depressao-na-mulher-madura

Depressão na mulher madura: as relações entre envelhecimento e saúde mental

Não são todas as mulheres que encaram a chegada da menopausa e do climatério de forma tranquila, pois existem muitas questões que acabam estigmatizando o papel feminino na sociedade e desencadeando determinados problemas mentais. Por isso, é muito importante considerar os fatores da depressão na mulher madura.

São comuns os casos de síndrome do ninho vazio no público feminino, quando ocorrem tais alterações hormonais. Assim, essa junção de eventos ajuda a abalar as estruturas emocionais das mulheres. Logo, é fundamental contornar esse problema de saúde mental com uma mudança no estilo de vida.

Outra abordagem é a adoção de ativos com comprovação científica e que auxiliam no regresso do bem-estar desse público. Portanto, veja abaixo as boas práticas para lidar com precisão em tais ocasiões no seu consultório.

A pandemia de COVID-19 e a saúde da mulher

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), casos de ansiedade e depressão aumentaram cerca de 25% durante a pandemia de COVID-19. Nas especificações da pesquisa está a informação de que as mulheres são o público mais atingido.

Isso porque tal período intensificou a sobrecarga da mulher em casa. Tanto em relação à realização das tarefas domésticas quanto a adaptação do home office pelos moradores da casa. Diante desse cenário, muitas tiveram prejuízos na qualidade do sono e na produtividade.

Inclusive, muitas mulheres maduras perderam seus empregos nesse período e não conseguiram voltar para o mercado, tendo em vista que essa já era uma dificuldade enfrentada pelo público com mais de 45 anos. Com isso, acontece o sentimento de desvalorização no meio familiar.

Os principais desafios que a mulher enfrenta na maturidade

Além da falta de qualidade do sono e estresse, há outras questões que também contribuem em casos de depressão na mulher madura. Por exemplo, o momento da aposentadoria, a perda de parentes, o término do período de fertilidade e questões hormonais.

A progesterona e o estrógeno têm influencia sobre o humor da mulher. Dito isso, o período de menopausa costuma provocar alterações na produção desses hormônios e modificações no corpo, como aumento lipídico. Portanto, quando o nível de estrógeno cai, as mulheres ficam mais irritadas, tristes e preocupadas.

Um estudo de psicologia buscou entender os efeitos e os fatores enfrentados pela maturidade feminina, caracterizada:

  • primeiramente, pela menopausa, saída dos filhos de casa, cuidado ou perda de familiares mais velhos e limitações físicas de saúde;
  • em segundo lugar, foram analisados o medo por dependência financeira, a depreciação do valor pessoal e a dificuldade em criar novos projetos de vida;
  • por fim, questões sociais e culturais.

Dessa forma, além de considerar os sintomas depressivos, é necessário aconselhar um acompanhamento psicológico, de modo a ressignificar certas questões sociais que focam na desvalorização do envelhecimento feminino. Também, é importante oferecer atendimento personalizado e o uso correto de medicamentos que ajudam a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Zembrin® para combater a depressão na mulher madura

Zembrin® é uma alternativa natural que busca bem-estar e um sono tranquilo e reparador. É um ativo botânico padronizado, com 4 princípios ativos da planta medicinal sul-africana Sceletium tortuosum, pesquisado e clinicamente
estudado, desenvolvido por uma equipe internacional de médicos e cientistas.

Zembrin® dispõe de um duplo mecanismo no sistema nervoso central que ajuda a controlar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, demonstrando efeito antidepressivo via estimulação de neurotransmissores pré e pós-sinápticos. Desse modo, também equilibra as variações de humor.

Duplo mecanismo de Zembrin®

  • Mesembrenona: inibe a fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4), aumenta o AMPc intracelular, regula o AMPc/CMPc em processos relacionados à memória.
  • Mesembrina: inibe a recaptação da serotonina, efeitos ansiolíticos do ISRS (inibidor Seletivo da
    Recaptação da Serotonina).

Somente Zembrin® possui a autenticidade e o conteúdo de mesembrenona (atua na PDE-4), obtido por processo patenteado. Além disso, estudos comprovam que ele é seguro, eficaz e não causa dependência ao indivíduo.

Formulações e posologia de Zembrin®

Em busca de permitir uma melhor adesão ao tratamento, Zembrin® se adéqua a diversas formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês, pó para preparo extemporâneo (shake, refresco, frapês, mousses, sopas etc.), chocolate nutricional, gomas, gotas orais, suspensão oral, pastilhas e sorvete nutricional, bebidas, fórmulas sublinguais, entre outras.

  • 8mg a 25mg diários.
  • Dose máxima: 50mg diários.

Por fim, podemos concluir que Zembrin® traz mudanças positivas na saúde, melhorando a capacidade cognitiva e modulando as variações de humor através da inibição da recaptação de serotonina. Portanto, esse ativo inovador se alinha ao propósito de solucionar casos de depressão na mulher madura, proporcionando mais qualidade de vida.

Quer conhecer mais sobre esse poderoso nutracêutico? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça os diversos benefícios de Zembrin® e as formulações disponíveis.