cortisol e queda de cabelo

Entenda a relação entre cortisol e queda de cabelo

Você sabia que existe uma relação forte entre cortisol e queda de cabelo? Esse é o famoso hormônio do estresse, liberado sempre que passamos por uma situação difícil ao longo de um ou mais dias. Trata-se de uma reação natural do corpo, mas que pode se tornar preocupante.

O perigo vem quando o estresse se torna algo crônico. Ou seja, que nunca passa mesmo se você estiver em um momento de relaxamento. Nesses casos, um dos efeitos colaterais que podem ser percebidos é a queda de cabelo. Portanto, se os níveis de estresse estiverem fora de controle, o resultado pode ser um desequilíbrio hormonal, e de nada adiantará as horas gastas no salão.

Sobretudo, a sua saúde de maneira geral, além do aspecto do seu cabelo, está diretamente relacionada com o seu nível de estresse. Quer saber mais sobre como o cortisol afeta os seus fios e ocasionam a queda de cabelo? Continue a leitura!

O que é cortisol?

A saber, o cortisol é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal e tem como principais funções:

  • controlar o estresse;
  • oferecer auxílio no funcionamento do sistema imunológico;
  • contribuir com a redução das inflamações;
  • regular os níveis de açúcar no sangue;
  • controlar a pressão arterial.

Assim, em níveis normais, o cortisol é um hormônio importante e benéfico para as funções regulares do corpo. Sem ele, o ser humano não teria se desenvolvido. O despejo de cortisol no corpo é o que nos faz reagir rapidamente frente a determinadas situações.

A parte do cérebro chamado reptiliano faz o controle desse hormônio, liberando quantidades necessárias para que nosso sistema nervoso possa reagir frente a determinadas situações. O problema é que a vida corrida de hoje faz com que esse complexo mecanismo de defesa se descontrole, tornando-se um vilão em muitos casos. E isso gera a famigerada queda de cabelo.

Variação do cortisol na corrente sanguínea

A cada dia, nossas emoções sofrem alterações, assim como a nossa disposição física apresenta variações. Há dias em que estamos mais dispostos, e outros com baixa energia. O cortisol também varia durante o dia, principalmente naqueles períodos em que você não consegue conciliar as atividades prazerosas.

Por exemplo, a prática de atividade física diária ajuda na liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por outro lado, momentos de estresse já sabemos que desencadeiam o aumento do cortisol.

Assim, no período da manhã ocorre um aumento desse hormônio, que pode variar de 5 a 25 µg/dL. Depois, ao longo do dia, ocorre uma baixa, chegando até 10 µg/dL. Por isso é tão importante, por exemplo, aproveitar as manhãs para fazer exercícios físicos e atividades mais estimulantes, gerando toda a energia e o bem-estar para os afazeres diários.

Com um estilo de vida mais regrado, inclusive sendo pontual nos horários de dormir e acordar, além de manter o cortisol em equilíbrio, evita-se não apenas a queda de cabelo, mas também outros problemas causados pelo desequilíbrio do hormônio.

Qual é a relação entre cortisol e queda de cabelo?

Quando a pessoa está estressada, há um desequilíbrio do nível de cortisol no organismo e, com isso, um aumento da adrenalina. Em suma, os dois hormônios em excesso no organismo geram uma vasoconstrição generalizada, ou seja, quando os vasos sanguíneos se contraem, restringindo a nutrição celular. Por conta disso, você pode sentir diversos sintomas, como:

  • ressecamento da pele;
  • efeito quebradiço das unhas;
  • diminuição da irrigação do couro cabelo (relacionada à queda de cabelo);
  • diminuição do crescimento do cabelo;
  • síndrome de Cushing (rosto arredondado, edema corporal intenso, obesidade, acne, estrias e dores na coluna).

Portanto, a pessoa estressada libera sinais químicos que pausam o crescimento dos fios, assim como o cortisol, que influencia negativamente o ciclo natural dos cabelos. Além disso, um estudo recente, de Gideon Koren (2016), descobriu que o cortisol também está presente no próprio folículo capilar, gerando uma autoinibição no crescimento dos cabelos.

Isto é, o cortisol em excesso gera um “autoboicote” do organismo em relação à nutrição dos cabelos, fator determinante para a sua queda. Para evitar os efeitos negativos do cortisol, então, é fundamental que a pessoa controle os níveis de estresse.

A relação entre a queda de cabelo e COVID-19

Como se o estresse sozinho não fosse suficiente para provocar a queda de cabelo, surgiu outro vilão. Durante a pandemia de coronavírus, milhares de infectados reportaram um efeito colateral imprevisível e que até hoje não se sabe ao certo o motivo de sua geração.

