como-cuidar-do-couro-cabeludo

Saiba como cuidar do couro cabeludo com estes 6 passos

A princípio, sempre queremos manter um bom visual e investir no autocuidado. Para isso, focamos em soluções que mantêm os fios sedosos e brilhantes, além de outros procedimentos que melhoram a aparência da pele e das unhas. Entretanto, todos devem saber também como cuidar do couro cabeludo.

Normalmente, as pessoas esquecem dos cuidados nessa determinada região. Porém, um couro cabeludo saudável é um dos principais responsáveis pelo bom crescimento de cada fio. Por isso, é interessante zelar pela limpeza, hidratação e demais cuidados na intenção de ter cabelos fortes e nutridos.

Quer saber mais detalhes sobre este assunto? Então veja a seguir as alternativas que contribuem para o cuidado com o couro cabeludo e a manutenção dos fios.

1. Tenha cuidado na hora de lavar

Já sabemos que banhos quentes não são uma alternativa para a saúde da pele e dos cabelos. Afinal, eles ajudam a aumentar a oleosidade da pele e deixam os fios mais quebradiços. Além disso, por conta da alta temperatura da água estimular a produção de glândulas sebáceas da região, ficamos vulneráveis ao aparecimento de caspa.

Desse modo, não opte por essa escolha. E caso tenha suado bastante ou frequenta alguma praia ou piscina, planeje-se para lavar os cabelos o mais breve possível. Sob esse ponto de vista, não se esqueça de usar apenas xampu no couro cabeludo. Isso porque só é necessário usar o condicionador nas pontas e ao longo dos fios do cabelo.

2. Atente à hidratação

Essa é uma ótima dica de como cuidar do couro cabeludo. Além do condicionador, outros produtos não podem ser aplicados diretamente no local. Essenciais para ter cabelos saudáveis, as máscaras hidratantes, de nutrição ou reconstrução devem ser evitadas na raiz. Principalmente porque deixam resíduos e causam lesões na região. Sobretudo em épocas de estações mais frias, como o inverno.

3. Preste atenção no uso do secador

Além disso, a alta temperatura também causa prejuízos. Portanto, mantenha uma distância adequada do secador para a raiz. Assim, é possível combater a descamação e o aspecto ensebado. Lembre-se ainda de usar protetores térmicos do comprimento às pontas do cabelo. Outra solução é o leave-in, que ajuda na hidratação, proteção e no alinhamento dos fios.

4. Aposte na esfoliação

Em suma, é importante lembrar, entre as dicas de como cuidar do couro cabeludo, da importância de esfoliar o couro cabeludo. No evento Jornada dos cabelos, o Dr. Jardis Volpe abordou bastante esse assunto. Afinal, o procedimento ajuda a retirar células mortas para melhorar a oxigenação. Dessa forma, invista em um xampu esfoliante e massageie a região por alguns minutos.

Para cabelos normais, a cada 15 dias; para quem tem caspa intensa, duas vezes por semana. Assim, o couro cabeludo e a raiz do cabelo absorvem melhor os nutrientes e produtos, facilitando o crescimento dos fios. Aliado a isso, faça o possível para não entupir os poros. Logo, seque bem os cabelos antes de dormir. Caso contrário, você permite a proliferação de fungos na região e consequências sérias como a dermatite.

5. Use os produtos certos

Primeiramente, é preciso investir em produtos que se adéquem ao seu determinado tipo de cabelo. Em suma, essa é uma das dicas mais importantes em relação a como cuidar do couro cabeludo e dos fios. Nesse caso, é muito importante contar com o apoio de um dermatologista que ajude nesse objetivo.

Além disso, existem alguns produtos químicos que prejudicam ainda mais os fios. Então, fique longe deles. Seja como for, encontre o apoio profissional, faça o teste de sensibilidade e invista na sua saúde capilar. Existem muito produtos específicos. Por exemplo, soluções pós-química, xampus antirresíduos, esfoliantes, detox e anticaspa. Há ainda os produtos para repor nutrientes.

6. Conte com uma boa suplementação

Você também pode contar com a ajuda de ativos tecnológicos para auxiliar no combate à queda e melhorar o brilho e maciez de dentro para fora. Keranat™ é um aliado nessas horas. Ativo totalmente natural, composto por uma molécula de miliacina extraída do painço, com tecnologia de vetorização, uma microencapsulação de Ceramidas naturais (fitoceramidas), que facilita a absorção rápida e eficiente no organismo. Assim, alcançam o bulbo capilar (motor biológico do cabelo – raiz dos cabelos), promovendo a redução da queda, facilitando o crescimento de rápida e efetiva e melhorando o brilho e maciez de dentro para fora.

Neste conteúdo você aprendeu como cuidar do couro cabeludo. Além dos cuidados diários, é importante investir em hábitos saudáveis, uma boa alimentação e em produtos certos para evitar casos de queda de cabelo ou problemas maiores, como a psoríase, alopecia e dermatite seborreica. De todo modo, conte com uma solução inovadora para tratá-lo com eficácia.

Continue conosco e conheça este artigo sobre Keranat™ vs. silícios: quais as principais diferenças no tratamento da queda de cabelo.