fbpx
médicos empreendedores

Por que e como se tornar um médico empreendedor?

Muito se fala, mas poucos compreendem realmente o que é o empreendedorismo. Principalmente no ramo da saúde, ainda há muita dúvida sobre os benefícios de ser um dos médicos empreendedores. Além disso, existe o questionamento de como isso se aplica na atuação do profissional.

Empreendedorismo consiste no processo de implementar um novo negócio. Empreender demanda algumas características básicas. Exemplos dela são a coragem e a criatividade. Elas são capazes de proporcionar ao seu cliente algo diferente do que sua concorrência oferece, sendo atraente ao público e rentável para o profissional.

Embora milhares de médicos se formem todos os anos, a faculdade de medicina não o prepara para a realidade do mercado. Em uma área tão competitiva quanto a saúde, o empreendedorismo pode ser a chave principal para obter sucesso e destaque.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o que você precisa saber para fazer parte do grupo de médicos empreendedores.

Acompanhe!

Quais são as vantagens de se tornar um dos médicos empreendedores?

O médico que resolve empreender e abrir sua própria clínica pode ter desafios pela frente. Entretanto, as vantagens são atraentes e fazem todos os obstáculos valerem a pena.

O primeiro atrativo de ter seu próprio negócio, principalmente no ramo da saúde, é a liberdade de definir o padrão de atendimento que você oferecerá, os dias e os horários que a clínica estará aberta, bem como o segmento específico. Por exemplo, atuação na modalidade home care e outros mercados na prática da medicina.

Além disso, há a vantagem da precificação justa de seu serviço. Uma das maiores reclamações dos médicos é o pagamento abaixo da média em hospitais e postos de saúde. Ter seu próprio negócio possibilita criar sua própria tabela de preços para consultas e procedimentos particulares.

Outra vantagem é a possibilidade de controlar a agenda de trabalho. Empreender e abrir sua própria clínica é ter o controle total da sua carga horária. Contudo, um dos maiores benefícios é a possibilidade de se destacar em seu ramo de atividade. Ou seja, trazer diferenciais para sua clínica que atraia os clientes, até os mais exigentes.

Como se tornar um dos médicos empreendedores?

Para empreender e superar os desafios que o próprio negócio pode gerar, o médico precisa se atentar e desenvolver algumas habilidades. Descreveremos as principais nos próximos tópicos.

Continue lendo!

Faça a gestão de finanças

Os médicos empreendedores têm que ter total controle de sua vida financeira. Entender conceitos como fluxo de caixa, taxas e impostos, custos e lucros é essencial para manter seu negócio rentável e funcionando.

Desenvolva a noção de mercado

Para ter sucesso e destaque no mercado, é preciso ter muita intimidade com ele. Saber quais são as demandas, as tendências e as necessidades é crucial nessa jornada. Portanto, o médico deve conhecer todos os processos de um segmento.

Ou seja, não somente aqueles que envolvem a prática da medicina, mas as demais demandas que existem no consultório. Essa etapa é importante no projeto de abrir a clínica ou quando ela já existe. O estudo de mercado permite que as alterações necessárias sejam feitas, visando o desenvolvimento do potencial de negócio.

Além disso, esse trabalho também facilita o aprendizado de novas abordagens de tratamentos para serem adotadas em sua clínica. Assim, abre uma grande janela de oportunidades para que você seja o pioneiro em determinada atividade.

Aprenda sobre gestão de pessoas

Os médicos empreendedores também deve saber gerenciar uma equipe de profissionais. Para tanto, é importante estudar e adquirir habilidades de gerenciamento de pessoas. Isso é essencial na atração de colaboradores mais capacitados para atuar em sua clínica.

Além disso, esse aprendizado pode auxiliar bastante no relacionamento com seu pessoal. Consequentemente, tornará o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Inevitavelmente, essas características farão com que os colaboradores trabalhem com mais foco e produtividade.

