Polifenóis e flavonoides

Polifenóis e flavonoides e a relação com o diabetes tipo 2

Os tratamentos com ativos naturais têm ganhado maior relevância nos últimos anos. Por isso, substâncias como polifenóis e flavonoides são importantes aliadas para combater uma série de intercorrências que começam a aparecer durante o início do processo de envelhecimento.

O profissional da saúde deve estar atento ao surgimento de estudos com esses e outros elementos. Assim, conhecendo produtos de qualidade que os utilizam como princípio ativo, tais como suplementos e nutracêuticos. Pensando nisso, nós resolvemos elaborar este conteúdo.

A seguir, acompanhe o que os estudos mais recentes demonstram sobre polifenóis e flavonoides e como implementar esses elementos no dia a dia dos seus pacientes.

A relação de polifenóis e flavonoides com o tratamento de doenças

Os polifenóis formam grupos de compostos bioativos mais ricos em uma alimentação, estando presentes em vegetais e frutas. Sua estrutura é dividida em vários grupos, tendo como principais os flavonoides. Dessa forma, essas substâncias atuam como antioxidantes que correm na posição contrária das doenças decorrentes do envelhecimento.

Os estudos que relacionam os polifenóis e flavonoides

Atualmente, polifenóis e flavonoides já são objeto de vários estudos. Um publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostra o impacto desses elementos em doenças crônicas como o diabetes tipo 2. Desse modo, o estudo contribuiu para as evidências mostrando que quantidades altas de ingestão de polifenóis, particularmente, flavonoides, desempenham um papel na prevenção do diabetes tipo 2.

Já em outro, objetivou-se analisar a presença de flavonoides em determinados alimentos. Esses levantamentos demonstram, portanto, a eficiência dos compostos biológicos presentes nos polifenóis e a forma que eles atuam no corpo.

Produtos utilizados em abordagens terapêuticas

Os polifenóis e flavonoides estão presentes em várias frutas e verduras. Contudo, para garantir a absorção de todos os elementos presentes nessas substâncias, é válido pensar em uma abordagem terapêutica com nutracêuticos. Veja uma das principais opções logo abaixo.

OX-Berry®

O OX-Berry® é um composto à base de antocianinas, que pertencem ao grupo de fitoquímicos na categoria dos polifenóis e subcategoria flavonoides.

Os estudos sugerem amplas propriedades de promoção à saúde, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Uma das principais formas de ação do produto é sua ação antioxidante, melhorando a circulação sanguínea, o que assegura a chegada de oxigênio, dióxido de carbono, células sanguíneas e hormônios transportados pela corrente sanguínea.

As antocianinas presentes no OX-Berry® interferem na cascata de inflamação, o que inibe a ação da proteína NF-Kβ e C-reativa. Assim, reduzindo concentrações plasmáticas de citocinas pró-inflamatórias e outros mediadores de inflamação.

Os estudos que foram feitos com o produto mostram o potencial em apoiar a redução das comorbidades do diabetes tipo 2, como resistência à insulina, modulação dos níveis lipídicos no sangue, além da melhora da circulação sanguínea e redução da inflamação subclínica.

Além disso, o seu processo patenteado de fabricação faz com que exista uma diferença significativa no consumo do produto em relação às frutas silvestres que contêm antocianinas. A fabricação do OX-Berry® gera em uma única composição as principais antocianinas bioativas Cianidina-3-glicosídeo (C3G), Delfinidina-3-glicosídeo (D3G) e Cianidina-3-rutinosídeo (C3R). Logo, a absorção e o início dos efeitos benéficos no corpo ocorrem rapidamente.

É importante, também, mencionar que se trata de um nutracêutico muito seguro, sem ocorrência do risco de dependência ou intercorrências alérgicas.

Por fim, podemos concluir que polifenóis e flavonoides são fundamentais para garantir a saúde integral dos pacientes. Portanto, contar com nutracêuticos que utilizam esses elementos faz toda a diferença no tratamento das pessoas que procuram seu consultório.

Então, entre em contato conosco e veja como ter acesso ao OX-Berry® e outros produtos exclusivos Ibero Magistral.