ativos naturais e saúde mental

Ativos naturais e saúde mental: o papel da farmácia magistral

A relação entre ativos naturais e saúde mental é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo no meio médico. Sobretudo, após o nosso país registrar números cada vez maiores de venda de ansiolíticos e outros tipos de medicamentos com efeito calmante.

À medida que a sociedade evolui, mais ansiosa e estressada ela vai se tornando, devido às atribulações do cotidiano. Nesse sentido, dispor de abordagens naturais e eficientes para proporcionar melhorias na saúde mental é um tema que ganhou destaque nos últimos anos.

Pensando nisso, vamos conferir algumas opções de ativos naturais que podem ser utilizados para melhora da saúde mental. Então, continue conosco e boa leitura!

A importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental sempre deveria ter sido um tema de preocupação primordial entre as pessoas. Contudo, o assunto ganhou mais notoriedade durante o período da pandemia. Com o isolamento, a população percebeu a necessidade de cuidar da sua mente, sobretudo ao notar o impacto que a falta de atenção com sua capacidade cognitiva poderia causar.

Desse modo, além dos cuidados com a saúde mental, aumentou a atenção em relação à nutrição e à prática de atividades físicas, que também contribuem para o bem-estar emocional. E ambos processos têm ação direta na capacidade cognitiva.

A relação entre ativos naturais e saúde mental

Ativos naturais e saúde mental são temas que podem se relacionar perfeitamente. Isso é percebido quando notamos que muitos dos medicamentos utilizados para combater o estresse, a ansiedade e outras síndromes causam efeitos colaterais graves.

Em muitos casos, esses quadros levam à dependência química. Por esse motivo, os ativos naturais são uma excelente saída para o público que deseja investir em sua saúde mental e física. Contudo, sem gerar complicações adversas, com produtos totalmente naturais.

Os principais ativos naturais para melhora da saúde mental

A farmácia tem um papel complementar na saúde da população, auxiliando com o atendimento farmacêutico. Por isso, veja abaixo os principais produtos que você pode disponibilizar para contribuir com a saúde mental de seus clientes.

Vitaminas do complexo B

Com a característica de serem solúveis em água, as vitaminas do complexo B são grandes reguladores metabólicos e ótimas soluções em relação a ativos naturais e saúde mental. Além disso, são importantes aliadas no combate à ansiedade e depressão. Elas são compostas por oito vitaminas:

  • vitamina B1 (tiamina) — permanece no organismo em um curto período e oferece energia aos tecidos do corpo por meio dos nutrientes que absorve;
  • vitamina B2 (riboflavina) — tem o papel de melhorar o funcionamento cognitivo, principalmente do público entre 45 a 59 anos, mas também de 60 a 74 anos;
  • vitamina B3 (niacina) — reduz os riscos de problemas cardiovasculares;
  • vitamina B5 (ácido pantotênico) — contribui com a hidratação da pele;
  • vitamina B6 (piridoxina) — traz vantagens ao sistema imunológico e reduz a pressão alta;
  • vitamina B7 (biotina) — mantém a produção adequada de proteínas e ajuda a fortalecer as unhas e os cabelos;
  • vitamina B9 (ácido fólico) — melhora o crescimento e a divisão celular;
  • vitamina B12 (cobalamina) — colabora com a formação dos neurônios. 

Vitamina D

Apesar de o corpo produzi-la por meio da exposição ao sol, a vitamina D também é absorvida por meio da ingestão de alimentos. Em suma, ela tem a função de prevenir diferentes tipos de câncer, melhorar a estrutura muscular e contribuir com a saúde dos ossos. Ainda, auxilia o sistema imunológico ao tornar possível o equilíbrio das defesas do corpo.

A vitamina D é tão essencial que sua ausência no organismo pode comprometer a saúde do indivíduo. Por isso, ele fica vulnerável ao aparecimento de gripes e resfriados, pressão alta, diabetes tipo 1, osteoporose e obesidade.

Vitaminas A e E

Com o papel de eliminar a oleosidade da pele e promover a renovação celular, a vitamina A também auxilia na cicatrização da pele e deixa ela bem mais firme. Assim, com os resultados que propõe, é correto afirmar que essa é uma ótima opção de ativos naturais para saúde mental.

