gestao-de-compras

Como a gestão de compras impacta a farmácia magistral?

A saúde do seu negócio se mantém por meio de decisões bastante estratégicas. Sob esse ponto de vista, a gestão de compras é uma tarefa fundamental para que sua farmácia evite prejuízos e consiga ter mais lucratividade. Isso porque é necessário focar na construção de um diferencial competitivo e atender às novas demandas de mercado.

Nos últimos anos, vimos um crescimento da preocupação com questões ligadas à saúde, sobretudo devido ao cenário que a pandemia da COVID-19 deixou. Com isso, veio a procura por suplementação, fórmulas manipuladas conforme necessidade de cada indivíduo e demais soluções que tragam qualidade de vida.

Essa mudança de comportamento acontece como forma de complementar uma alimentação equilibrada ou uma rotina de exercícios, ambas as práticas focadas para fortalecer o organismo. Em suma, esse cuidado é totalmente essencial. Quer saber mais sobre esse tema? Então continue conosco!

A organização do setor de compras

Além do foco nas ações de marketing e publicidade, uma farmácia também precisa lidar com uma boa logística e conduzir um gerenciamento correto de estoque. Essa necessidade aumenta em épocas sazonais ou estações, como inverno e verão, quando crescem as possibilidades de vendas e cuidados com a pele e o corpo, por exemplo.

Seja como for, a organização nesse setor é fundamental para a saúde financeira da farmácia. Afinal, depende da elaboração de relatórios importantes que ajudam o empresário a tomar decisões estratégicas.

Aliado a isso, através do armazenamento de dados do consumidor, é importante saber usá-los ao seu favor. Geralmente com a coleta por ordens de compra, notas fiscais, orçamentos e o histórico de pedidos de um cliente que influenciam certas campanhas pontuais e a compra de novos produtos para compor estoque.

Logo, é essencial centralizar tais informações. Atualmente, a tecnologia ajuda bastante nesse quesito com os programas de gestão integrada. Dito isso, seu papel dela é essencial na busca por fortalecer a sua farmácia diante da concorrência.

A importância dos processos controlados

Primeiramente, comprar muito acima da demanda ou a falta de mercadorias no estabelecimento são duas situações que sua farmácia precisa evitar de uma vez por todas. Afinal, elas não contribuem para a gestão de compras.

Pelo contrário, é necessário conhecer a fundo os hábitos e as características do seu consumidor e da região que seu ponto de venda faz parte. Assim, é possível tomar decisões que atendam às demandas dos clientes e mantenham um bom relacionamento com os prescritores, pois essa parceria ajuda a favorecer ainda mais o seu negócio.

Os impactos da gestão de compras na farmácia

Como dissemos, a gestão de compras evita prejuízos financeiros, pois evita desperdícios, produtos parados no estoque que podem perder a validade ou a falta de itens nas prateleiras. Além disso, faz com que você garanta as melhores negociações, mantendo um bom relacionamento com fornecedores.

Esse cuidado com o estoque também mantém o ritmo de funcionamento da farmácia e permite que você tenha lucro todo final do mês. Consequentemente, a excelência dessas atividades gera competitividade e é possível focar na construção de um ambiente de trabalho inovador e com foco na criatividade.

Por fim, não se esqueça de usar um bom software de sistema integrado para melhorar a gestão de compras e outras tarefas que melhoram o funcionamento da sua farmácia magistral. Em suma, é uma ótima forma de reduzir falhas, erros e identificar gargalos que impedem a sua melhoria.

Quer mais dicas para aperfeiçoar a sua gestão e aumentar as vendas? Então se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdos inéditos.