fbpx
ácido hialurônico

Novas alternativas In & Out no combate ao envelhecimento da pele

O conceito IN&OUT trabalha com a beleza de dentro para fora, com base em cosmecêuticos que protegem a pele dos danos externos como raios solares, UVA/UVB, luz azul, poluição e a hidratação da pele, e suplementos nutricionais e nutricosméticos que atuam de forma sistêmica, auxiliando tanto na prevenção quanto na melhora da qualidade e aparência de tecidos e estruturas corporais como pele, cabelos e unhas e, ainda, na promoção da estética e forma corporal. 

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso organismo que apresenta várias funções: age como hidratante, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, contribui para a sustentação dos tecidos, previne o envelhecimento precoce, trata as linhas de expressão e evita o aparecimento de rugas. 

O ácido hialurônico é um cosmecêutico consagrado, valorizado por sua excelente retenção de umidade, sensação de pele macia e boa biocompatibilidade. Consegue reter até mil vezes o seu volume de água; por isso, vem sendo utilizado em produtos hidratantes. Mais que promover hidratação, passa a reforçar as estruturas da pele, melhorando a perda de água transepidermal  e deixando as rugas e linhas de expressão menos aparentes. 

Com isso, cresce a procura por tratamentos com o produto. Seja na forma de cremes, gel ou preenchimento subcutâneo. Essa substância já ocupa o segundo lugar na busca de cosméticos para preenchimento da pele. Neste artigo, discorreremos com mais detalhes sobre o seu funcionamento.

Acompanhe!

Indicações do ácido hialurônico

O ácido hialurônico é usado para tratamentos estéticos com o objetivo de melhorar a aparência da pele. Na forma injetável, atua suavizando as rugas e aumentando o volume da área. A saber, alguns pontos de atuação são as maçãs do rosto e os lábios. Além disso, ele ameniza olheiras mais profundas e é indicado para reduzir cicatrizes causadas pela acne. Ademais, é responsável pela regeneração do tecido cutâneo, ou seja, também atua como uma estrutura de hidratação para a pele.

Em suma, o ácido hialurônico preenche o espaço entre as células. Isso faz com que elas se mantenham lisas e bem hidratadas, devolvendo a elasticidade. Nesse sentido, evitamos o surgimento de rugas e o ressecamento da pele, combatendo o envelhecimento.

Tipos de tratamento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é bastante usado em tratamentos com aplicação injetável e em cremes dermocosméticos. Veja!

Tratamento em creme ou gel

Com uso tópico, hidrata a pele profundamente, ou seja, o ácido hialurônico atrai as moléculas de água. Isso proporciona um efeito de preenchimento e melhora na textura da pele. Assim, quando aliado a outro produto, o ácido hialurônico pode aumentar esses efeitos. É muito comum a associação dele com vitamina C. Assim, observamos resultados interessantes no longo prazo.

Tratamento injetável

Consiste em um gel à base de glicosaminoglicanas, capaz de preencher a falta de volume no rosto. Sobretudo, ocorre principalmente em regiões como sulco nasogeniano e lábios. Além disso, cicatrizes profundas causadas por acne, olheiras e depressões corporais também são beneficiadas. Assim, o seu uso é indicado para oferecer sustentação, bem como deixar as estruturas faciais mais definidas.

Hymagic™ — 4D: uma nova opção de tratamento

Além das opções já conhecidas de tratamento, o Hymagic™ — 4D é um Booster de ácido hialurônico, que topicamente, promove a hidratação tridimensional da pele. Ele combina quatro tipos de ácido hialurônico, formando uma rede tridimensional. Assim, pode atingir com precisão as diferentes camadas cutâneas.

Nesse contexto, ele reabastece a água tanto na superfície quanto nas camadas mais profundas da pele, promovendo uma hidratação de dentro para fora. Um estudo realizado em humanos, mostra que a após 1 hora de aplicação de uma loção contendo Hymagic™-4D, houve uma melhora de 155,1% comparado com o grupo controle. Além disso, após 2 horas de aplicação, a perda de água transepidermal (TEWL) foi reduzida rapidamente em 45,5% em comparação com o grupo controle, resultando em uma pele mais hidratada elástica.

Além de atuar em todas as camadas da pele, o composto tem mais benefícios, como:

  • Hidratação 24hs;
  • Redução da perda de água transepidermal;
  • Suaviza linhas de expressão;
  • Proporciona uma pele mais sedosa e radiante;
  • Melhora a elasticidade.

Segmentando com precisão as diferentes camadas da pele para uma profunda hidratação:

ácido hialurônico

Assim, cada um desses ácidos atua em uma determinada camada da pele. Graças a essa composição é que ele consegue agir de forma tão eficiente. Entretanto, tais benefícios podem ser potencializados. Especialmente, se você combinar esse produto com outro que mostraremos logo abaixo.

VERISOL®: alternativa de associação para combate ao envelhecimento

Quando se fala em envelhecimento saudável, não dá para esquecer da pele. Sobretudo, ela é a que mais sofre com o passar do tempo. Especialmente, em um país tropical como o Brasil. Afinal, nossos verões são muito intensos e isso pode causar prejuízos ao longo dos anos.

Por isso, além do nutracêutico mencionado, é possível incrementar o cuidado com sua pele. A alternativa que nos referimos é o Colágeno VERISOL®, único colágeno hidrolisado específico para a pele com comprovação científica de resultados. 

Ele tem um diferencial único que o coloca em uma posição de destaque entre outras fabricantes. Estamos tratando da combinação exclusiva de Peptídeos Bioativos de Colágeno, obtidos por um processo de hidrólise patenteada, específica e controlada. Essa característica proporciona benefícios muito interessantes ao nutracêutico. Entre eles:

  • Atuação exclusiva nas células dérmicas;
  • Melhora significativa em rugas a partir de 4 semanas;
  • Aumento da elasticidade e hidratação da pele;
  • Restaura o metabolismo da pele;
  • Recupera o equilíbrio do processo de envelhecimento;
  • Seguro e não causa efeitos colaterais;
  • Tem uma dose otimizada com eficácia em quantidades de 2,5g por dia.

Por fim, ele potencializa a produção de colágeno, elastina e fibras de sustentação da pele, os proteoglicanos. Afinal, esse é o primeiro foco do nutracêutico. Com todos esses benefícios, ocorre a melhoria integral da pele.

Efeitos do uso do Colágeno VERISOL® e Hymagic™ — 4D

Inegavelmente, este tratamento IN & OUT têm um objetivo final em comum, ou seja, promover melhorias na pele de dentro para fora. Para isso, é preciso ter atenção à dosagem correta e o tempo de tratamento. A correta prescrição fará toda a diferença nos resultados pretendidos.

Assim, é importante entender o seguinte aspecto: o colágeno VERISOL® tem a sua atuação no que chamamos de dentro para fora, ou seja, ele atua em sistemas mais complexos do corpo. Por outro lado, o Hymagic™ — 4D tem atuação chamada de “de fora para dentro”. Isso porque ele age diretamente na pele.

Por fim, podemos concluir que o ácido hialurônico, quando aplicado a outros produtos, tem seu poder potencializado. Assim, ele contribui diretamente para a melhoria dos resultados da pele. Portanto, trata-se de um produto essencial para prescrever aos seus pacientes.

Clique aqui para entrar em contato com a Ibero Magistral e veja como ter acesso a esses produtos.

ANUNCIATO, T.P. Nutricosméticos. 2011. Dissertação -Mestrado – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto,  2011.

PASCHOAL V. et al.  Suplementação funcional magistral. São Paulo: VP, 2009.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.