o que é pix

Você sabe o que é PIX? Saiba como usar essa funcionalidade nas transações financeiras da farmácia

Os avanços da tecnologia proporcionam, tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas, meios cada vez mais inovadores para facilitar o dia a dia. Recentemente, foi lançada uma funcionalidade que vai diminuir a morosidade na hora de realizar transações bancárias: o Pix.

Contudo, muitas pessoas ainda não sabem o que é Pix e como ele pode ser utilizado nas empresas, otimizando os processos de pagamento e recebimento de valores. Portanto, criamos um conteúdo para explicar suas funcionalidades e o que é necessário para começar a utilizar essa nova ferramenta na sua  farmácia.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é Pix e como ele funciona?

Esse é um novo modelo de transação criado pelo Banco Central, com o objetivo de realizar transferências e pagamentos de valores de forma instantânea e sem custos, usando apenas o celular.

Além disso, o serviço está ativo durante 24 horas, todos os dias da semana (incluindo feriados), tornando-se mais uma opção, ao lado de outras operações já conhecidas, como TED e DOC.

Isso vai facilitar as transferências e pagamentos tanto para pessoas quanto para as empresas, seja para realizar operações entre dois CNPJs e até mesmo nas transações entre empresa-cliente.

Ademais, não é necessário realizar qualquer cadastro para acessar essa funcionalidade, basta apenas que o banco no qual sua empresa tem conta ofereça essa opção de pagamento. A partir daí, deve ser registrada uma chave Pix, que é um endereço de identificação da sua conta Pix.

Cada pessoa física pode criar até cinco chaves — por conta que ela seja titular —, enquanto as jurídicas podem ter até 20. Essas chaves podem ser registradas por meio de várias opções, como:

  • número do CPF ou CNPJ;
  • número de celular;
  • endereço de e-mail;
  • código alfanumérico aleatório, criado pelo próprio sistema do banco.

Sobretudo, é importante lembrar de que a mesma chave não pode ser registrada em duas contas diferentes, pois isso geraria um conflito de informações no sistema na hora de receber uma transferência ou pagamento.

Quais são as vantagens do Pix para empresas?

O Pix possibilita que as empresas tenham mais uma forma de receber os pagamentos de seus clientes e de outras instituições. Além dos já utilizados boletos, TED, DOC, cartão de crédito e débito e dinheiro físico, o PIX aparece como a melhor opção.

Além disso, algumas outras vantagens vêm vinculadas a essa nova forma de recebimento, como:

  • pagamentos sem intermediários entre recebedor e pagador, barateando os custos da operação e acelerando esse processo;
  • os pagamentos poderão ser realizados e recebidos de maneira quase instantânea — levando, no máximo, dez segundos;
  • os recebimentos poderão ser feitos pelas chaves, códigos QR ou NFC (tecnologia de transações por aproximação);
  • os custos dessa operação são mais baratos, se comparados aos valores aplicados pelas instituições bancárias;
  • a segurança será a mesma já aplicada pelos bancos nas transações convencionais, com as informações pessoais dos usuários protegidas e mantidas em sigilo pelo Banco Central, de acordo com a lei complementar número 105.

Além dos recebimentos de clientes, as empresas que usarem o Pix poderão fazer pagamentos a outras empresas. Por exemplo, seus fornecedores, e até mesmo pagar tributos e salário dos colaboradores. Isso sem contar na possibilidade de se destacar de concorrentes que ainda não oferecem esse meio de pagamento para os clientes.

Agora que você já sabe o que é Pix e como utilizar essa nova função criada pelo Banco Central, já pode registrar suas chaves e aproveitar todas as vantagens que esse serviço disponibiliza para sua empresa, o que inclui conquistar clientes e vender mais!

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas!