fbpx
farmácia estética

Farmácia estética: conheça mais dessa área de atuação

A farmácia estética é uma das diversas opções de rentabilizar um negócio na área magistral. Dito isso, o farmacêutico pode focar nesse segmento, mas não apenas na elaboração de cosméticos e dermocosméticos, como também na atuação de procedimentos estéticos.

O segmento farmacêutico oferece diversas áreas que podem ser exploradas pelo empresário do setor. Desse modo, a sua farmácia tem a oportunidade de ser um ponto de apoio e tratamento para os seus clientes.

Quer saber mais? Então, veja a seguir o que é a farmácia estética, os números desse segmento no mercado e como se capacitar para ele!

O que é a farmácia estética?

A farmácia estética é uma área reconhecida pelo próprio Conselho federal de Farmácia. O foco é promover técnicas não invasivas que têm foco estrito na melhoria de diversos aspectos físicos. Por exemplo, benefícios à pele, emagrecimento, cuidados com cabelos, unhas etc.

Desse modo, a farmácia possibilita a saúde estética aos consumidores através do uso de nutracêuticos, suplementos e outros produtos que proporcionem melhorias na qualidade de vida. Assim, proporcionando autoestima a partir da reparação da imagem e das condições físicas.

Além disso, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que em 2021 esse mercado teve um rápido crescimento de cerca de 4%. E mais: as expectativas é que esse aumento nas vendas continue acontecendo.

Como se capacitar nessa área de atuação?

A execução de atividades na farmácia estética depende de capacitação específica. Afinal, a maioria dos procedimentos existentes nessa área de atuação não é aprendida ao longo do curso superior em farmácia. Portanto, é preciso buscar esse conhecimento por meio de cursos livres.

Também é fundamental contar com institutos de ensino ou clínicas que têm credibilidade no mercado. Após escolher a instituição, você pode começar a fazer os cursos. Os principais são:

  • microagulhamento;
  • treinamento de aplicação da toxina botulínica;
  • preenchimento dérmico;
  • fios absorvíveis;
  • formação em Procedimento Estético Injetável para Micro Vasos (PEIM);
  • curso de aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP).

Além disso, você não precisa se limitar apenas a essas formações. No próximo tópico, mostramos algumas áreas que podem ser exploradas na farmácia estética.

Quais são os procedimentos realizados na farmácia estética?

Agora que você entendeu o que é a farmácia estética e como atuar nela, é hora de conhecer alguns procedimentos que podem ser executados nessa área de atuação. Confira:

  • agulhamento;
  • carboxiterapia;
  • cosmetoterapia;
  • criolipólise;
  • intradermoterapia;
  • laserterapia;
  • peelings químicos e mecânicos;
  • toxina botulínica;
  • acompanhamento, evolução estética, avaliação, definição de procedimentos e estratégias estéticas, entre outras atividades.

Por fim, nós podemos concluir que ao atuar como farmácia estética, o seu negócio se tornará uma referência, sendo um centro de apoio estético para os seus pacientes. Isso proporcionará benefícios interessantes, como aumento da credibilidade perante o mercado, bem como melhoria no faturamento.

Além disso, vale lembrar que o farmacêutico só pode atuar em um local especializado em procedimentos estéticos, como clínicas, consultórios, hospitais, salões de beleza e spas. O CFF proíbe a atuação em domicílio e em outros locais inapropriados.

Gostou dessa tendência? Que tal continuar lendo assuntos importantes para o sucesso da sua farmácia? Então, confira o post sobre como deve ser feito o atendimento ao paciente.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.