6 cuidados para ajudar na perda de peso saudável durante o verão

Com a chegada do verão, muitas pessoas começam a corrida em busca do corpo perfeito e para isso, adotam métodos de emagrecimento rápido. É nessas horas que você, médico nutrólogo, deve alertar seus pacientes e ajudá-los na perda de peso saudável.

É bastante comum visualizar, especialmente nas redes sociais, hashtags seguidas das palavras “projeto verão”. Porém, os pacientes precisam conhecer os riscos que a adoção de dietas sem acompanhamento médico pode trazer.

Para ajudá-los, é preciso orientá-los com mais perspicácia, de forma com que o tratamento passado renda bons resultados.

Como ajudar o paciente na perda de peso saudável, sem exageros?

Ajude o paciente a ter uma perda de peso saudável no verão. Para isso:

1. Fique atento a sinais fraqueza

Uma pessoa sedentária, ao iniciar as atividades físicas junto de uma dieta restritiva, tende a ficar fraca. Informe o paciente a respeito, para que ele respeite seu tempo de adaptação e evite mal-estar e outras consequências.

2. Acompanhe mais de perto o que o paciente está comendo e seus exercícios

Verifique se o seu paciente está se alimentando corretamente. Indique uma alimentação balanceada e rica e aconselhe-o sobre a importância da hidratação. Além disso, aconselhe-o também a respeitar seus limites para evitar consequências negativas à saúde. Enfatize sobre a importância de que tudo tem seu tempo.

3. Explique sobre os perigos das dietas radicais

Descreva que essa prática pode gerar sérios problemas de saúde. Enfatize o perigo de se adotar a dieta low carb, de forma a abolir o carboidrato definitivamente. Mostre ao seu paciente que excluir totalmente o glúten da dieta, indiscriminadamente, é perigoso. Fale também sobre o jejum intermitente, que requer muitos cuidados antes de iniciá-lo.

Um paciente sedentário deve ter atenção redobrada ao iniciar a prática de exercícios físicos. Além dos riscos de lesões que estará exposto, ele ainda pode ter problemas no coração.

4. Instrua-o a passar por avaliação física

É de extrema importância que se realize uma avaliação de condicionamento físico antes de iniciar as atividades. Essa é uma regra válida para pessoas sedentárias e atletas. Através disso, é possível identificar possíveis riscos cardiovasculares, bem como também osteomusculares.

5. Enfatize sobre os sinais de alerta

Se durante os exercícios surgirem dores ou mesmo desconfortos no peito, desmaio e cansaço desproporcional, o médico deverá ser avisado.

6. Solicite o histórico familiar

Você precisa saber se o paciente tem casos na família de pessoas que tiveram morte súbita, hipertensão, colesterol alto, diabetes, entre outras. Isso contribuirá para os tratamentos para perder peso, saudáveis.

Cada paciente é um caso e depende da sua avaliação profissional para uma melhor indicação na perda de peso saudável.

No geral, mostre ao seu paciente que é fundamental contar com um profissional antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou exercício físico. Lembre-o também de que cada organismo funciona de um jeito e que o que foi indicado ao amigo, não vai funcionar a ele.

Observe alguns traços que seus pacientes apresentam

O verão é uma estação que expõe mais o corpo e por isso muitos focam em se livrar dos quilinhos extras. O problema está quando o paciente exagera na dieta, sem se preocupar com os efeitos negativos sobre a saúde.

Não é raro ver pessoas adotando práticas alimentares radicais, excluindo alguns alimentos e exagerando nas atividades físicas, além de fazer uso de medicamentos sem prescrição médica. É preciso mostrar a eles que tais medidas não são eficazes a longo prazo e acarretarão em problemas sérios de saúde.

Para ajudar o seu paciente, observe alguns traços que indiquem esses exageros. Entre os sinais apresentados pelos pacientes, estão:

  • Fraqueza em excesso.
  • Baixa imunidade.
  • Perda de potássio no sangue e cálcio.
  • Anemia em potencial.

Acompanhar o paciente e informá-lo sobre os perigos do projeto verão é essencial para o processo de perda de peso saudável. Dessa forma, ele aproveitará de melhores estratégias para emagrecer, de forma duradoura.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de novas dicas!

Referências: Dr Jofre, Dom Total, Garota Beleza e Equipe 1.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.