atendimento ao paciente

Atendimento ao paciente: como torná-lo mais assertivo?

Análises, procedimentos, intervenções e tratamentos bem-sucedidos são expectativas comuns entres os profissionais que atuam na área da saúde. Assim, você deve saber bem o que estamos tratando. Seja qual for sua atuação, médico, nutricionista, nutrólogo, farmacêutico ou veterinário.

Contudo, não se trata somente do “resultado” que deve ser considerado. Afinal, o atendimento ao paciente também merece atenção especial. A garantia do bem-estar real do paciente e a sua satisfação passa pela forma como ele se sente ao longo do processo de atendimento.

Pacientes acolhidos de modo adequado costumam apresentar menos objeções, receios e críticas, por confiar na clínica ou nos profissionais envolvidos. Além disso, quanto mais relaxados estiverem, maiores serão as expectativas com relação à eficácia do tratamento.

Assertividade no atendimento ao paciente

Um atendimento ao paciente assertivo é aquele que ajuda a tornar todo o processo mais objetivo e rápido. É aquele, também, que otimiza a experiência de quem está sendo recebido em um momento geralmente de fragilidade e permite, ainda, gerar uma imagem positiva dos seus serviços.

Como conseguir isso? Bem, fique atento às dicas!

1. Padronize processos

Processos padronizados evitam que, a cada dia, uma nova surpresa apareça. Além disso, eles aceleram o andamento de cada etapa e torna todo o sistema de atendimento e tratamento mais funcional. Contudo, o atendimento padronizado não pressupõe a aplicação do mesmo tratamento para pessoas diferentes.

Desse modo, os padrões devem ser aplicados em todos os setores, incluindo a gestão e, claro, o contato com cada paciente. Mas isso não significa torná-lo robótico ou cheio de burocracias. A praticidade e a humanização na saúde são necessidades indiscutíveis.

Nesse caso, a padronização do processo de atendimento deve ocorrer de que forma? Simples, no modo de conversar com o paciente, na anamnese, entre outros aspectos.

2. Faça da tecnologia sua aliada

Encontre um bom sistema de gestão para sua farmácia clínica ou suas atividades liberais. Ter todas as informações em plataformas digitais é indispensável para centralizar dados. Isso facilita a tomada de decisão e agiliza o atendimento de maneira organizada. Evite deixar os conteúdos em pastas ou papéis, cujo acesso é mais difícil. Também não confie apenas em procedimentos humanos, pois, além de maior incidência de erros, isso pode gerar dependência.

Outra maneira de aproveitar os benefícios da tecnologia é no trato direto com os pacientes. O WhatsApp, por exemplo, por que não o explorá-lo para confirmar o agendamento de consultas, passar avisos importantes e lembrar de horários marcados? Ferramentas comuns como essa podem evitar diversos desgastes no processo de comunicação.

A tecnologia invadiu as empresas de modo geral. Por isso, o meio médico e farmacêutico também foi atingido por essas inovações. Isso significa que você pode aproveitar de novos recursos da tecnologia, principalmente quando o assunto é o atendimento ao cliente.

3. Garanta uma equipe didática no atendimento ao paciente

Quem lida com o atendimento ao paciente deve estar sempre preparado para fornecer orientações claras e objetivas. Assim, desde o primeiro contato — comumente repleto de dúvidas —, passando pelas dependências do consultório, até o pós-atendimento, a equipe envolvida precisa estar muito bem treinada.

Acredite, um atendimento ruim pode fazer com que as pessoas desistam de se consultar. Por isso, é muito importante que toda a equipe esteja alinhada para atender bem quem entra no seu estabelecimento. Uma forma interessante é apostar em treinamentos e reciclagem para os seus funcionários. Essa renovação deve ocorrer em procedimentos simples de atendimento e, principalmente, no trato com o paciente.

Porém, verifique como esses cursos e treinamentos são oferecidos. O ideal é que eles sejam ministrados por pessoas ou empresas que, de fato, entendem dos negócios da área da saúde.

4. Implemente pesquisas

Outra dica muito interessante para ter uma assertividade no atendimento ao consumidor é a implementação de pesquisas. Isso se você quer um atendimento ao paciente que não só atenda às expectativas, mas também as supere. Para tanto, a informação é a chave. E uma ótima maneira de colhê-la é por meio de pesquisas, que permitam identificar qual é a opinião acerca do tratamento recebido.

Desse modo, a pesquisa deve ocorrer analisando pontos da ambientação da clínica, da visão sobre o preparo dos profissionais, do tempo de espera e até do cafezinho servido. Ou seja, os demais pontos que possam ser relevantes para implementar melhorias. Jamais deixe esses dados parados. Haja em cima deles!

5. Não abra mão do pós-atendimento ao paciente

O acompanhamento pós-atendimento é essencial para oferecer maior segurança aos pacientes. Isso não é novidade para o profissional da saúde. Porém, vale a pena destacar a ação não só como um procedimento habitual, mas também como um canal de marketing capaz de gerar boa reputação e fidelização.

A grande dúvida que pode pairar na mente é quanto ao tempo que esse atendimento posterior deve acontecer. A dica é acompanhar o paciente durante toda a sua evolução. Assim, até que a recuperação tenha ocorrido na totalidade, o profissional deve manter o contato. Contudo, é possível reduzir a frequência de atendimentos à medida que o paciente se recupera.

Atendimento ao paciente nos sintomas pós-Covid-19

A Covid-19 desafiou em muito os profissionais da área da saúde em geral. Hoje, estamos conhecendo essa enfermidade e como ela age no corpo das pessoas. Nesse sentido, o atendimento assertivo se tornou ainda mais importante. Afinal, um simples erro poderia gerar consequências graves para o paciente.

Os sintomas que o profissional deve estar atento são os mais variados possíveis, em decorrência da chamada síndrome pós-Covid. Um exemplo disso é a queda de cabelo. Ou seja, algo que, a princípio, não teria nenhuma relação com a Covid-19. Até mesmo a pele pode ter reflexos negativos, como presença de dermatites.

A maior parte dos sintomas pode estar relacionada com o descontrole entre os radicais livres e antioxidantes. Isso gera uma série de problemas. Além dos que já mencionamos, são observados: fadiga, falta de ar, dores musculares, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, trombose, estresse, ansiedade e problemas cognitivos, como alterações de memória, dificuldade de concentração e raciocínio.

Diante desse cenário, você pode observar todos os sintomas, bem como o contexto dos fatos. Com base em todas as dicas que mencionamos, fica mais fácil aplicar um tratamento preciso, multidisciplinar e, principalmente, assertivo.

Por fim, podemos concluir que o atendimento ao paciente é um ponto-chave para o sucesso de um estabelecimento. Além disso, investir nessa área do negócio ajuda no tratamento de cada indivíduo, sendo esse o foco principal do médico e farmacêutico.

Gostou das sugestões? Então, faça com que mais pessoas tenham acesso a essas informações essenciais. Basta compartilhar o artigo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.