novo normal nas farmácias

Novo normal nas farmácias: como conduzir a gestão daqui para frente?

Nos negócios, existem alguns fatores externos — ou seja, fora do controle dos empreendedores — que mudam drasticamente a forma como eles operacionalizam. A pandemia é um claro exemplo disso, o que despertou a dúvida sobre como é o novo normal nas farmácias.

O novo coronavírus fez com que modelos de negócios mudassem da noite para o dia. Empresas que seguiam um padrão se viram em uma nova realidade e, para o segmento magistral, não foi diferente.

Afinal, o que mudou? O que devemos considerar daqui para frente na gestão de farmácias? Se você quer entender o que é considerado o “novo normal” para o setor, continue a leitura do artigo!

Por que entender o novo normal nas farmácias?

É claro que uma crise mundial como essa prejudicou o setor, entretanto, o segmento farmacêutico é um mercado que pode transformar a crise em uma grande oportunidade. Saber identificar esse momento é crucial para se manter e gerar resultados ainda mais expressivos. 

Novos modelos de negócios surgiram, alguns temporários e outros já irreversíveis. Entretanto, farmácias se tornaram importantes promotoras de saúde para ajudar a população a enfrentar a pandemia.

Sendo assim, diferentes inovações surgiram para tornar esses negócios mais produtivos e eficientes, entregando serviços e produtos de qualidade, além de entender as dores e os problemas do seu público-alvo. Assim, como esse é um momento de crise de saúde, é fatídico que o segmento farmacêutico tem muito a oferecer para a sociedade.

Afinal, como é o novo normal nas farmácias?

A princípio, assim como qualquer segmento, aqui, não vamos muito longe. Farmácias precisaram entender quais são os novos hábitos do consumidor e, ainda, se adaptar a uma nova realidade que, até então, parecia ser um cenário caótico de ficção científica.

Medidas de higiene

Para manter a qualidade da produção de medicamentos e do atendimento ao público, a preocupação com a higiene sempre esteve na mente dos farmacêuticos. Todavia, agora mais do que nunca, isso se tornou uma realidade.

Disponibilidade de álcool em gel em todos ambientes, distanciamento do atendimento ao público, mecanismos facilitadores de pagamento, além da inclusão de novos EPIs de segurança, são grandes exemplos das novidades do setor.

Considerando que é um ambiente que faz atendimento para saúde, podemos encontrar consumidores com gripe, resfriado e, até mesmo, infectados pela Covid-19, sem a consciência disso. Sendo assim, mais do que nunca, o cuidado deve ser redobrado com seus profissionais e consumidores.

Adaptação do modelo negócio

As farmácias demandam novas formas de promover suas vendas. Canais online, como o WhatsApp, se antes era um desejo, agora é uma necessidade. Para isso, é fundamental se preparar e oferecer a melhor experiência para seus clientes.

O atendimento deve ter a mesma cautela, entretanto, com menor contato possível. Para as vendas à distância, os cuidados ficam voltados para a logística e a experiência de compra. Nesse sentido, um exemplo clássico é o dos manipulados, que agora contam com uma retirada da receita em casa, ou envio via internet, para somente depois aprovar a produção do produto ou não.

Com esses tipos de preocupações, é possível não somente manter o negócio vivo, mas também otimizar os processos e, consequentemente, a satisfação do consumidor.

Tecnologia e inovação

As tendências tecnológicas são os principais parceiros para o segmento farmacêutico. É por isso que o marketplace para farmácias é fortemente mencionado.

Do mesmo modo, outras tendências facilmente encontradas são sistemas inteligentes de precisão, que aproximam consumidores de profissionais da saúde e de medicamentos. Testes laboratoriais remotos encabeçam as novidades do setor farmacêutico, que passa a empenhar suporte nos diagnósticos da Covid-19.

Por fim, mas não menos importante, o desejo de disponibilizar farmácias como centros de vacinação já é uma realidade. Atualmente em fase de estudos, muito em breve, enxergamos esses estabelecimentos como suporte para imunização da sociedade.

O novo normal nas farmácias foi visto como um ambiente de oportunidades, para esse segmento identificar novas atuações e otimizar o que já era feito. Portanto, é fundamental acompanhar quais são as mudanças e se preparar para implementá-las em seu negócio.

Aproveite que você está por dentro do assunto e compartilhe este artigo nas redes sociais, para que mais pessoas conheçam o novo papel das farmácias.