fórmulas magistrais

As oportunidades de vendas das fórmulas magistrais não medicamentosas e outros produtos

Atualmente, as farmácias que se limitam à venda exclusiva de medicamentos ficaram para trás. Lembramos que a Anvisa permite a comercialização de diversos produtos nesses ambientes, entre eles, alimentos, bebidas, itens de higiene e cuidados pessoais, dermocosméticos, suplementos e fórmulas magistrais. Portanto, você pode oferecer soluções completas aos seus clientes.

O empresário desse segmento precisa estar atento a essas possibilidades. Afinal, elas podem trazer muitas oportunidades de venda e fidelização de clientes. Pensando nisso, continue acompanhando para descobrir uma lista de produtos que podem ser colocados à venda em sua farmácia.

Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC)

Um dos principais setores que podem ser explorados pelo mercado é o chamado HPPC. Essa é a sigla utilizada para designar os termos Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Para você ter uma ideia, ocorreu um crescimento considerável na venda desses produtos no primeiro quadrimestre de 2021.

Foi uma evolução de cerca de 5,7%, segundo dados do Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC. Um dos motivos para o crescimento é a retomada das atividades em bares, restaurantes e festas fechadas. Assim, aumentando especialmente o uso de itens de perfumaria e cosméticos.

Nesse sentido, temos uma grande oportunidade para a farmácia, agregando ainda itens de higiene pessoal, como produtos para banho, beleza e cuidados com o bebê ou pessoa idosa. Atentar à demanda do público feminino e masculino também é fundamental. Oferecer esses produtos no seu estabelecimento pode ser uma excelente oportunidade para potencializar as suas vendas.

Comidas e bebidas de consumo rápido

Outro segmento de mercado que pode ser interessante para uma farmácia é o de alimentos e bebidas de consumo rápido ou para dietas com restrição e/ou específicas. Por exemplo, alguns doces, snacks, cereais, chás, sachês de bebidas funcionais, probióticos. Uma dica interessante é oferecer produtos focados no público fitness e intolerantes à lactose ou glúten.

Além disso, você pode comercializar mel, geleia real e extrato de própolis, conforme regulamentação dos órgãos sanitários. Em resumo, o ideal é fornecer alimentos que não necessitam de conservação em baixas temperaturas. Isso evita a necessidade de inserir equipamentos no espaço físico do seu negócio, além dos próprios custos que eles podem gerar.

Suplementos

A venda de suplementos também é um segmento que está em alta, sendo uma oportunidade interessante para inserir em sua farmácia. Segundo o IQVIA, o ano de 2020 registrou um crescimento de 47,8%. A vantagem desse tipo de produto é a variedade. Nesse caso, você pode oferecer vitaminas, minerais e alguns macronutrientes, como a proteína por meio do Whey Protein.

Fórmulas magistrais e nutracêuticos

Por fim, temos uma das mais lucrativas e interessantes alternativas para inserir em sua farmácia. Estamos tratando das fórmulas magistrais e nutracêuticos. Basicamente, os nutracêuticos têm o foco de melhorar diversas áreas da vida utilizando combinações de produtos naturais. O colágeno VERISOL® — conhecido em todo Brasil como um grande agente antienvelhecimento para a pele — é um ótimo exemplo.

O mercado de fórmulas magistrais traz uma série de opções personalizadas e manipuladas para cada cliente. São tratamentos individualizados e distribuídos em diferentes formas, como chocolate funcional, sachês, cápsulas, líquido, gomas, pó e pastilhas sublinguais. Tudo para atender à necessidade de cada um.

Contudo, é muito importante que você tenha cuidado na hora de escolher o fornecedor dessas fórmulas magistrais. É essencial que seja uma empresa com experiência nesse mercado, que tenha estudos comprovando a eficácia de cada produto. O processo de produção de fórmulas magistrais afeta muito a qualidade dos produtos. Por isso, é importante contar com fornecedoras de qualidade.

Por fim, é possível chegarmos à conclusão de que as oportunidades de produtos que podem ser disponibilizados na sua farmácia são amplas. Portanto, comece a estudar a possibilidade de inseri-los no seu negócio, especialmente as fórmulas magistrais.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo nossos conteúdos, assine nossa newsletter. Dessa forma, sempre que publicarmos um texto novo, comunicaremos por e-mail.