saúde integral.

Mas não são apenas atividades complexas, uma caminhada pelo quarteirão e subir e descer escadas já contribui para a movimentação do corpo. Depois, com o acompanhamento profissional, a carga pode ser aumentada.

Use o sal com moderação

O consumo de sal faz com que o seu corpo tenha uma redução significativa de líquidos. Com isso, o próprio organismo aumenta o fluxo sanguíneo e todo esse sangue deve ser bombeado pelo coração. Desse modo, ele faz um esforço exagerado o tempo inteiro, aumentando a pressão arterial e o desgaste em todo o sistema cardiovascular.

Todavia, sabemos que tirar o sal da alimentação é algo realmente difícil. Portanto, você pode utilizar esse produto, mas com muita moderação. Também vale fazer substituições inteligentes por ervas e temperos naturais, como manjericão, açafrão, cebola, alho, orégano, limão, coentro, salsa, cebolinha e alecrim.

Diminua o consumo de açúcar

O açúcar é um dos principais inimigos de um coração saudável. Ele é um dos responsáveis por causar a inflamação crônica que afeta diretamente o músculo cardíaco. Por isso, pode ser substituído por outros alimentos, como os adoçantes naturais.

Além disso, alguns alimentos podem ser consumidos sem o açúcar, bem como algumas preparações como bolos e, até mesmo, doces, que já têm o sabor adocicado de certas frutas. Um exemplo é consumir banana com canela, que supre a necessidade por doces em casos de compulsão alimentar ou TPM.

Cuide das suas noites de sono

Durante o sono ocorre uma série de processos no nosso corpo. Entre eles, a liberação de hormônios importantes para o bem-estar físico e mental, além da recuperação de todo o esforço feito ao longo do dia. Quem dorme mal tem uma forte tendência de sofrer problemas cardíacos, iniciando com o aumento da pressão arterial, por exemplo.

Aprenda a controlar o estresse

Junto ao controle do sono, você também precisa aprender a lidar com o estresse. Ele aciona a produção de uma série de substâncias que podem ser prejudiciais para o seu coração.

Portanto, uma solução é contar com o uso de suplementação nutracêutica que atue no sistema nervoso central, como o Zembrin®️, e outras práticas que contribuem para o controle e a redução do estresse e da ansiedade, como momentos de lazer e descanso.

Ao adotar essas práticas, você começará a notar uma melhora em diversos aspectos do seu corpo. Entre eles, mais facilidade de executar as tarefas cotidianas, eliminação do cansaço excessivo, melhorias no sono etc. Tudo isso é reflexo do cuidado com a saúde do coração.

Gostou deste artigo? Então, confira outro post que preparamos para você. Nele, mostraremos como baixar o colesterol e contribuir ainda mais para a saúde do coração.