fbpx
janeiro branco

Janeiro Branco: a importância de divulgar entre os clientes da farmácia magistral

Os cuidados com a saúde mental são muito importantes e vêm ganhando espaço em debates e ações em nosso país. Desse modo, as pessoas perceberam a importância de cuidar da sua mente. E um dos momentos em que o assunto é mais discutido é durante a campanha Janeiro Branco.

Todos os anos, esse mês é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Nesse caso, é aberta uma janela de oportunidades para a sua farmácia, que pode auxiliar no atendimento e divulgar a importância de cuidar da mente, além do corpo. Isso ocorre quando você oferece aos seus clientes produtos que podem favorecer um aspecto da vida que, muitas vezes, é deixado de lado.

Neste artigo, mostramos um pouco mais sobre o Janeiro Branco, os números sobre diagnósticos de problemas relacionados à mente e como a sua farmácia pode contribuir para a melhoria desses quadros. Acompanhe!

O crescimento dos problemas relacionados à mente

Para entender a importância do Janeiro Branco, basta analisar os números sobre o diagnóstico de doenças relacionadas à saúde mental. Dados divulgados pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que ocorreu um aumento entre 20% e 25% do número de pessoas que afirmaram ter problemas desse tipo.

A maioria deles está relacionado à depressão, aos transtornos mentais comuns e à ansiedade. Isso nos mostra que a preocupação com a saúde mental deve vir em primeiro lugar. Por esse motivo, o Janeiro Branco é realizado sempre no mês que inicia o ano, como uma página em branco. Afinal, esse é um período de reflexão sobre as metas passadas, cumpridas ou não, e os planos para o futuro.

O impacto da pandemia na geração de problemas ligados à saúde mental

O mesmo levantamento também mostrou que a pandemia de COVID-19 vem sendo um grande agravante desses quadros. Além disso, informações da Biblioteca Virtual em Saúde mostraram que, entre as principais reações desse período, estão:

  • o medo de morrer;
  • deixar de procurar serviços de saúde por medo do vírus;
  • medo de perder a fonte de renda;
  • alterações no sono;
  • sentimentos de desesperança, tédio e solidão;
  • impotência frente ao problema;
  • preocupação com membros da família.

Dito isso, todos esses pontos causam efeitos diretos na saúde mental. Portanto, o Janeiro Branco tem uma importância muito grande na vida das pessoas de todo país afetadas pela pandemia.

A importância do Janeiro Branco e como sua farmácia pode participar da campanha

Como você pôde perceber, o problema é latente. Contudo, uma farmácia magistral tem o importante papel de oferecer soluções que resolvam ou, pelo menos, diminuam os efeitos desses males que afetam a saúde mental.

A sua primeira atribuição deve ser na preparação e divulgação do Janeiro Branco em sua farmácia. Assim, antes mesmo do mês iniciar, vale a pena fazer o marketing do período, demonstrando a importância de adotar cuidados relacionados à saúde mental. Isso porque muitas pessoas ainda sentem vergonha ou medo de procurar ajuda, devido à falta de informação e ao preconceito sobre esse tema.

Além disso, é importante agir no fornecimento de produtos que atuam na mente e no relaxamento. Uma dica interessante é apostar na comercialização dos famosos florais e óleos essenciais. Sobretudo, os que possuem substâncias que geram conforto e bem-estar.

Já uma alternativa interessante de ativo 100% natural é oferecer nutracêuticos que agem no Sistema Nervoso Central, proporcionando um efeito semelhante dos ansiolíticos. Contudo, sem os danosos efeitos colaterais provocados por eles.

Um exemplo é o Zembrin®, composto botânico que possui 4 princípios ativos que atuam diretamente nas no sistema nervoso central, modulando o humor e as funções cognitivas do paciente através de 2 mecanismo de ação distintos. Assim, consegue reduzir sintomas relacionados ao estresse, à ansiedade e traz o alívio da tensão, além de proporcionar melhoras no raciocínio lógico, atenção e na capacidade cognitiva.

O mais importante é entender o papel da sua farmácia durante o Janeiro Branco. Assim, você pode disponibilizar produtos mais direcionados às necessidades da população. Porém, também deve investir em divulgação e demonstração da importância dos cuidados relacionados à saúde mental.

Se essas dicas foram úteis para você, então, compartilhe o artigo em suas redes sociais. Esse é o primeiro passo para propagar a ideia do Janeiro Branco.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.