fbpx
vitaminas, minerais e imunidade

Vitaminas, minerais, antioxidantes e imunidade: entenda como se relacionam

Vitaminas, minerais, antioxidantes e imunidade são conceitos relacionados. Durante a pandemia do novo coronavírus, eles ganharam ainda mais expressão. Afinal, não é segredo que um sistema imune fortalecido previne a ação de diversos vírus e bactérias.

Contudo, existem dúvidas quanto à forma adequada de obter todos esses nutrientes de maneira saudável. Somado a esse fato, há muita informação incorreta e desencontrada sobre o tema. Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo.

Você vai descobrir quais são os principais minerais e vitaminas que contribuem para a melhoria da imunidade. Além disso, mostramos como potencializar ainda mais esse complexo processo com o uso de suplementação nutracêutica. Acompanhe!

Importância da alimentação para a imunidade

Durante a pandemia de Covid-19, o tema imunidade ganhou muita expressividade. A busca por um corpo mais saudável e fortalecido passou a fazer parte da preocupação diária das pessoas. Muitas descobriram que esse processo não é tão complicado, demandando o consumo correto de minerais, vitaminas e alimentos com poder antioxidante.

Nesse contexto, a alimentação desempenha um papel essencial na modulação e no funcionamento da nossa imunidade. É ela quem fornece todas as vitaminas e os minerais que nosso corpo precisa para combater a entrada de vírus e outros elementos patogênicos no organismo.

Por outro lado, da mesma forma que a alimentação é essencial nesse processo, também pode se tornar a vilã. Isso porque produtos industrializados, ricos em carboidratos simples e gorduras hidrogenadas tendem a gerar inflamação no organismo. Esse hábito prejudica severamente as defesas naturais.

Sendo assim, é fundamental apostar em uma alimentação balanceada. Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável. Ao fazer algum tipo de atividade física você contribui para o aumento das mitocôndrias no corpo. Elas ajudam na obtenção de energia para a execução de uma série de funções vitais, entre elas, o controle da imunidade.

Você precisa saber que o aumento ou a diminuição da imunidade pode acontecer rapidamente. Por exemplo, um dia de alimentação desregrada, sem praticar atividades físicas e com sono de baixa qualidade pode derrubar a sua imunidade. O contrário também acontece.

Por exemplo, um dia com alimentação e suplementação adequada, prática de atividades físicas e sono reparador pode aumentar imunidade. Além disso, é importante entender que esse processo atua sob várias perspectivas, e não somente no combate à Covid-19. Você precisa da imunidade para diversas funcionalidades, como combater outros vírus, bactérias, radicais livres e, até mesmo, ação de produtos químicos e a poluição do dia a dia.

Vitaminas, minerais, antioxidantes e imunidade: veja como funciona essa relação

Agora, veremos como se relacionam vitaminas, minerais, antioxidantes e imunidade. Para tanto, separamos os principais nutrientes e suas funções. Confira!

  • Vitamina A: responsável pela saúde das mucosas presentes em nariz, boca, olhos, pele e intestino. Elas são barreiras naturais contra agentes invasores. Logo, mantê-las saudáveis facilita a produção de anticorpos;
  • Vitaminas do Complexo B: um conjunto de elementos que atua em diversas funções do corpo, principalmente em relação à diminuição da inflamação crônica;
  • Vitamina C: famosa por suas propriedades antioxidantes e atuação na saúde pulmonar. Ela é amplamente encontrada em frutas cítricas como limão, laranja etc.;
  • Vitamina D: apesar de receber esse nome, trata-se de um hormônio vital para o nosso corpo. Ele é responsável por centenas de funções, entre elas, a regulação do sistema imune;
  • Vitamina E: um importante antioxidante que atua na modulação do sistema imune. Além disso, contribui no combate às doenças infecciosas;
  • Selênio: também tem função antioxidante e a sua deficiência está relacionada ao desenvolvimento de doenças respiratórias graves. Ele participa do controle de radicais livres ou moléculas que atuam no sistema imune e no combate à infecção;
  • Magnésio: um dos minerais mais importantes. Como a Vitamina D, atua na regulação de centenas de funções do nosso corpo;
  • Zinco: um mineral fundamental para o sistema imune, principalmente para os idosos. Ele é encontrado em abundância em ovos, peixes, carnes e alguns cereais integrais;
  • Ferro: trabalha na produção da hemoglobina, facilitando a entrega de nutrientes por todo o corpo;
  • Folato: trabalhando em conjunto com algumas vitaminas do complexo B, ele contribui para a saúde dos glóbulos vermelhos.

