fbpx
colesterol-alto-o-que-comer

Colesterol alto: o que comer e o que não comer no dia a dia?

Se eu tenho colesterol alto, o que comer? Essa é uma dúvida que muitas pessoas que se encontram nessa condição se fazem. Afinal, o problema está diretamente ligado a nossa alimentação e estilo de vida. Ou seja, a falta de atividades físicas, má qualidade do sono, estresse e refeições ricas em gordura e açúcares podem ser os vilões desse quadro clínico.

Por isso, a reeducação alimentar pode trazer resultados muito bons. Inclusive, reduzindo o uso de estatinas e outros medicamentos que têm como foco regular o colesterol no sangue, mas que podem ter efeitos colaterais.

Neste artigo, mostramos os riscos do colesterol alto e o que comer ou não quando os seus níveis estão elevados. Então, continue lendo para saber mais.

Quais são os riscos do colesterol alto no sangue?

Quando o colesterol está em excesso, ele se deposita nas paredes dos vasos sanguíneos, iniciando um processo de oxidação. Desse modo, esse acúmulo altera a parede interna das nossas veias e artérias, o chamado endotélio.

Portanto, quando isso ocorre outras substâncias como o cálculo e a fibrina são depositados com mais facilidade nos vasos sanguíneos. O resultado gera uma placa de ateroma, ou seja, uma obstrução cheia de gordura. A pressão exercida sobre esse elemento pode provocar uma grande inflamação até que o vaso seja rompido.

Parece fácil de entender, não é verdade? Mas qual é a real preocupação que faz as pessoas terem dúvidas quanto ao colesterol alto e o que comer? Simples, o grande perigo desse rompimento é a ocorrência de um infarto ou derrame, podendo ter consequências graves para a pessoa.

Isso pode acontecer tanto pelo rompimento dos vasos, como já descrevemos anteriormente, quanto no caso em que a veia ou artéria fica tão obstruída que interrompe o fluxo sanguíneo. Por isso é tão importante saber o que comer quando os níveis de colesterol estão descontrolados.

Colesterol alto: o que comer e o que não comer?

Nós separamos uma lista com alimentos proibidos e permitidos, mostrando o porquê você deve consumi-los ou não. Vamos conferir?

Alimentos proibidos

Entre os alimentos proibidos, nós podemos destacar:

  • frituras e preparos em gordura no geral, como óleo de palma, vegetal e gordura hidrogenada;
  • fast foods;
  • carnes gordas, principalmente a vermelha e a de porco;
  • laticínios gordos, tais como muçarela, requeijão, sorvetes etc.;
  • consumo em excesso de álcool.

Esses alimentos são inflamatórios, contribuindo para a formação das placas de gordura no endotélio, além de causar prejuízos a outras áreas do corpo.

Alimentos permitidos

Agora é hora de conhecer os melhores alimentos para quem tem colesterol alto. Confira:

  • carnes magras e grelhadas, preferencialmente de frango e peixe;
  • ovos cozidos ou preparados sem óleo;
  • laticínios desnatados;
  • grãos integrais;
  • frutas em geral;
  • sucos sem adição de açúcar;
  • azeite e óleo de coco.

Além disso, você também pode fazer o uso de nutracêuticos e suplementos para ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue. Entre eles, o ômega 3 e o VazGuard™, produto 100% natural indicado para saúde cardiovascular e modulação da síndrome metabólica.

Agora, você já tem a resposta para a pergunta: “colesterol alto, o que comer?”. Então, aproveite essas dicas e comece a se cuidar. Com o passar do tempo, os resultados serão percebidos nos exames de sangue. Também vale a pena investir em atividades físicas para melhorar esses índices.

Gostou dessas informações? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre o que são estatinas e as melhores alternativas naturais, sem efeitos colaterais, para controle do colesterol.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.