Estude o domínio de novas tecnologias

A tecnologia passa por evoluções constantemente. Muitas vezes, trazendo estratégias e ferramentas que podem facilitar e melhorar o trabalho, independentemente da área. Atualmente, existem sistemas de gestão médica que simplificam alguns dos processos na clínica e tornam a rotina mais eficiente.

Além disso, os médicos empreendedores podem trazer procedimentos diferenciados e modernos. Um exemplo disso é a telemedicina, que pode aumentar o leque de serviços prestados pelo seu estabelecimento, bem como novas formas de atendimento.

Estude sobre gestão e empreendedorismo

Estudar sobre gestão e empreendedorismo é essencial para os médicos empreendedores. Infelizmente, esses dois assuntos não são muito difundidos nos cursos universitários de medicina. Logo, é muito comum que os profissionais saiam da sua formação sem saber como montar um negócio.

Sendo assim, você deve buscar esse conhecimento após formado. Graças ao avanço da tecnologia, esse aprendizado ficou mais simples. Atualmente, é possível estudar sobre o assunto por meio de cursos ministrados pela internet, fóruns online, mentorias à distância e outras modalidades de treinamentos.

Busque parceiros efetivos

Também, vale a pena pensar em parceria. O ideal é que os demais profissionais complementem o trabalho da sua clínica. Evite fazer sociedades com eventuais concorrentes, pois isso pode tirar o foco da sua atividade.

Afinal, ninguém deseja ter um concorrente dentro do seu próprio estabelecimento. Portanto, se você pensa em agregar parceiros ao negócio, sempre tenha em mente esse fator. Além disso, procure por profissionais que podem agregar valor ao trabalho prestado por sua clínica.

Assim, mais pessoas circularão pelo estabelecimento e isso impactará positivamente o crescimento da empresa em sua totalidade.

Cuide das finanças do negócio

Ainda, é muito importante ter cuidado com as finanças da sua empresa. Isso porque não é raro encontrar médicos que faliram pelo simples descontrole de suas contas. Logo, é crucial contar com ferramentas que auxiliem nesse processo de controle de finanças.

Outra dica é contratar profissionais ou empresas terceirizadas para fazer esse trabalho. Afinal, você também não pode dedicar tanto tempo a essa atividade. Ou seja, estará ocupado atendendo seus clientes. Portanto, vale a pena pensar na terceirização desse setor vital da sua empresa.

Tenha o controle de todos os aspectos do negócio

Finalmente, é preciso que você tenha o controle de todos os aspectos do seu negócio. Ao afirmar isso, muitas ideias erradas podem surgir na mente dos médicos empreendedores. Veja bem, não defendemos que você deva fazer todo o trabalho dentro estabelecimento.

No entanto, é essencial que você tenha a plena noção de cada uma dessas tarefas executadas por seus colaboradores ou terceirizados. Nesse caso, você deve acompanhar atividades, como:

  • agendamento;
  • relacionamento com seus pacientes;
  • aquisição de insumos e equipamentos;
  • organização e limpeza do espaço físico;
  • pagamentos de colaboradores e demais despesas;
  • acompanhamento de custos básicos, como consumo de água, energia, internet, sistema, aluguel, entre outros.

Perceba que acompanhar cada uma dessas ações não significa executar a tarefa. Afinal, você não terá tempo para fazer tudo isso sozinho. O ponto que precisamos destacar é que o médico empreendedor precisa estar totalmente alinhado com a execução dessas atividades. Isso significa acompanhar de perto cada uma delas.

Ao fazer isso, você evitará surpresas desagradáveis que podem acontecer na clínica. Por exemplo, a falta de um material específico, limpeza ruim em determinados ambientes, falta de pagamento de alguma conta, entre outros problemas.

Então, preparado para ser um dos médicos empreendedores do Brasil? Ao seguir essas dicas, você terá grandes chances de ter sucesso nessa jornada, aproveitando todos os benefícios incríveis que o universo do empreendedorismo pode proporcionar.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a esse conhecimento tão valioso.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.