Já a vitamina E reduz rugas e linhas de expressão, bem como tem uma ação antioxidante e ajuda na produção de colágeno. Normalmente, ela é usada para melhorar o aspecto ressecado da derme.

Selênio

Geralmente, o gerenciamento de peso prejudica bastante a saúde mental e física de um indivíduo. Portanto, uma solução que traz uma ótima relação entre ativos naturais e saúde mental é o mineral selênio. Esse é um poderoso antioxidante que auxilia na perda de peso, porque colabora para deixar o metabolismo mais lento.

Além de prevenir os riscos de AVC e outros problemas cardiovasculares, ele melhora o sistema imunológico. Entretanto, é interessante passar por uma consulta médica para não correr o risco de ingeri-lo em excesso e trazer malefícios ao corpo.

Óleos essenciais

Sem dúvidas, essa é uma das alternativas que auxiliam no equilíbrio emocional das pessoas. Os óleos essenciais são substâncias 100% naturais que não poderiam ficar de fora dessa ligação entre ativos naturais e saúde mental. Sua atuação ocorre pela aromaterapia, permitindo que esses ativos sejam captados pelo nosso nervo olfativo e carregados ao hipotálamo até o nosso cérebro, provocando estímulos.

Cada óleo essencial promove uma ação terapêutica, auxiliando na resolução de problemas como crises de ansiedade, dificuldades de dormir e outras questões pontuais. Entre as alternativas, podemos citar o eucalipto, que ajuda a melhorar problemas respiratórios, e o de lavanda, que auxilia na melhora de quadros de insônia.

O potencial comprovado de Zembrin®

Existe um nutracêutico que tem uma grande participação no tratamento de disfunções relacionadas à mente. Estamos tratando de Zembrin®, um ativo botânico extraído da Sceletium Tortuosum, que tem origem na África do Sul e é utilizada há mais de 300 anos por povos indígenas. O segredo da planta está na sua padronização de alcaloides que atuam diretamente no Sistema Nervoso Central, principalmente a mesembrina e mesembrenona, proporcionando a redução dos sintomas da ansiedade, estresse, além de melhorar a qualidade do sono.

Zembrin® tem um efeito muito semelhante aos ansiolíticos. Contudo, com um detalhe que faz toda diferença: é um produto 100% natural. Ou seja, ele não carrega os malefícios e efeitos colaterais dos medicamentos tradicionais.

Os estudos mais recentes mostraram que Zembrin® tem uma capacidade semelhante aos antidepressivos agudos. Para chegar a essa conclusão, a análise foi realizada em um modelo de depressão em ratos in vivo, que receberam doses de 50mg/kg de Zembrin® e 5mg/kg de escitalopram.

Resultado dos estudos

Zembrin® (25 e 50mg/kg) e Escitalopram (5mg/kg) se comportaram como antidepressivos eficazes após o tratamento agudo em ratos FSL. Além disso, Zembrin® 50mg/kg provou ser equivalente ao escitalopram 5mg/Kg.

O estudo conclui que Escitalopram e Zembrin® exibem efeitos semelhantes aos antidepressivos dependentes da dose em quadro agudo de tratamento em ratos FSL, com 25mg e 50mg/Kg de peso corporal de Zembrin® significativamente melhor em comparação ao placebo, e a dose de 5mg/Kg de escitalopram. Esse estudo preliminar tem o objetivo de comprovar o uso de Zembrin® em desordens depressivas no lugar de medicamentos alopáticos.

No estudo, o nutracêutico teve resultados semelhantes ao medicamento, proporcionando efeitos antidepressivos eficazes após o tratamento. Isso mostra o potencial desse produto para a redução do estresse e da ansiedade. E o melhor de tudo: sem os efeitos colaterais comuns dessa classe de medicamentos.

Portanto, o papel da farmácia é contribuir para a relação entre ativos naturais e saúde mental. Logo, proporcionando aos seus clientes a possibilidade de utilizarem essas abordagens. Assim, você contribui para uma melhoria integral na sua qualidade de vida.

Deseja adquirir o Zembrin® e colocá-lo à disposição dos seus clientes? Então, entre em contato com a nossa equipe. Dessa forma, um especialista explicará como ter acesso a esse produto.