o-que-e-vitiligo

O que é vitiligo? Entenda aqui como identificar

Você sabe o que é vitiligo? Essa doença faz com que aparecem manchas brancas em várias partes do corpo. Elas são mais perceptíveis em pessoas de pele negra, mas também surgem em pele branca. Apesar de pouco comum, você provavelmente já viu alguém com essa característica.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o vitiligo atinge 1% da população mundial e cerca de 1 milhão de pessoas em nosso país. Mas ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre essa doença, por isso nós resolvemos desmistificar todos os conceitos que a envolvem.

Entenda agora o conceito, seus tipos e causas, bem como os sinais do vitiligo.

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença que afeta a pigmentação da pele, fazendo com que as células produtoras de melanina comecem a morrer, o que desenvolve manchas esbranquiçadas ao longo do corpo. Elas surgem em diversas partes, até mesmo em lugares inusitados como cabelo e interior da boca. Desse modo, é impossível prever até onde ela vai se estender.

As manchas brancas causadas pelo vitiligo podem ser localizadas em uma parte do corpo ou de modo generalizado. Também é importante mencionar que essa não é uma doença infecciosa. Ou seja, não é transmissível para outra pessoa.

Contudo, é uma condição bastante delicada porque afeta diretamente a autoestima de quem a tem, exigindo acompanhamento médico para aprender a lidar com as mudanças na aparência. Mas a evolução da doença fica limitada à pele, então não é possível ocorrer um agravamento que coloque em risco a vida da pessoa.

Quais são as causas e os tipos da doença?

Muitas pessoas que querem saber o que é vitiligo ficam em dúvida sobre as suas causas. Não há um motivo específico para o aparecimento da condição. Porém, existem associações do surgimento da doença com o estresse intenso, traumas psicológicos ou a exposição prolongada ao sol. Além disso, um dos principais fatores de desenvolvimento da doença é a herança genética, aliada a algum fator ambiental.

As manchas podem aparecer em um único lado (unilateral ou segmentar), sendo mais comum em jovens e podendo atingir também a coloração dos cabelos e pelos. Ou então, nos dois lados e regiões isoladas (bilateral ou não segmentar), geralmente simétricas e iniciando por extremidades, como mãos, pés e rosto. Esse o tipo mais frequente, e a perda de coloração vai aumentando ao longo do tempo.

Quais são os principais sinais?

Um dos principais sinais do vitiligo é o surgimento das manchas esbranquiçadas ou sem cores em algumas partes do corpo. Assim, qualquer tipo de alterações na pele deve ligar o sinal de alerta, dirigindo-se até o dermatologista. Além disso, algumas pessoas costumam relatar maior sensibilidade na região afetada. Por isso, é fundamental sempre se proteger do sol e usar protetor solar.

Como funciona o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico para vitiligo é sempre clínico e feito por um dermatologista. Ele identifica as manhas com exames físicos e testes complementares, como exame de sangue e biópsia.

Não há cura para o vitiligo. Contudo, cremes e pomadas podem auxiliar na manutenção de um tom mais homogêneo na pele. Determinados produtos de uso prolongado conseguem barrar a evolução da doença e, em alguns casos, devolver a cor a ela. Porém, cada caso deve ser analisado separadamente.

Além disso, as terapias com luz vêm sendo muito utilizadas no controle da doença. Casos extremos podem necessitar de uma intervenção cirúrgica, realizando enxertos de melanina onde existe a descoloração.

Por fim, além de saber o que é vitiligo, é fundamental que você tenha em mente que o importante é ficar de olho no aspecto da sua pele. Qualquer mancha estranha deve ser investigada, pois pode ser sinal de outros problemas de pele. Então, levando a questão até um médico dermatologista para identificar o diagnóstico correto.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem conhecer a fundo essa condição, evitando desinformação, vergonha ou preconceito.