fbpx
design das embalagens

Veja como o design das embalagens pode agregar valor na farmácia magistral

Investir no design das embalagens é um modo eficaz para trabalhar o seu diferencial competitivo. Afinal, muitas empresas buscam estratégias que maximizem o valor da marca. Contudo, no setor magistral esse aspecto carrega uma importância ainda maior.

Isso porque é necessário transmitir confiança e qualidade. Tanto na hora do atendimento quanto na ocasião de apresentar e comercializar os produtos aos consumidores.

Por isso, vamos focar um pouco mais nesse tema. Conheça recomendações básicas e outras boas práticas que garantem uma melhor adesão de clientes.

As recomendações básicas referentes às embalagens dos manipulados

Primeiramente, é necessário focar nas funções básicas das embalagens no setor farmacêutico, visto que elas precisam preservar e acondicionar adequadamente os produtos. Outra função é garantir a proteção contra a ação de agentes externos, como oxigênio e temperatura. Isso é importante para que o produto não sofra danos ou fique em más condições de uso.

Em seguida, é primordial passar todas as informações pertinentes ao consumidor. Número de lote, prazo de validade, formas de uso e manuseio entram nessa lista. Tudo sempre de forma clara e acessível, principalmente na hora de comunicar a maneira correta de utilização do produto. Clique aqui para ler nosso artigo sobre rotulagem dos medicamentos manipulados.

Além disso, escolha o melhor tipo de embalagem que terá contato direto com o item, popularmente conhecida por embalagem primária. Entre as opções do mercado, as mais comuns são: envelope, bisnaga, blister ou frasco. Em suma, elas precisam estar de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os diferenciais que o design de embalagens traz

Cada embalagem precisa dialogar com a identidade visual da sua marca. Por isso, é fundamental transmitir valores que aprimorem o seu posicionamento no mercado. Nesse sentido, além de compartilhar informações pertinentes ao produto, o marketing sensorial deve prevalecer, despertando sensações no público.

Nesse contexto, o design de embalagens tem a proposta de oferecer soluções atrativas aos clientes, sobretudo em relação ao aspecto visual. Isso pode ser alcançado pela escolha de frascos diferenciados, bonitos e personalizados. Ademais, é comum a utilização de fragrâncias para estimular uma sensação positiva na mente dos clientes. Desse modo, cria-se uma experiência única.

Por outro lado, a ausência desse cuidado com o consumidor pode desfavorecer as vendas. Além disso, se a farmácia oferece uma embalagem de baixa qualidade, pode causar descrédito em todo o esforço do médico que prescreve o ativo.

Por fim, é muito importante investir em aspectos que diferenciem o seu negócio da concorrência. Assim, a sua farmácia terá a oportunidade de inovar e ser uma grande autoridade no segmento, estimulando as vendas.

Os principais passos para investir no design das embalagens

Em primeiro lugar, conheça a fundo o seu segmento. Em síntese, identifique os seus concorrentes e os pontos altos e baixos no mercado magistral.

Posteriormente, é preciso fazer uma análise minuciosa relacionada às principais características do seu público-alvo. Por exemplo, embalagens mais sofisticadas chamam a atenção de um público mais seleto, enquanto existem aqueles consumidores que preferem invólucros mais práticos e simples.

Você colherá muitas informações preciosas com uma pesquisa de mercado, que pode ser feita com seus clientes fiéis. Portanto, estude as informações com cuidado para apostar no design de embalagens.

Ademais, deixe a criatividade trazer soluções que surpreendam a sua clientela através de cores, formatos e sensações. Pense ainda no destino final dos materiais. Desse modo, será possível aumentar a sua lista de clientes recorrentes.

Por fim, abandone o pensamento de que se trata de uma simples embalagem. Ela é uma grande oportunidade de mostrar ao cliente a qualidade e a relevância da sua marca. Ainda mais quando preserva a segurança e durabilidade do produto.

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de investir no design das embalagens. Afinal, elas são ótimas soluções para agregar valor à sua marca e trabalhar o seu diferencial no mercado. Por isso, aposte nesse aspecto e aumente as suas vendas.

Então, gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de assuntos que agregam valor ao seu negócio.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.