fortalecer o sistema imunológico

Veja como permanecer o ano todo com o sistema imunológico fortalecido

Desde o nascimento, nosso corpo está em constante adaptação sobre o meio à sua volta. Uma dessas é sobre como se defender de doenças e agentes externos que podem causar danos leves ou até mais graves. Portanto, para que o corpo possa se prevenir contra essas enfermidades ou se recuperar delas com mais rapidez, saber como fortalecer o sistema imunológico é uma estratégia vital.

Também chamado de sistema imune, ele é constituído de tecidos, órgãos e células que fazem a defesa do organismo. A todo momento ele está em alerta e pronto para entrar em funcionamento. Dessa maneira, o ano todo o corpo enfrenta doenças conhecidas, como gripes e resfriados, além de exposição aos mais variados vírus e bactérias. Assim, quem não atua para fortalecer o sistema imunológico, frequentemente desenvolve alguma patologia.

No entanto, é possível driblar a maioria dos agentes patogênicos quando a imunidade está fortalecida. É importante lembrar de que todos os dias estamos expostos aos agentes causadores de doenças. Por isso, preparamos algumas dicas para que você mantenha o sistema imunológico fortalecido, em prol de uma vida longeva e de qualidade.

Continue a leitura para conhecê-las!

Como o sistema imunológico funciona?

O sistema imunológico é um dos principais responsáveis por manter o nosso corpo saudável e combater vírus e bactérias que nos atacam constantemente. Basicamente, ele é responsável por proteger o organismo de infecções que possam fazer mal ao nosso corpo, já que ele é capaz de identificar os agentes patogênicos e destruí-los antes que eles se instalem.

Sua atuação é feita por dois tipos de respostas: a imune inata e a imune adaptativa. A resposta imune inata faz parte da primeira linha de defesa do organismo e, inclusive, está presente em nosso corpo desde o nascimento, nos protegendo dos primeiros invasores. Suas principais características são a rapidez e a pouca especificidade na hora de combater os agentes estranhos.

Para compor essa defesa, a reposta imune inata se usa de barreiras físicas, que podem ser exemplificadas pela nossa pele e muco que produzimos em diferentes partes do corpo, como nariz e orelhas. Também, são usadas barreiras fisiológicas, como a nossa temperatura, a acidez do corpo e as citocinas liberadas pelo nosso organismo, com a função de impedir com que vírus ou bactérias se desenvolvam.

Já o sistema imune adaptativo faz parte da segunda linha de defesa e conta com uma grande importância, já que é onde ficam os anticorpos e as células de memória, que guardam informações dos invasores anteriores e impedem rapidamente que se instalem novamente no corpo.

Como manter o seu sistema imunológico fortalecido?

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre o que é o sistema imunológico e quais são as suas principais características, está na hora de você saber como é possível dar uma ajuda extra ao seu corpo, tomando algumas atitudes que ajudam a fortalecê-lo e a deixá-lo mais resistente para as batalhas contras os agentes patogênicos.

Tenha uma alimentação variada e equilibrada

Por meio da alimentação, o corpo consegue os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, assim como fortalece seus mecanismos de defesa. Vitaminas e minerais podem ser obtidos com uma alimentação equilibrada e natural. Entre os principais nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade estão a vitamina C, vitamina E, vitamina D, zinco, selênio, ácido fólico e carotenoides.

Sendo assim, capriche nos sucos, saladas coloridas, frutas, legumes e verduras. Dê preferência para alimentos in natura, assim como diminua o consumo de processados. É importante ter uma alimentação saudável não apenas quando está doente, mas sim durante todos os dias. Dessa forma, o seu corpo conta sempre com uma força extra, já que ele é constantemente atacado por bactérias e vírus que podem causar as mais variadas patologias. Dessa maneira, você ficará doente com menos frequência.

Durma bem

São diversos os benefícios de dormir bem, nosso corpo recupera energias e a mente fica tranquila e revigorada. Além disso, durante o sono produzem-se hormônios específicos para a manutenção do organismo e isso inclui também o sistema imunológico. Por isso, o ideal é dormir entre 6 a 8 horas por dia, em um ambiente confortável e sem interrupções.

Alergias X imunidade

Além das gripes e resfriados, as alergias também acometem boa parte da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos brasileiros tem algum tipo de alergia. A rinite alérgica atinge 25% dos pacientes e a asma alérgica 20% das crianças e adolescentes do país. Quem apresenta essas condições deve se preocupar ainda mais em manter a imunidade alta, para não desenvolver enfermidades que compliquem o quadro de rinite, por exemplo.

Adote bons hábitos

Além das nossas dicas acima, também é preciso adicionar a prática de exercícios físicos a sua rotina. Estudos comprovaram que, além de melhorar a qualidade de vida, os exercícios distribuem melhor os nutrientes pelo corpo e, assim, minimizam inflamações.

Fazer esportes com regularidade também melhora a atuação das células de defesa, que conseguem englobar e destruir as ameaças ao corpo com mais facilidade. Por último, evite o cigarro e estar exposto ao mesmo. Também, aconselha-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, se for o caso, beber com moderação.

Opte pelos medicamentos naturais

Logo que os primeiros sintomas de uma doença aparecem, as pessoas costumam recorrer aos remédios convencionais. Contudo, existe uma grande diversidade de remédios naturais indicados para fortalecer o sistema imunológico. Um ótimo exemplo deles é o enxofre.

Ele é necessário para a síntese do colágeno, tem propriedade anti-inflamatória e detoxificante, além de minimizar as dores das articulações. Sua ação melhora o funcionamento das juntas, cartilagens e tecidos conjuntivos, ajudando na manutenção tendões e ligamentos. Além disso, o enxofre conserva o sistema imunológico e fortalece nossas defesas naturais.

Nossa sugestão é OptiMSM®, que reúne todas as propriedades acima. O ativo oferece suporte e equilíbrio ao sistema imune e pode ajudar a melhorar a resistência do organismo à vírus e substâncias tóxicas, resultando em uma resposta imunológica mais forte.

Você pode pedi-lo na sua farmácia de manipulação preferida.

Assim, entendendo melhor como fortalecer o sistema imunológico por todo o ano, você ficará doente por menos tempo e, caso aconteça, conseguirá se recuperar mais rápido do que imagina. Para potencializar essa melhora, conte com produtos naturais e de qualidade que trazem vários benefícios para seu corpo.

Busque pelos produtos Ibero Magistral nas farmácias e sinta, na prática, a melhora da sua saúde e qualidade de vida! Clique aqui e saiba onde encontrá-los.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.