como montar um delivery

Saiba como montar um delivery para farmácia com estas 5 dicas!

Afinal, como montar um delivery para farmácia? Essa é uma preocupação que cresceu com a pandemia do novo coronavírus. Durante um certo período, as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas. Logo, todo o comércio varejista utilizou o processo de entregas para fazer os produtos chegarem aos seus consumidores com mais comodidade e segurança.

Muitos donos de farmácia nem imaginavam que essa necessidade um dia surgiria. Mas diante desse cenário, o delivery se tornou uma necessidade, crescendo mais de 120% em 2020, segundo dados da Abrafarma. Portanto, quem não se adaptou a ela já vem sofrendo dificuldades nas vendas.

No entanto, a grande questão é como construir um modelo de entregas que atenda a essa nova demanda de mercado. Pensando no assunto, reunimos as principais dúvidas sobre como montar um delivery para farmácia. Continue lendo!

1. Conheça a legislação sobre como montar um delivery para farmácia

O primeiro passo é conhecer a legislação do seu estado e município. Cada região pode ter exigências distintas e você deve ter ciência delas para não cometer nenhum erro. Falhas nessa etapa podem fazer com que a sua farmácia seja multada. Portanto, conte com o auxílio de um profissional da contabilidade e um advogado para evitar problemas.

Contudo, algumas normas são comuns a todas as farmácias, como ter uma loja física e um farmacêutico disponível para esclarecer as dúvidas dos clientes sobre posologia e interações medicamentosas. Veja mais alguns pontos a verificar:

  • RDC Nº 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Portaria Nº 344/1998, conhecida como “lei de entrega dos medicamentos controlados”;
  • utilizar o SNGPC ANVISA, Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados;
  • emitir a NFC-e, Nota Fiscal Eletrônica.

2. Faça seu planejamento antes de montar um delivery

Outro ponto importante é fazer um bom planejamento. Antes de montar o delivery para a sua farmácia você precisa entender tudo que é necessário para fazê-lo funcionar perfeitamente. Ou seja, adquirir sistemas, montar o processo de logística, verificar os bairros que serão atendidos, entre outros fatores.

3. Tenha um sistema de gestão completo

É fundamental contar com um bom sistema de gestão. Ao investir no delivery você pode ter um aumento nas suas vendas. Por isso, precisará de um software capaz de gerenciar o seu estoque, vencimento de produtos, faturamento, entregas e demais necessidades. Um ERP, Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, permite o armazenamento e a administração de informações de colaborares, clientes e produtos.

4. Cuide do transporte dos medicamentos

Você também deve ter muita atenção ao transporte dos medicamentos. É importante contar com veículos que proporcionem segurança aos produtos. Sobretudo, em relação à manutenção da temperatura do ambiente, bem como no cuidado com os recipientes, de modo que eles mantenham sua qualidade e proteção.

Veja algumas recomendações para os farmacêuticos que utilizam a entrega de medicamentos em domicílio:

  • produtos termossensíveis precisam ser transportados em embalagens especiais, capazes de manter a temperatura compatível com a conservação dos itens;
  • é importante criar um procedimento operacional padrão a fim de cumprir as condições de transporte, independentemente de quem o faça;
  • os medicamentos não podem ser transportados com outros itens que possam afetar suas características;
  • a farmácia deve assegurar a confidencialidade das informações de seus clientes, mesmo que tenha um serviço de delivery terceirizado.

5. Utilize aplicativos ou sites de compras

Por fim, outra dica interessante é utilizar os aplicativos ou sites de compras para agilizar o atendimento e as entregas por meio de motoboys terceirizados ou da própria farmácia. Por meio deles os seus clientes terão mais praticidade na hora de fazer os pedidos. Além disso, você também tem alguns benefícios, como o controle de saídas, faturamento e emissão de documentos fiscais.

O uso dessa tecnologia também dispensa a necessidade de ter um contato direto com o cliente na hora de fazer um pedido. Assim, elimina quase por completo erros no entendimento. Afinal, o pedido encaminhado será exatamente aquele solicitado pelo consumidor.

Contudo, é importante ter muita atenção na separação dos pedidos. Afinal, você também não pode cometer erros na hora de separar e enviar os produtos. Ter uma equipe completa e treinada faz toda a diferença.

Por fim, podemos concluir que saber como montar um delivery para farmácia não é tão complexo quanto parece. Ao seguir essas dicas, você terá em mãos todas as informações necessárias para implementar esse processo e aproveitar todo potencial que esse novo método de vendas pode proporcionar.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais empresários do ramo farmacêutico possam conhecer essas dicas.