Problemas nas articulações: como ajudar os clientes da farmácia?

Você já deve ter recebido em sua farmácia muitos clientes com problemas nas articulações. Mas, como existem muitas variações desse inconveniente, é importante estar preparado para ajudá-los com os medicamentos ideais.

Vale salientar que a dor articular pode ter como causa diversas doenças e/ou lesões. Além disso, o tamanho do incômodo, dor e desconforto, bem como a localização, varia conforme a causa.

Portanto, se faz necessário conhecer os principais problemas articulares para melhor atender a esse público. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os principais problemas nas articulações?

O fator idade, é a principal causa dos problemas articulares. Dessa maneira, é preciso que a sua farmácia esteja atenta para ajudar a esse perfil de clientes, já que são em maior número.

As articulações são formadas por diversas estruturas, como por exemplo, cartilagem, tendões, bursas, membrana sinovial e ligamentos, que viabilizam a realização dos movimentos.

Sobretudo, não são raros os casos de pessoas que sofrem com dores, já que as articulações são, comumente, afetadas por doenças e lesões. Entre as principais, estão:

1. Artrite reumatoide

Doença crônica, mas com sintomas que podem ser reduzidos com tratamento correto. Se manifesta, comumente, nas articulações dos punhos, dedos, ombros, cotovelos, joelhos e pés. Assim sendo, apresenta sintomas como: dores, rigidez nas articulações e inflamação.

Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, é mais comum em indivíduos de 35 a 55 anos. Além disso, o estilo de vida e fatores genéticos pode contribuir para seu desenvolvimento. O diagnóstico é realizado por meio de exames físicos, radiológicos e laboratoriais.

2. Osteoartrite

Está entre os problemas nas articulações mais comuns, acometendo pessoas adultas e acima de 45 anos. Ocorre com o crescimento dos esteófilos, o conhecido bico de papagaio, quando surge na coluna. Também envolve o desgaste da cartilagem de uma determinada articulação.

3. Tendinite

Ocorre quando os tendões estão inflamados, devido ao esforço excessivo ou movimento impróprio/inadequado. Portanto, pode surgir em qualquer local do corpo, nos tendões, sendo mais comum nos cotovelos, punhos, ombros e joelhos.

Além disso, exige repouso e imobilização da articulação lesionada. Entre os sintomas da tendinite, destacamos: inchaço ou vermelhidão na área afetada, dor nos tendões, câimbras no ombro e fraqueza no braço lesionado.

4. Bursite

Ocorre quando há inflamação da bursa, bolsas que absorvem e amortecem o impacto dos movimentos corporais. Essa estrutura cheia de líquido fica alojada nos tendões ou entre o osso e o tendão.

Além disso, pode se manifestar tanto de forma aguda quanto crônica, atingindo, especialmente, quadril, cotovelos, ombros, calcanhares e joelhos. Ou seja, quando ocorre um desgaste em excesso nas articulações.

Mas, também pode surgir por conta da idade, processos reumatológicos, traumas ortopédicos, gota, diabetes, entre outras doenças sistêmicas. Entre seus sintomas: calor, sensação de queimação e vermelhidão local, sensibilidade ou dores articulares, inchaço ou rigidez da bursa.

5. Tensões ou torções

Ambas estão entre os problemas nas articulações que mais acometem as pessoas. Tem como causa o esforço excessivo de determinado membro. Além disso, ocorre também por conta de movimentos impróprios.

A Ibero Magistral possui opções naturais, para que sua farmácia ofereça aos clientes as melhores fórmulas, no combate aos problemas articulares, como por exemplo, Ovomet® e OptiMSM®.

Ovomet® é um nutracêutico extraído da membrana da casca do ovo, obtido através de um processo patenteado, de maneira sustentável e ecologicamente correta, sem o uso de produtos químicos. Contém ativos que fazem parte da membrana extracelular da articulação como o colágeno do tipo I, glucosamina, ácido hialurônico, glicosaminoglicanos, sulfato de condroitina, lisozima e mais de 500 diferentes proteínas. A membrana de casca de ovo é recomendada pela NHPD (Natural Health Products Directorate do Canada) para ajudar a aliviar a dor nas articulações associada aos processos de osteoartrite, bem como para ajudar a reduzir a rigidez e a dor nas articulações.

Esses componentes fornecem os substratos e aminoácidos adequados para aumentar a matriz extracelular das articulações. Eles atuam diretamente no aumento da produção de colágeno, melhorando a dor e a inflamação. Melhora também a mobilidade, flexibilidade, resultando em menos dor e mais qualidade de vida.

OptiMSM® é outro aliado para a saúde das articulações

Trata-se de um composto orgânico que contribui para manter um nível adequado de homeostase. Além disso, ele pode ser incorporado em produtos diversos, como: comprimidos, gomas de mascar e outras formas de apresentação.

O enxofre, componente chave do OptiMSM® oferece suporte à articulação, cartilagem e tecido conjuntivo para sustentar um estilo de vida ativo. O enxofre é um nutriente importante para a manutenção das articulações, tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos saudáveis. Além disso, o ativo combate a dor e fadiga das articulações e ajuda na recuperação a curto prazo, reduzindo as respostas inflamatórias e o inchaço envolvido na dor e fadiga das articulações.

Clique aqui para entrar em contato e saber mais sobre nossas soluções para os problemas articulares.

Fontes: Site de Curiosidades, Manual MSD, Hipolabor e Minha Vida.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.