Suplementação para a melhoria da imunidade

Vitaminas, minerais, antioxidantes e imunidade têm uma relação muito grande com alimentação saudável. O problema é que nem sempre é possível extrair todos esses nutrientes de frutas, legumes, verduras, vegetais e outros produtos. É nesse momento que entra o importante papel da suplementação.

Por meio dela, é possível consumir todos esses minerais e vitaminas de forma simples. Contudo, é imprescindível destacar o papel da alimentação nesse processo. Ou seja, a maneira mais eficiente de absorver todos esses nutrientes é fazendo uma alimentação balanceada.

A suplementação é a saída ideal para quem não consegue consumir as quantidades ideais de cada nutriente. Outra dificuldade importante é o balanceamento de todos esses minerais e vitaminas. Em muitos casos, as pessoas conseguem consumir uma grande quantidade de um elemento, mas se esquecem de outros.

Inclusive, isso pode causar prejuízos no seu corpo. Logo, para obter todo esse controle é interessante contar com uma suplementação de qualidade.

A imunidade enfraquecida pode ocorrer quando o corpo não tem equilíbrio funcional. Isso ocorre pela falta de algum nutriente ou o consumo exagerado de outro. Contudo, também é importante consumir compostos naturais que cuidam da manutenção geral do corpo, funcionando como um maestro para os outros nutrientes.

Nesse sentido, o enxofre é um elemento essencial encontrado em uma variedade de alimentos. É o terceiro mineral mais abundante e desempenha um papel significativo na manutenção da saúde geral do organismo. No entanto, quando o corpo está em desequilíbrio, ele não pode aproveitar todos os nutrientes ingeridos com os alimentos.

OptiMSM®

O OptiMSM® é um suplemento composto por enxofre orgânico que possui vários mecanismos que comprovadamente apoiam uma resposta imunológica saudável.

Sobretudo quando o sistema imunológico é suprimido por estresse, exaustão ou inflamação crônica, o OptiMSM® conserva a capacidade do sistema imunológico de responder às ameaças. Assim, ajuda a aumentar a imunidade para combater infecções e melhorar a resistência a vírus e substâncias tóxicas. Com a capacidade do OptiMSM® de aumentar os níveis de antioxidantes naturais, prepara o corpo para combater o pior da temporada de resfriados e gripes.

Por outro lado, quando o sistema imunológico reage de modo exagerado e produz muita inflamação, o OptiMSM® atenua a resposta excessiva. Isso é especialmente importante para os pulmões, onde a inflamação excessiva causa sintomas como tosse, espirros e dificuldade para respirar, além de poder levar a complicações secundárias. Vários estudos demonstraram que o OptiMSM® pode inibir as vias inflamatórias específicas do pulmão e aliviar os sintomas respiratórios.

Estudos científicos sugerem que OptiMSM® pode:

  • auxiliar em uma resposta imunológica saudável;
  • ajudar o sistema imunológico a se adaptar ao estresse;
  • reduzir o dano oxidativo;
  • diminuir marcadores inflamatórios;
  • manter os níveis de glutationa equilibrados;
  • aliviar os sintomas de alergia.

Por fim, concluímos que vitaminas, minerais e imunidade são conceitos que andarão sempre de mãos dadas. No entanto, essa relação pode ser fortalecida com o uso de um nutracêutico poderoso como o OptiMSM®. Assim, o ideal é associar esse tipo de suplemento com a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Esse conjunto é essencial para a manutenção do seu sistema imunológico.

Então, quer incluir OptiMSM® nas suas estratégias para aumentar a imunidade? Clique aqui e consulte a farmácia de manipulação mais próxima.

Consultar Farmácias

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.