metabolismo cutâneo

Metabolismo cutâneo e as interações com a COVID-19

Quando a pandemia da COVID-19 afetou o Brasil e o mundo, pouco se sabia sobre o assunto. Até então, acreditávamos que se tratava apenas de uma doença respiratória. Contudo, com o passar do tempo, percebemos alguns efeitos colaterais que fugiram desse conceito. O metabolismo cutâneo, por exemplo, sofreu interações com a doença.

Os cientistas e profissionais da saúde já conhecem bem os impactos da COVID-19 na pele. Nesse sentido, o foco deve ser na adoção de abordagens inteligentes que atuem nas causas desses problemas.

Neste artigo, mostramos os efeitos da COVID-19 no metabolismo cutâneo e como tratar eventuais reações geradas nesse processo. Acompanhe para saber mais!

Os efeitos da COVID-19 na pele

Os efeitos da COVID-19 sobre a pele começaram a ser percebidos logo após os primeiros curados. A incidência maior ocorre sobre as pessoas com sintomas moderados para os mais graves. Entre os efeitos mais comuns, estão as manchas vermelhas, a textura áspera, o ressecamento e a coceira.

O grande desafio é diferenciar esses conceitos da síndrome pós-COVID-19, que afeta a pele e as outras doenças que causam o mesmo efeito. Até o momento, não temos uma explicação concisa dos motivos para essa afecção da pele.

Contudo, estima-se que o aumento da inflamação do corpo gerado pela doença proporcione alterações no metabolismo cutâneo, gerando os impactos que mencionamos.

O metabolismo cutâneo

O metabolismo cutâneo pode afetar a disponibilidade de ativos. Afinal, a epiderme viável é um tecido que tem uma grande capacidade metabólica.

Por isso, quando ocorrem algumas disfunções em outras partes do corpo, existem reflexos negativos no metabolismo da pele. É justamente nesse ponto é que a COVID-19 apresenta os principais impactos sobre o revestimento do nosso corpo.

Os efeitos da COVID-19 no metabolismo cutâneo e os tratamentos indicados

A alteração do metabolismo cutâneo provoca uma diminuição da proliferação das células da pele, dificultando a recuperação das camadas mais profundas, gerando os problemas mencionados neste conteúdo.

Uma das abordagens interessantes é o conceito IN/OUT, trabalhando o metabolismo cutâneo de dentro para fora. Isso é feito utilizando suplementos e nutracêuticos que temos no mercado. Atualmente, os mais indicados são o VERISOL® (IN) e o Hymagic™-4D (OUT), por exemplo.

No próximo tópico, mostramos algumas formulações utilizando esses e outros produtos. Então, continue lendo!

Hidratação cutânea e cicatrização de lesões

Essa formulação de uso oral é indicada para hidratação cutânea e cicatrização de lesões, estabelecimento o metabolismo cutâneo. A manipulação é de 30 sachês, bem como a posologia indica ingerir 1 sachê diluído em 120mL de água, 1 vez ao dia.

Sendo assim, veja a fórmula:

  • VERISOL® 5g;
  • Vitamina C 1g;
  • Iogovita®/Iogovita® Lac Free 15g (1 sachê).

Outra formulação interessante é o Booster de ácido hialurônico ultra-hidratante para todos os tipos de pele. Portanto, os elementos utilizados são:

  • Hymagic™-4D 2,0%;
  • Base sérum oil free qsp 100%.

Manipular em frasco conta-gotas. Ele é de uso tópico e pode ser aplicado na face pela manhã e à noite. Dessa forma, aumenta em até 155% a hidratação cutânea a partir da primeira hora de aplicação, além de reparar a pele danificada e sensibilizada. Ademais, também melhora a elasticidade.

Redução do ressecamento labial

Também é possível utilizar a seguinte formulação para a redução do ressecamento labial:

  • Hymagic™-4D 2,0%;
  • Aroma de morango 1,0%;
  • Steviol 0,5%;
  • Mica pearl rose 1,0%;
  • Base gloss labial qsp 8g.

A formulação pode ser aplicada diariamente nos lábios. Desse modo, aumenta em até 155% a hidratação desde a primeira hora de aplicação. Assim, promove lábios macios e previne a descamação.

Tratamento de dermatite atópica

A dermatite atópica pode ser tratada utilizando a seguinte fórmula:

  • Aspartato de magnésio 200mg;
  • Cobre bisglicinato 1mg;
  • Coenzima Q10 50mg;
  • Equinácea purpúrea 150mg;
  • L-Lisina 150mg;
  • Vitamina C 300mg;
  • Zinco blisglicinato 15mg.

Manipular 30 doses. Ela pode ser ministrada em 1 dose ao dia. Dessa forma, auxilia na modulação da inflação e na reação antígeno-anticorpo.

Em conclusão, como você pôde perceber, a COVID-19 pode afetar diretamente o metabolismo cutâneo. Contudo, ao adotar as abordagens corretas para cada problema gerado, você pode oferecer bons resultados para o tratamento.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Desse modo, mais pessoas terão acesso a essas informações tão valiosas.