nutrição estética

Nutrição estética: o que é e como preparar a farmácia para esse segmento?

A nutrição estética é um conceito que vem ganhando muita expressividade nos últimos anos. Com o passar do tempo, surgem necessidades diferentes, assim como novas possibilidades de criação de produtos com ações específicas para atender o mercado da beleza.

Nesse sentido, o profissional da área farmacêutica deve ficar atento a essas novidades. Assim, pode aumentar o seu leque de atuação, além de oferecer soluções completas aos seus consumidores.

Neste artigo, discorreremos com mais detalhes sobre a nutrição estética. Além disso, mostraremos como a sua farmácia deve se preparar para esse aquecido e promissor mercado. Acompanhe!

O que é nutrição estética?

A nutrição estética é um conceito relacionado à aparência e beleza física. Ela tem o seu embasamento na máxima que diz: as pessoas se espelham no que ingerem. Assim, o papel fundamental dessa área é oferecer métodos diferenciados de alimentação e suplementação.

O objetivo, portanto, é proporcionar uma aparência física mais jovial, livre de rugas, queda capilar e outros problemas naturais que surgem com o envelhecimento. Apesar de o foco ser na aparência, esse tipo de mercado também tem atuação forte no desenvolvimento de autoestima e autoconfiança.

Como o profissional da área farmacêutica deve atuar nesse mercado?

Embora a nutrição estética seja usualmente prescrita por nutrólogos ou nutricionistas, o farmacêutico também tem um papel fundamental no processo. O seu trabalho deve ser o de fornecer opções que contemplem os objetivos esperados.

A saber, a nutrição estética não se restringe à parte alimentar. Existem suplementações nutracêuticas essenciais para o perfeito funcionamento desse processo. Discorreremos com mais detalhes sobre elas no próximo tópico.

Quais as formulações e os produtos que podem ser trabalhados?

As pessoas investem cada vez mais na personalização do atendimento. Após o desafiador período da pandemia da COVID-19, grande parte da população adotou cuidados essenciais com a saúde e o bem-estar. Isso principalmente no encontro de métodos que proporcionem um gerenciamento de peso sem riscos aos indivíduos.

Entre eles, não podemos nos esquecer dos nutracêuticos, uma grande tendência em suplementação alimentar que conquistou muitos adeptos e chamou a atenção de prescritores. Afinal, é possível suprir as necessidades do organismo do paciente com bioativos que trazem bem-estar e qualidade de vida.

Normalmente, os nutracêuticos se associam ao gerenciamento de medidas, além de atuarem no tratamento de problemas resultantes do sobrepeso e da obesidade, tal qual o diabetes e as doenças cardiovasculares. Aliado a isso, também existem soluções usadas no tratamento do envelhecimento precoce e na saúde de pele, cabelos e unhas

Sendo assim, os nutracêuticos são ótimas opções para agregar valor à sua farmácia, aumentar seu faturamento e se aliar ao propósito da nutrição estética. Veja a seguir algumas alternativas comuns.

Os nutracêuticos mais comuns nas farmácias magistrais

A farmácia magistral é um estabelecimento que oferece tratamentos individualizados, de acordo com a necessidade de cada pessoa, proporcionando mais saúde e qualidade de vida do paciente. Dentre os nutracêuticos mais comuns estão as vitaminas, minerais, fitoterápicos e ativos tecnológicos com mecanismos de ações específicos para diversas indicações.

Entre as diversas moléculas oferecida pelo mercado magistral, indicado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o ativo mais procurado pela população é colágeno, com suas diversas versões que vão desde o específico para a pele, como VERISOL® como para combater a sarcopenia e melhorar o ganho de massa muscular como o BODYBALANCE®.

Portanto, invista em formas farmacêuticas, a farmácia pode individualizar de acordo com a quantidade de ativos, bem como a idade do paciente ou algumas limitações como dificuldade na adesão de medicamentos na forma de cápsulas. Sendo assim, formas farmacêuticas como pastilhas, cápsulas, chocolate funcional, sachê, shake ou gomas, pode contribuir para a adesão do paciente ao tratamento. Afinal, é muito importante se adaptar às necessidades do público na intenção de o tratamento ficar o mais confortável possível aos pacientes, sobretudo aqueles que sofrem de disfagia.

Keranat™

Agora, mostraremos alguns dos produtos que podem ser implementados na nutrição estética. O primeiro deles é o Keranat™, um ingrediente natural à base de miliacina do painço, vetororizado através de uma microencapsulação em fitoceramidas. Trata-se de uma solução inovadora para tratar a queda de cabelo e restaurar a sua beleza e brilho. Clique aqui para ver a literatura detalhada do ativo.

VERISOL®

Outro exemplo interessante é o VERISOL®, composto por Peptídeos Bioativos de Colágeno específicos para atuar nas células dérmicas, de dentro para fora, restabelecendo o metabolismo da pele. Assim, oferecendo uma ação anti-idade, amenizando rugas, linhas de expressão e melhorando a hidratação e cicatrização da pele com resultados perceptíveis a partir de 4 semanas de tratamento.

Ambos nutracêuticos associados contribuem de forma significativa com a nutrição estética, atuando na melhoria da qualidade de vida. Saiba mais sobre VERISOL® aqui.

+Berry®

Outro exemplo de formulações e produtos que podem ser trabalhados em nutrição estética é o +Berry®. É um suplemento revolucionário, devido a potência e bioatividade das antocianinas purificadas do Mirtilo silvestre e groselha negra presentes nestes extratos.

Ele apresenta atividade antioxidante 200 vezes maior do que a vitamina C e 50 vezes maior comparado a vitamina E. Em suma, ele ajuda a prevenir a aterosclerose, a morbidade do diabetes tipo 2, estimula o envelhecimento saudável e auxilia na regeneração do corpo. Veja a literatura de +Berry®.

Esses são apenas alguns exemplos simples que podem ser combinados à nutrição estética. Essa área também atua com alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. A associação desses elementos com formulações nutracêuticas acelera a obtenção de resultados dos pacientes.

Assim, o público da farmácia se manterá motivado a continuar cuidado do corpo. Consequentemente, serão clientes ativos do seu estabelecimento. Logo, esse é um trabalho que, além de contribuir com a saúde das pessoas, também melhora a lucratividade do seu estabelecimento.

Para isso, a Ibero Magistral dispõe de diversos produtos que buscar atender às novas demandas do público farmacêutico. Por isso, entre em contato conosco e saiba como adquirir as formulações citadas.