Menopausa

A importância da informação na era da mulher na menopausa

A menopausa é uma fase importante na vida da mulher, e atualmente, as mulheres que chegam a essa etapa da vida estão com um poder aquisitivo mais elevado e dispostas a investir em sua saúde e bem-estar. Porém, muitas delas ainda têm pouca informação sobre o tema e desconhecem as opções disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Para mulheres na menopausa, os medicamentos fitoterápicos podem ajudar a aliviar os sintomas comuns dessa fase, como ondas de calor, insônia, irritabilidade e secura vaginal. 

A falta de informação sobre a menopausa e o mercado em crescimento

Embora o mercado de produtos e serviços voltados para mulheres na menopausa esteja em pleno crescimento, ainda há muita falta de informação sobre o tema. 

A cada ano, 25 milhões de mulheres entram na menopausa, e o farmacêutico pode ter um papel fundamental nesse processo, buscando formas de aliviar os mais de 30 sintomas associados a essa fase da vida, como fogachos, insônia, ressecamento vaginal e osteoporose. 

As mulheres de 50 anos que estão nessa fase ainda estão cheias de projetos para a vida. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 será 1 bilhão de mulheres atravessando o problema, criando uma oportunidade avaliada em cerca de US$ 600 bilhões para a indústria farmacêutica.

Muitas mulheres não sabem como identificar os sintomas da menopausa ou quais são as opções disponíveis para aliviar os sintomas. Além disso, muitas vezes os farmacêuticos não estão preparados para atender às demandas específicas dessas mulheres.

O mercado da menopausa e a importância do farmacêutico

Segundo estudo publicado na revista “Science”, o metabolismo permanece bastante estável dos 20 aos 60 anos, mas depois disso, diminui cerca de 1% ao ano. É importante que o farmacêutico esteja atualizado sobre as opções de tratamento disponíveis para a menopausa, incluindo remédios naturais e suplementos, além de medicamentos tradicionais. O trabalho multidisciplinar com o médico é fundamental para que juntos, possam contribuir a melhor solução individualizada para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida e da mulher no climatério e menopausa.

Um ativo importante no mercado é o VERISOL®, que possui efetivo comprovado na redução das rugas e maior elasticidade da pele a partir de 4 semanas de tratamento.

Como sua farmácia está preparada para atender a demanda de mulheres na menopausa?

É fundamental que as farmácias magistrais estejam preparadas para atender a demanda crescente de mulheres na menopausa. Para isso, é importante que os farmacêuticos estejam atualizados sobre as opções disponíveis e possam oferecer um atendimento personalizado e eficiente. Além disso, é preciso investir em informação e divulgação para as mulheres conhecerem as opções disponíveis e possam cuidar de sua saúde de forma mais consciente. E você, farmacêutico, já pensou em se especializar na área da menopausa e se preparar para atender essa demanda crescente?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber novos conteúdos sempre que eles forem postados.