o que é home care

Afinal, o que é home care e como atuar nesse mercado?

Home care é serviço praticado há muito tempo nos Estados Unidos. Apesar de muitas pessoas ainda não saberem o que é essa facilidade, trata-se de uma modalidade que tem crescido também no Brasil.

A prática evoca os tempos históricos, em que o médico ia até o paciente. Ou seja, home care é todo o atendimento médico prestado a um paciente por um profissional da saúde, seja um tratamento temporário ou contínuo. Dessa forma, ele transfere o cuidado do consultório para a casa do paciente, sem perder a qualidade e conhecimento médico.

A diferença do tratamento familiar para os profissionais de saúde, é o fato de que o home care é um serviço mais amplo. Portanto, atende uma gama maior de necessidades, isto é, abrangendo profissionais de especialidades diferentes.

O que é home care e seus benefícios para médicos e pacientes

Para entender o que é home care: ele acontece quando o paciente está impossibilitado de receber o tratamento na clínica, isto é, o médico ou terapeuta vai até o paciente.

Essa prática traz benefícios para o paciente como maior conforto e maior qualidade de vida por evitar ambientes médicos estressantes. Além disso, traz resultados mais rápidos e eficientes.

O tratamento acaba sendo personalizado para atender cada paciente, de acordo com suas necessidades, tornando a recuperação mais confortável e prática. Além disso, permite que os familiares participem do tratamento, oferecendo suporte e fazendo com que essa situação seja mais agradável.

Com a população crescente de idosos com patologias e dificuldades de locomoção ou com mobilidade reduzida, o home care tem ganhado cada vez mais espaço por promover um serviço de qualidade, especializado e humanizado.

Mas os benefícios para os idosos vão além daquilo que diz respeito à locomoção, uma vez que evita-se o estresse de ter que enfrentar filas e aguardar em salas de espera com os serviços de home care. Sem mencionar que o ambiente hospitalar pode contribuir muito com um abalo emocional de pessoas em uma certa idade ou com problemas mais graves de saúde.

A modalidade também conquistou clientes pelo fato de reduzir o custo com locomoção de pacientes e serviços de acompanhamento.

Para o profissional de saúde, o home care também oferece benefícios. Maior liberdade para organizar a agenda, maior autonomia durante o serviço, além de ter como objetivo principal o bem-estar do paciente.

Precisamos destacar ainda que para o médico, oferecer esse atendimento humanizado e o mais próximo possível do seu paciente, o atendimento domiciliar permite perceber condições de saúde não verificadas na anamnese, contribuindo para a realização de um melhor diagnóstico.

A importância do home care em tempos de pandemia

Com a realidade da pandemia causada pelo Covid-19, a necessidade do home care passou a ser ainda mais presente e para muitas pessoas, receber atendimento médico domiciliar tornou-se primordial.

Diante das condições de risco que sair de casa passou a oferecer, o home care veio como uma alternativa de atendimento sem ter que ir a hospitais, clínicas ou laboratórios. Essa forma de receber atendimento médico proporciona mais segurança ao paciente, além de reduzir a sobrecarga nos centros hospitalares.

Obviamente, as preocupações ao ter que sair de casa passaram a fazer parte da vida de todas as pessoas, no entanto, aquelas consideradas parte do grupo de risco estão entre as que mais têm solicitado o atendimento home care, já que apresentam uma vulnerabilidade maior diante ao Coronavírus.

A falta de leito nos hospitais é outro fator que, a partir da pandemia, contribui para a procura do atendimento domiciliar. Segundo relatório apresentado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entre 2010 e 2019, o Brasil enfrentou uma redução de mais de 25 mil leitos e essa realidade tornou-se muito pior com o avanço da COVID-19.

Diante da possibilidade de procurar por atendimento médico no sistema hospitalar e se deparar com condições precárias, para muitos pacientes, pareceu e até hoje parece melhor alternativa manter-se no conforto de seus lares, sendo atendido por um médico em casa.

Como realizar o serviço de home care com qualidade?

Veja aqui como realizar o serviço com qualidade!

1. Esteja qualificado

Para prestar esse serviço, é preciso ser um profissional da saúde, como técnico em enfermagem, enfermeiro, nutricionista, médico, fonoaudiólogo, terapeuta funcional ou fisioterapeuta.

Existem cursos técnicos especializados em tratamento domiciliar capazes de trazer ainda mais qualidade e conhecimento aos seus serviços. Também existem cursos de primeiros socorros e cuidador de idosos. Outros ainda são de especializações como enfermagem para home care, atenção domiciliar e nutrição clínica.

2. Formule o custo justo do serviço

Baseie o preço da sua hora prestada de serviço levando em consideração despesas de locomoção, alimentação, pagamento de taxas e impostos. Além disso, a comissão de trabalho da agência, caso trabalhe para terceiros. A quantidade de horas que irá trabalhar e o período do dia em que poderá atender também contam na precificação.

3. Invista nos melhores equipamentos

Os equipamentos utilizados nesse serviço devem possuir, além de qualidade, praticidade e eficiência. Eles também precisam fazer a diferença no tratamento do paciente.

4. Mantenha-se atualizado

Atualize-se sempre para trazer os melhores tratamentos para seus pacientes, assim como mais conforto e eficiência durante o atendimento.

É válido dizer que os pacientes, independente de faixa etária e classe social, estão muito bem informados, devido ao uso maciço da internet e acesso aos demais veículos de informação. Essas pessoas, apesar de na maioria das vezes não serem profissionais de saúde recebendo um atendimento médico, possuem bons conhecimentos a respeito de suas patologias, tipo de atendimento que deverão receber e procedimentos aos quais precisarão ser submetidos.

Diante dessa realidade, a exigência dos pacientes está cada vez maior e é preciso que o profissional de home care esteja totalmente habilitado para atendê-la. Caso contrário, terá dificuldade em se manter atuante nesse mercado tão promissor, porém bastante competitivo.

Então, sabendo o que é home care e os benefícios, que tal investir nesse mercado em expansão e alavancar ainda mais a sua carreira?

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Aproveite para manter-se ainda mais bem informado e leia outros textos com informações que poderão deixar seu atendimento ainda mais humanizado, com este: saiba como fazer o controle de retorno dos pacientes na sua clínica.

Referências: Escola da PazMiotecConexão Home Care e Medicina S/A.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.