tratamento de precisão

Tratamento de precisão: como as farmácias magistrais podem aproveitar as oportunidades?

O tratamento de precisão vem evoluindo muito nos últimos anos. Oferecer uma abordagem específica para cada paciente, focando na enfermidade que ele possui, faz toda a diferença no sucesso de um tratamento. Tanto os médicos quanto farmacêuticos devem atuar nesse processo.

Afinal, o prescritor orienta o paciente a respeito dos medicamentos específicos para os seus tratamentos. Em seguida, ele precisa de estabelecimentos que consigam atender à demanda levantada. É nesse ponto que as farmácias magistrais devem ter atenção para se atualizar.

Neste artigo, mostramos como os tratamentos de precisão vêm sendo aplicados e como a sua farmácia pode atuar nessa abordagem. Acompanhe!

O tratamento de precisão na atualidade

O tratamento de precisão é uma metodologia cujo objetivo é adotar abordagens específicas e inovadoras para a intervenção de doenças. Portanto, entender o perfil biológico de um paciente e as características de suas enfermidades. Assim, aplicar produtos que atuem diretamente na solução dos seus problemas de saúde, com o mínimo de efeitos colaterais.

Nesse sentido, o tratamento de precisão vai muito além de prescrição de medicamentos padronizados. Ele tem uma ação mais ampla, incluindo nutracêuticos, dermocosméticos, processos relacionados a alimentação e, até mesmo, atividades físicas.

Isso vem acontecendo na prevenção de doenças, tratamento e diagnósticos de enfermidade, inclusive, ao nível de mapeamento de DNA. Desde que a ciência conseguiu identificar todas as sequências do genoma humano, a medicina vem evoluindo rapidamente. É possível, por exemplo, identificar abordagens comuns para pessoas com mesmas características genéticas e fatores ambientais.

A medicina de precisão no Brasil e no mundo

Nos Estados Unidos, de acordo com a Personalized Medicine Coalition, as abordagens para tratamentos personalizados passaram de 13 (2006) para 113 (2014). Já na Europa, o projeto Personalized Medicine 2020 and Beyond ganha destaque, visando pesquisa estratégica e uso da inovação na saúde.

Apesar de ser uma realidade em outros países, a medicina de precisão ainda passa por suas fases de adaptação no Brasil. Segundo um levantamento do IPEA, ela apresenta sinais de expansão e acredita-se que o desenvolvimento de um banco genômico nacional já é um grande passo na implementação desse tipo de tratamento no país. Esse sequenciamento foi realizado por pesquisadores da USP, com 1171 pessoas idosas de São Paulo. Foram catalogados 76 milhões de variantes genéticas diferentes.

Diante disso, cria-se a necessidade de contar com um time de saúde multidisciplinar. Afinal, é importante que ocorra parcerias entre biólogos, médicos, farmacêuticos e demais profissionais que agreguem valor e tragam mais qualidade na prestação de serviços relacionados aos tratamentos personalizados.

A importância da medicina de precisão no cenário brasileiro

Quanto mais aumenta a possibilidade de oferecer resultados eficientes, maiores serão as chances de ter um maior número de pessoas com qualidade de vida. Sem dúvidas, o tratamento de precisão é uma grande iniciativa que fortalece políticas públicas ligadas à saúde e melhora consideravelmente a qualidade nos serviços prestados em clínicas e hospitais.

Com um perfil genético do indivíduo, o médico poderá trazer soluções adequadas ao tratamento, visto que o diagnóstico de doenças será bem mais assertivo, enquanto as indústrias farmacêuticas vêm avançando em soluções com foco nesse sequenciamento. Com isso, poderá contar com ajuda de nutracêuticos e demais ativos que trazem total eficácia na melhoria de cada um. Essa maneira multidisciplinar de atender o paciente traz benefícios a longo prazo.

Afinal, a tecnologia e as inovações na saúde impulsionaram uma grande revolução no setor, ainda mais após os acontecimentos ligados à pandemia da COVID-19. Ao passo houve muitos avanços e personalização em busca de garantir o equilíbrio entre a mente e o corpo das pessoas. Com isso, otimizou-se o tempo médio de um tratamento e foram aplicadas muitas abordagens multidisciplinares.

