jornada de compra

O que é jornada de compra e como ela impacta sua farmácia? Saiba agora!

Com as constantes mudanças nos hábitos dos consumidores, é primordial que o segmento farmacêutico entenda como funciona a jornada de compra. Desde o primeiro contato com o seu negócio até o fator decisório, o foco deve estar em atender às expectativas do público.

Hoje, não basta oferecer o melhor preço, os gatilhos mentais para compra vão muito além deles. Em suma, é um conjunto de diferentes fatores que leva o cliente a tomar a decisão de compra.

Nesse sentido, como entender realmente o funcionamento da jornada de compra e como analisá-la para garantir sua melhoria contínua? Se você, empreendedor ou gestor farmacêutico, deseja entender mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo.

O que é a jornada de compra?

Primeiramente, precisamos explicar que, principalmente em vendas digitais, existem duas categorias de consumidores: leads e clientes. Sobretudo, o primeiro também chamamos como potencial cliente. São pessoas que tiveram impacto pela sua publicidade e demonstraram algum interesse no que seu negócio oferta.

Sendo assim, a jornada de compra consiste no processo que chamamos de conhecimento ou descoberta. Além dessa etapa, outras duas também fazem parte da jornada de compra: consideração e decisão.

As três juntas qualificam os leads até o momento que eles tomam a escolha de efetivar a compra do seu produto. É justamente por esse motivo que precisamos entender como funciona essa jornada e otimizá-la. Dessa forma, torna-se possível otimizá-la e, consequentemente, aumentar os números de venda.

Como funcionam as fases da jornada de compra?

A princípio, podemos encontrar os leads em estágios diferentes de compra, assim como a maturidade também é diferente. Isto é, o mapeamento completo da jornada permite entender onde eles estão e o que será necessário fazer para que eles avancem na jornada até que se tornem clientes compradores.

Sendo assim, veja como os estágios funcionam para que os leads evoluam no processo.

Descoberta

É nesse momento que localizamos os leads ou os antigos compradores que perderam o vínculo com a marca. Em tese, geralmente, nesse momento eles não sabem — ou sabem muito pouco — das suas necessidades.

É justamente este o momento de qualificá-los, estimulando a descoberta de que eles realmente precisam daquele produto ofertado por você.

Alimentá-los com marketing de conteúdo (por exemplo, blogs, e-books, e-mail marketing e infográficos) é uma excelente estratégia para que o lead conheça mais sobre suas próprias dores e passe a entender que seu produto é a solução ideal para ele.

Consideração

Quando esse consumidor entende suas principais dores, ele começa a procurar as melhores formas de solucionar o seu problema. Por exemplo, uma pessoa que entende que precisa hidratar melhor sua pele e retardar os processos de envelhecimento, os nutricosméticos são uma saída.

Nesse exemplo, deve-se informar mais como eles funcionam e as vantagens de investir em um produto suplementar que possa sanar seus problemas. O próximo passo é apresentar a empresa como uma autoridade no segmento que oferece essa solução.

Decisão

Antecipadamente, como o próprio nome já sugere, é o momento no qual o lead vai tomar a decisão final de compra e passar a se tornar um cliente efetivamente. Ainda no exemplo usado, o seu papel será oferecer a sua linha nutricosmética como a melhor e mais eficiente para o seu potencial cliente.

Para isso, as informações devem ser mais precisas, falando mais sobre a empresa, sobre o produto e como ele será extremamente importante para sanar seus problemas.

Independentemente do ticket médio do seu negócio, quando um interessado vê na sua oferta a melhor saída para o seu problema, maiores são as chances de comprar com você. Em outras palavras, mesmo que o valor esteja mais alto que no resto do mercado, ele está decidido a comprar aquilo que mais será facilitador em sua vida.

A jornada de compra, hoje, é fundamental para uma maior precisão nas estratégias em um marketplace farmacêutico. À medida que se faz esse mapeamento, os próximos passos a serem executados ficam mais claros. Portanto, essa prática é fundamental para ser mais estratégico no seu planejamento de vendas.

Ainda sobre os processos de relacionamento entre consumidor e empresa, você já sabe como implementar os serviços farmacêuticos? Essa é uma nova proposta para o segmento, que revoluciona a experiência do cliente na farmácia.