preparacoes-orais-liquidas

Preparações orais líquidas: quais são e boas práticas para o dia a dia

As preparações orais líquidas são um dos fármacos mais produzidos entre os medicamentos manipulados. Nesse sentido, a farmácia magistral deve conhecer bem todos os preceitos para a fabricação e a comercialização desses produtos, evitando problemas com a legislação ou órgãos de fiscalização.

Não atentar a esses critérios pode, inclusive, interferir no faturamento do seu negócio. Afinal, falhas na produção dessas preparações impactam as vendas, tendo em vista que são responsáveis por uma fatia considerável dos seus resultados.

Foi pensando nisso que nós resolvemos elaborar este artigo. Portanto, mostraremos os tipos de apresentações que podem ser usadas, seus pontos positivos e negativos, bem como os principais cuidados que devem ser adotados. Acompanhe!

Os principais tipos de preparações orais líquidas

Basicamente, existem 3 formas de preparações líquidas: soluções, suspensões e emulsões. No primeiro caso, temos as substâncias dissolvidas em solventes ou em misturas desse produto. Eles ainda têm uma subdivisão no grupo dos xaropes, com alta concentração de adoçantes e flavorizantes. Ou então, elixires, preparações hidroalcoólicas e flavorizadas que podem ou não ser medicamentosas.

Em relação às suspensões, seu princípio ativo não está totalmente dissolvido em líquido. Por isso, é interessante lembrar que o paciente deve agitar a preparação antes de fazer o uso. Entre suas principais vantagens está o emprego de ativos insolúveis em veículos comuns, obtendo estabilidade, odor e sabor mais agradável.

Por fim, temos as emulsões. Essas são dispersões formadas por duas substâncias não miscíveis. Por exemplo, água e óleo. Eles formam um sistema homogêneo a partir da atuação de um produto emulsionante. Então, esses produtos também devem ser agitados antes de ingeridos pelos pacientes.

Os pontos positivos e negativos que existem entre elas

Quando tratamos de manipulação de medicamentos com preparações orais líquidas, o principal ponto positivo é sua facilidade de administração e rápida absorção. Assim, fica mais fácil oferecer ajustes de dosagem. Além disso, o grupo de indicação contempla recém-nascidos e neonatos, bem como idosos e pacientes com dificuldade de ingestão de preparações sólidas.

Contudo, esses produtos também representam certo desafio para a farmácia e prescritores. Um ponto negativo é a palatabilidade, bem como a uniformidade de formulação. Assim, existem mais chances de contaminação ou alterações físico-química e dificuldades para suavizar odores e gostos ruins.

Cuidados adotados com as preparações orais líquidas

Seguir as orientações, bem como o manual de boas práticas é um dos cuidados que devem ser observados. Sempre analisando os prazos de validade, uso de excipiente correto e orientações quanto ao armazenamento e uso.

Além disso, para garantir a dosagem correta, bem como a adesão do paciente, é interessante ter atenção à composição da formulação farmacêutica e a sua farmacotécnica. Garante-se, assim, a eficácia esperada e o máximo de segurança na aplicação de cada produto.

Por fim, podemos concluir que as preparações orais líquidas representam uma grande importância no ambiente da farmácia magistral. Portanto, tenha atenção aos princípios apresentados e verifique se eles estão sendo implementados. Assim, você torna o processo produtivo mais organizado, evitando eventuais problemas.

Gostou deste artigo? Então, confira os principais suplementos que foram vendidos durante a pandemia.