nutricao-de-precisao

Veja como usar a nutrição de precisão como diferencial na prescrição de tratamentos nutricionais

Muitos pacientes desejam atingir a longevidade e ter uma melhor qualidade de vida. Entretanto, o estilo de vida que levam nem sempre favorece a concretização desse objetivo. Com a intenção otimizar a terapia nutricional, a nutrição de precisão chegou para ocorrer a existência de planos alimentares mais adequados a cada quadro.

Atualmente, os testes genéticos ajudam médicos a elaborarem exames que poderão melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Aliás, foi por estudos sobre as rotas metabólicas e a expressão dos genes que se tornou possível fazer testes que identificam de maneira precoce o aparecimento de determinadas doenças.

Consequentemente, a evolução dessas enfermidades é retida antes que apresentem maiores complicações. De todo modo, esse é um tema muito pertinente que ajuda a ampliar seu conhecimento. Por isso, continue conosco e conheça mais detalhes nos tópicos abaixo.

O que é nutrição de precisão?

Esse assunto se relaciona com o que conhecemos por medicina de precisão. Afinal, ela tem a intenção de usar as ferramentas e os avanços tecnológicos para trazer diagnósticos em alinhamento com as necessidades de cada paciente.

No que lhe concerne, a nutrição de precisão carrega a característica de valorizar as particularidades do indivíduo em relação à orientação nutricional. Portanto, o profissional desenvolve uma dieta que considera diversos fatores capazes de influenciar a eficácia do tratamento. Por exemplo, genética, exposição da pessoa a fatores ambientais e variações epigenéticas ou no microbioma.

Tudo isso com base em testes e exames que ajudam a propor uma solução que considere o que o organismo daquele paciente precisa para obter um bom funcionamento. Da mesma forma, possibilita a identificação de predisposição do indivíduo às patologias.

Qual a relação entre nutrição de precisão e genética?

Como as dietas precisam contemplar as exigências do organismo de cada um, não há uma dieta que surta o mesmo efeito para todos. Nesse caso, a genética e a nutrição de precisão andam juntas no propósito de personalizar o atendimento, permitindo uma abordagem mais eficaz e adequada à realidade do paciente.

Para isso, o prescritor usa alguns biomarcadores como referência nesse processo. Por exemplo, os preditivos, na intenção de identificar uma resposta ao uso de determinados medicamentos em pessoas com genes específicos; ou os de predisposição, que alarmem sobre riscos de desenvolvimento de patologias, considerando histórico e genética.

Também podemos citar os biomarcadores diagnósticos, que visam identificar um problema em específico; assim como os prognósticos, que ajudam a traçar um curso provável para a doença, a fim de iniciar um tratamento precoce aliado à nutrição.

Como nutrição de precisão e nutrição personalizada se relacionam?

A nutrição personalizada utiliza informações contidas no DNA do paciente para a elaboração de dietas mais assertivas ao seu estilo de vida, complementando o conceito de nutrição de precisão. Todos esses novos termos surgiram devido ao fortalecimento da tecnologia, principalmente na área da saúde, que trouxe excelência no atendimento e tratamento ao público.

Dito isso, termos como nutrição de precisão e nutrição personalizada surgem com o propósito de melhorar os diagnósticos e customizar a consulta a fim de valorizar as variações individuais de cada paciente. Consequentemente, eles possibilitaram o surgimento de condutas nutricionais mais eficazes e trazem maior probabilidade de melhorias.

Neste conteúdo você aprendeu a importância da nutrição de precisão. Portanto, saiba agir de maneira assertiva e faça com que mais pessoas tenham uma boa qualidade de vida, seja por meio da alimentação, prática de exercícios físicos e o uso correto das medicações ou suplementações.

Por fim, a nossa indicação é para você se inscrever na nossa newsletter a fim de receber novos conteúdos periódicos sobre saúde, inovação na área médica e novidades sobre tratamentos.