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Como aplicar a melhoria contínua na farmácia magistral?

A busca pelo diferencial competitivo é uma meta presente em estabelecimentos de vários segmentos. Por isso, ela não deve ficar de fora do seu planejamento estratégico na farmácia. Afinal, é preciso se renovar de acordo com os avanços tecnológicos, as tendências de mercado e as mudanças de comportamento do consumidor. Assim, nada mais proveitoso que apostar no processo de melhoria contínua.

Inegavelmente, a tecnologia ajuda a reduzir custos e garantir a qualidade nos serviços e produtos da farmácia. E investir em novos processos e em conhecimento permite mudanças preciosas para a melhor aceitação e reconhecimento de mercado. A melhoria contínua visa identificar falhas nos processos e buscar soluções rápidas, mas é um ciclo de etapas que se repetem.

Com foco nesse propósito, conheça algumas metodologias que podem ser aplicadas no processo de melhoria contínua.

Processo de 5S

Desenvolvido no período que sucedeu à Segunda Guerra Mundial, o processo de 5S é uma ótima forma de aplicar a melhoria contínua na sua farmácia. No que lhe concerne, ele consiste em cinco palavras japonesas que determinam certas prudências no ambiente de trabalho. São elas:

  • SEIRI (senso de utilização);
  • SEITON (senso de organização);
  • SEISO (senso de limpeza);
  • SEIKETSU (senso de padronização);
  • SHITSUKE (senso de autodisciplina).

Acredita-se que dessa maneira é possível simplificar processos e conduzir uma gestão com total foco na produtividade

PDCA

A princípio, o Plan, Do, Check, Act tem o objetivo de planejar, executar, verificar e, posteriormente, agir. Dessa forma, é possível obter um controle da qualidade e garantir a melhoria contínua na sua farmácia. Primeiramente, é necessário que a equipe desenvolva um plano de ações e delegue as funções conforme as competências que cada colaborador dispõe.

Em seguida, é essencial investir em treinamentos para que a etapa de execução se conduza sem contratempos e interrupções. Com isso, é possível analisar os resultados e aplicar melhorias em busca de mudanças positivas na cultura organizacional. Assim, realiza-se cada ação corretiva com foco e determinação.

Diagrama de Ishikawa

Não podemos falar de gestão da qualidade e melhoria contínua, sem citar o diagrama de Ishikawa. Afinal, é uma ótima forma de identificar as causas de diferentes problemas presentes na sua farmácia. 

Desenvolvida por Kaoru Ishikawa, essa metodologia também recebe o nome de diagrama de espinha de peixe, devido à sua estrutura. Por sua vez, ela agrupa as causas em seis grupos diferentes, quando aplicada à metodologia 6M:

  • método;
  • material;
  • mão de obra;
  • máquina;
  • medida;
  • meio ambiente.

Quality by Design

Desenvolvida pelo engenheiro Joseph M. Juran, o Quality by Design é uma metodologia que pode ajudar a identificar e controlar riscos em sua farmácia, principalmente nas etapas que envolvem a manipulação de suplementos. Neste caso, é muito importante pensar no poder das marcas como forma de transmitir confiança aos clientes e melhorar seu posicionamento no mercado.

Neste conteúdo, você aprendeu algumas metodologias para assegurar o desenvolvimento da melhoria contínua na sua farmácia. Portanto, escolha aquelas que melhor contribuem com ações para promover mais segurança e qualidade nos seus produtos e serviços.

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