causas-da-insonia

3 causas da insônia que você deve conhecer para evitar

Conhecer as causas da insônia é o primeiro passo para combater o problema. O número de pessoas que sofrem com ela é algo alarmante. Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que cerca de 73 milhões de pessoas têm problemas na hora de dormir.

Isso gera um problema que vai muito além do cansaço e da indisposição no dia seguinte. O acumulo de noites de sono mal dormidas pode provocar consequências graves e interferir na saúde da pessoa.

Pensando nisso, ressaltamos a importância de dormir bem. Então, continue conosco e conheça as principais causas da insônia que você deve ter atenção para evitar.

Qual é a importância de dormir bem?

Antes de tudo, é importante entender por que você deve cuidar da qualidade do seu sono. Afinal, pessoas que dormem mal podem desenvolver uma série de problemas de saúde. Tudo começa quando o seu corpo não consegue recuperar os danos causados ao longo do dia.

Durante o sono, uma série de hormônios e neurotransmissores como a serotonina são liberados, trabalhando com a recuperação muscular, bem como restauração de tecidos degradados ao longo do dia. Por isso, se você não dormir direito esse processo de recuperação não acontece, prejudicando o seu corpo e abrindo o caminho para o surgimento de doenças crônicas.

Quais são os tipos de insônia?

Antes de mostrar as principais causas da insônia, é interessante entender que ela se divide em 3 tipos. Desse modo, podemos citar:

  • intermitente, que ocorre esporadicamente, ou seja, de tempos e tempos. Assim, a pessoa alterna entre momentos de normalidade e insônia;
  • transiente, que dura alguns dias e se repete por determinadas semanas. Contudo, voltando ao normal em poucos dias;
  • crônica, aquela que acontece com durabilidade, geralmente três semanas.

Quais são as 3 principais causas da insônia?

Agora que você entendeu os principais grupos, mostraremos as causas da insônia. Saiba, então, que são três fatores que geram o problema. Veja logo abaixo!

1. Causas médicas da insônia

As causas médicas ocorrem devido a doenças que geram dores e atrapalham o sono, como artrite ou artrose. Ou então, dificuldade para respirar ou necessidades de ir ao banheiro muitas vezes durante a noite.

Além disso, também existem os casos em que as medicações prejudicam esse processo, sejam os consumidos por conta própria ou prescritos por um médico. Alguns exemplos são fármacos que contêm cafeína ou outras substâncias estimulantes, além de antidepressivos, antialérgicos, remédios para controle de pressão e corticosteroides.

2. Causas psicológicas da insônia

As causas psicológicas são um dos principais motivos ou causas da insônia. Portanto, ansiedade, estresse e depressão fazem com que os pensamentos ocorram de forma acelerada. Como consequência, a mente não consegue desacelerar e entrar em processo de sonolência.

3. Causas comportamentais da insônia

Por fim, nós temos as causas comportamentais. Pessoas que comem muito tarde, bebem muito café, provocam mudanças bruscas na sua rotina — acordando tarde demais, dormindo durante o dia etc. — ou não praticam atividades físicas correm esse risco.

Ao conhecer as causas da insônia você saberá como agir em cada caso. É importante mencionar que certas situações demandam a participação de um médico, que intervirá com medicação, suplementação e outras estratégias.

Gostou deste artigo? Então, saiba que ao cadastrar o seu e-mail em nossa newsletter, você não perderá nenhuma novidade sobre saúde e qualidade de vida. Entregaremos conteúdos periódicos para você.