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Ponto de venda: como escolher o local para uma farmácia magistral?

A escolha do ponto de venda para instalar um estabelecimento é um dos fatores decisivos para o seu sucesso do negócio. Logo, com uma farmácia local não poderia ser diferente.

Isso acontece, principalmente, no caso de ela não estar no comércio eletrônico. Afinal, não adianta ter bons produtos, vendedores eficientes e preços interessantes, mas estar em uma localização de difícil acesso para seu público-alvo.

Para definir o melhor lugar para fixar a sua farmácia de manipulação, é necessário considerar um conjunto de aspectos. Entre eles, a localização e a análise do perfil de compra do consumidor.

Confira, abaixo, como selecionar o ponto comercial mais apropriado para o seu negócio!

Baseie-se nos 4Ps do marketing para a farmácia local

A estratégia dos 4Ps do marketing é muito conhecida por profissionais dessa área. Contudo, pouco difundida entre farmácias magistrais e outros tipos de estabelecimentos. O conceito tem relação com 4 palavras que iniciam com a letra P, são elas:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • promoção ou propaganda.

Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer é observar se existe coerência entre os 4Ps do marketing. Para que seu negócio tenha êxito, é recomendado se atentar igualmente a esses quatro elementos. Ou seja, o produto deve ter um preço adequado, ser colocado à disposição dos clientes no local correto e contar com estratégias de divulgação.

Na prática, é fundamental oferecer um produto e um serviço farmacêutico com boa qualidade. Além disso, ele precisa ter um preço justo. Você deve escolher uma localização que corresponda ao seu segmento e que seja de fácil acesso para o público consumidor. Por fim, deve investir em propaganda, difundindo a sua marca. Assim, o equilíbrio entre esses 4 pontos simples é a chave para alavancar a sua empresa.

Analise o perfil de compra do consumidor da farmácia local

Analisar o perfil de compra do seu público é imprescindível para selecionar o ponto de venda mais promissor. A partir disso, pode-se descobrir as características dos seus clientes em potencial, tais como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • poder aquisitivo;
  • motivos pelos quais efetuam uma compra.

Com essas informações em mãos, é mais fácil definir a localização ideal para a farmácia de manipulaçãoDê preferência aos locais onde o seu público-alvo esteja presente, como espaços de trabalho ou residenciais.

Nesse sentido, caso os seus consumidores não tenham grande poder de compra, vale a pena consultar áreas mais populares. Já para os clientes com alto valor de compra, recomenda-se escolher os bairros nobres.

Estude todos os aspectos da localização do ponto de venda da farmácia magistral

Uma estratégia eficiente para a seleção do ponto de venda é evitar o isolamento. Busque sempre a proximidade com outros serviços, como supermercados, hospitais, entre outros. No entanto, tenha cuidado ao escolher a sua vizinhança. Seria incompatível fixar uma farmácia perto de uma peixaria, por exemplo. Afinal, o odor desagradável espantaria os seus clientes.

Observe se a localização pretendida tem um grande fluxo de pessoas. O negócio tem mais chances de ser bem-sucedido em áreas com movimentação intensa. Como no centro da cidade, próximo a prédios comerciais, lojas e até mesmo pontos de ônibus.

Caso você tenha encontrado uma boa localização, mas já exista uma farmácia atuando na região, vá em frente. O mais importante é oferecer um diferencial para se destacar em relação à concorrência. Também, é interessante personalizar o ponto de venda, se for possível. Assim, você consegue ser mais atrativo e, consequentemente, valorizado pelos clientes.

Pense no conforto e na praticidade dos seus consumidores. Se a farmácia ficará em uma área com grande fluxo de carros, é aconselhável oferecer um estacionamento. Ele é útil para que os clientes possam parar e comprar com tranquilidade. Além disso, esse espaço também elimina a preocupação de deixar o veículo na rua.

Verifique as cláusulas do contrato antes de comprar ou alugar o espaço

Após comprar o espaço, você tem a possibilidade de fazer alguma reforma? Antes de fechar a locação do local, leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Veja se existe algum impedimento quanto a refazer a estrutura do estabelecimento ou na execução de pequenas obras.

Afinal, esse cuidado deve ser observado, principalmente para prédios antigos. Isso porque a prefeitura pode estabelecer regras específicas de reforma dessas edificações. Se a intenção é alugar o imóvel, estude quem poderá ser o responsável pela manutenção, o prazo do contrato e a vigência. Assim, você garante a sua estabilidade, caso o lugar seja vendido a outra pessoa.

Pense no investimento a longo prazo

O investimento é algo que deve ser muito bem dimensionado. Afinal, é preciso lembrar de que a sua farmácia local ficará no estabelecimento por anos. Portanto, é preciso ter alguns cuidados na decisão correta, na hora de escolher o ponto de venda.

Avalie a concorrência da sua farmácia local

Seguindo a ideia iniciada no tópico anterior, é muito importante avaliar a concorrência da sua farmácia local. Principalmente, quando se trata de cidades menores. Tenha o cuidado de não abrir o seu estabelecimento em um bairro ou localidade que já tem outras farmácias que dominam o mercado.

Em alguns casos, é possível abrir a sua farmácia em locais onde já existem outras, porém, isso vai depender muito dos seus diferenciais. Além disso, também dependerá da qualidade dos demais estabelecimentos já existentes.

Analise a estrutura do imóvel

A estrutura do imóvel também pode ser algo complicado de ser observado. Afinal, pensando no longo prazo, é importante abrir sua farmácia em um espaço físico de qualidade. Ou seja, que não gerará problemas no futuro.

Alguns dos transtornos que podem acontecer são:

  • vazamentos de água;
  • instalações elétricas danificadas;
  • dificuldades para instalar equipamentos, etc.

Portanto, vale a pena contratar um especialista para fazer uma avaliação no imóvel. Assim, ele pode verificar toda essa parte estrutural. Em seguida, oferecerá um aval sobre a viabilidade da compra ou do aluguel do imóvel para você abrir sua farmácia magistral. Além disso, é importante analisar se o ponto de venda selecionado pode suportar o crescimento do seu negócio.

Isso porque muitas pessoas adquirem ou arrendam um imóvel que deve ser substituído rapidamente. Pode acontecer de o local não suportar o crescimento da empresa. Nesse caso, um longo caminho pode ser percorrido novamente. Ou seja, você retornaria ao ponto 0 da procura por um ponto de venda.

Assim, vale a pena pensar em abrir sua empresa no lugar que comporte o seu crescimento. Isso vai evitar meses de procura. Além disso, prevenir reformas, adequações e outras tarefas necessárias para receber sua empresa.

Verifique o crescimento da região

Por fim, vale a pena observar as expectativas de crescimento de uma região. Abrir a sua farmácia local em um bairro condenado ao baixo crescimento pode fazer com que todo tempo e dinheiro gastos sejam desperdiçados.

Por outro lado, abrir uma farmácia magistral em um lugar acreditando no seu desenvolvimento também demanda cuidados. Nesses momentos, é importante deixar o “achismo” de lado e estudar a fundo sobre cada uma das regiões da cidade.

Acredite, a localização da sua farmácia pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Por isso, vale a pena ter muito cuidado na análise dessa escolha. Selecionar corretamente o ponto de venda da farmácia local pode ser decisivo no alcance do sucesso nesse segmento. Portanto, mantenha-se atento às dicas citadas para fazer a melhor escolha.

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