As opções existentes de tratamento de precisão

Atualmente, existem diversas alternativas de tratamento de precisão. Muitas delas estão vinculadas a doenças como o câncer. Entre as principais, a farmacogenômica, responsável por estudar a maneira que os genes afetam a forma que o organismo responde a tratamentos. Com ela, as indústrias farmacêuticas podem desenvolver intervenções mais personalizadas para cada doença.

Outro tipo interessante é o perfil molecular, os desenhos genéticos que auxiliam a orientar os tratamentos. Além disso, os testes para biomarcadores identificam genes, proteínas e moléculas específicas. Por fim, podemos abordar a imunoterapia, que estimula o sistema imunológico e ajuda a tratar certas enfermidades.

A implementação da medicina de precisão pode ser incluída para tratar diversas doenças. Tudo dependerá do perfil do paciente e do nível em que o seu problema se encontra. Nesse contexto, os tratamentos naturais também se mostram como soluções eficazes.

Os principais desafios associados a essa abordagem

Apesar de a análise de dados não ser uma novidade, devido à transformação digital na área da saúde, a medicina de precisão ainda é um conceito bastante novo e que distancia o grande público dos benefícios que trazem o tratamento de precisão. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, ainda não conseguiu implantar o prontuário eletrônico em todas as unidades de atendimento.

Entretanto, um fator que dificulta também é a ausência de profissionais que passaram por essa qualificação, visto que, no Brasil, há pouco material sobre o tema. Outro ponto é a pouca existência de políticas públicas que tornem possível esse serviço em hospitais e clínicas.

No entanto, uma iniciativa pública do Ministério da Saúde, com o Programa Genomas Brasil, tem o intuito de criar um banco nacional de 100 mil genomas brasileiros. Três hubs principais foram alocados: na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Hospital Israelita Albert Einstein e no Laboratório de Biologia Molecular Prof. Dr. Fernando Eugênio Santos Cruz Filho, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

A Europa e os Estados Unidos são os que mais financiam projetos com essa finalidade e estudos acerca do tema. Desde pesquisas genotípicas e fenotípicas ou que desejam saber o cerne de determinadas doenças raras.

De modo geral, os custos dos tratamentos personalizados fazem com que essa possibilidade fique cada vez mais restrita. Por isso, é importante que mais estabelecimentos e profissionais abracem essa causa.

Assim, é possível incentivar as partes interessadas a viabilizar uma mudança neste segmento que impacta a vida de muitas pessoas. Sobretudo, com a intenção de que todo atendimento médico ocorra com total rapidez e segurança, na intenção de zelar pelo conforto e bem-estar de todos.

As farmácias como fornecedoras da medicina de precisão

As opções de tratamento personalizado podem abrir uma grande oportunidade para as farmácias. Contudo, também podem gerar um problema se o seu estabelecimento não conseguir atender a essa nova necessidade.

Sendo assim, é fundamental ter atenção a essas novidades para atender aos tratamentos de precisão. Uma boa prática é contar com fornecedores que tenham produtos nutracêuticos modernos, utilizados como tratamentos adicionais de uma série de enfermidades.

A Ibero Magistral produz formulações que trazem diferencial e competitividade para as farmácias magistrais. Naturalmente, os medicamentos de tratamentos tradicionais devem continuar sendo vendidos. Contudo, é possível aumentar o mix de produtos do seu negócio, oferecendo itens que atendam às demandas da medicina de precisão.

Como exemplo, podemos citar o VAZGUARD™, eficaz na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol, com resultados positivos a partir de 30 dias de uso contínuo. Além disso, o Zembrin® tem dupla ação no Sistema Nervoso Central, capaz de melhorar a função cognitiva e inibição da recaptação de serotonina.

Assim, atua eficazmente em casos de estresse, ansiedade, compulsão alimentar, atenua os sintomas da TPM, pode melhorar a qualidade do sono, entre outros benefícios. Se você desejar conhecer mais ativos e suas abordagens nos tratamentos de precisão, clique aqui e fale pelo WhatsApp com um de nossos representantes.

Por fim, concluímos que o tratamento de precisão é a evolução da medicina tradicional. Ao adotar abordagens personalizadas, o paciente pode ser beneficiado com a solução de suas enfermidades. Também atua na prevenção de problemas que podem atingir níveis mais sérios.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais. Assim, mais farmacêuticos conhecerão esse tipo de abordagem moderna e eficaz.