Essas pessoas sofreram com uma queda de cabelo acentuada, principalmente no período pós-infecção, durante a recuperação de outras sequelas. Uma das explicações mais plausíveis para esse efeito é o chamado Eflúvio Telógeno. Trata-se de um processo desencadeado por uma alteração hormonal que encurta o ciclo de vida do cabelo. Dessa forma, tornando-o tão fraco e fino até que ele caia.

Contudo, os cientistas trabalham na hipótese de o estresse e as situações traumáticas do período de infecção terem gerado reflexos na queda de cabelo pós-COVID-19. O que também é algo muito aceito, tendo em vista que as pessoas infectadas passaram por momentos de muita dúvida e medo, além da inflamação no organismo e impactos no sistema imunológico. Tudo isso contribui para a geração do estresse contínuo e posterior queda de cabelo.

Como controlar o estresse e diminuir a queda capilar?

Se você sofre do problema de queda de cabelo devido ao estresse, saiba que a maioria dos casos é reversível. Basta que o paciente controle os seus níveis de estresse, combinado com um tratamento capilar. Logo, para controlar os níveis de cortisol no organismo é preciso incluir os fatores abaixo na sua rotina:

  • alimentação saudável (além de incluir alimentos como gengibre, chá-verde e cúrcuma);
  • momentos de lazer;
  • exercícios físicos (opte por opções relaxantes, como ioga, meditação, alongamento e pilates).

Além disso, é essencial fazer um tratamento hormonal para equilibrar os níveis de hormônios que, em excesso, são nocivos para o organismo. Dessa forma, é possível melhorar outros sintomas secundários. Por isso, não hesite em buscar ajuda médica.

Zembrin®️: como esse ativo natural combate o estresse e a ansiedade?

Zembrin®️ é um ativo botânico inovador que possui dois mecanismos de ação. Como resultado, combate o estresse e a ansiedade, proporcionando qualidade de vida. O foco desse nutracêutico é combater a causa da sua queda de cabelo. Afinal, não adianta utilizar os melhores produtos para o couro cabeludo se você ainda mantiver níveis altos de cortisol no corpo.

Esse produto trabalha com um elemento chamado alcaloides, padronizados por meio de um método patenteado que consegue a melhor absorção do ativo. Os principais que estão presentes no Zembrin® são: Mesembrenol; Mesembrina; Mesembrenona e Mesembranol.

Esses alcaloides agem sinergicamente no sistema nervoso central, inibindo a recaptação da serotonina (ISRS) e da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4). Essa combinação, promove alívio rápido e eficaz dos sintomas.

Benefícios do Zembrin®

Entre os principais benefícios no Zembrin®, nós podemos destacar os seguintes:

  • traz alívio rápido da ansiedade e do estresse;
  • promove humor positivo;
  • melhora a qualidade do sono;
  • ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e o raciocínio;
  • não provoca sonolência;
  • é seguro e não causa dependência.

Keranat™: qual é o segredo contra a queda capilar?

Após tratar a causa do estresse que, por consequência, gera a queda capilar, é hora de atuar diretamente no seu couro cabeludo. Nesse caso, o foco é fortalecer os seus fios, dando a oportunidade de eles concluírem todo seu ciclo, abrindo espaço para os novos que começarão a surgir.

Desenvolvido com alta tecnologia, Keranat™ é um suplemento oral revolucionário que fornece os nutrientes necessários para o fortalecimento e a beleza dos cabelos. É composto por fitoesteróis e triterpenóides do Painço e fitoceramidas, ambos estabilizados por um processo patenteado de microencapsulação.

Esses ingredientes naturais são absorvidos no intestino e atingem as células da matriz extracelular capilar, no interior da raiz. Assim, estimulam fatores de crescimento específicos no bulbo capilar de forma rápida e efetiva. Além disso, diminuem os fios na fase telógena (quando ocorre a queda) e promovem brilho e maciez aos cabelos (de dentro para fora).

Os benefícios de Keranat™ não se limitam à prevenção contra a queda de cabelo. Os seus componentes ajudam a prevenir a caspa e seborreia, proteger o pigmento natural do cabelo (reduzindo os fios brancos), aumentar o volume e melhorar o aspecto dos fios.

Por fim, a associação desses produtos vai contribuir para a redução do cortisol e queda de cabelo, permitindo que os seus fios se mantenham saudáveis, fortes e bonitos. Assim, você evita o processo de miniaturização, bem como os outros malefícios que o excesso desse hormônio pode gerar.

Então, quer adquirir o seu Zembrin® e Keranat™? Fale com nossa equipe pelo WhatsApp, pergunte sobre a ativo de sua preferência e saiba como manter os cabelos fortes e saudáveis.

Referências: Biomedicina Estética ; Gideon Koren (2016)

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.