vida-sexual-depois-dos-50

O que muda na vida sexual depois dos 50?

O avançar da idade estimula muitas preocupações na vida das pessoas. Para as mulheres, por exemplo, existem os receios que se conectam com a chegada da menopausa. Já os homens focam na questão da diminuição da produção de testosterona. Diante disso, como fica a vida sexual depois dos 50?

Além dos temores que ocorrem nesse período, os cuidados com outros aspectos não podem ficar de lado. Afinal, é natural recorrer a tratamentos, como a terapia hormonal e a reposição de colágeno, em busca de ter uma melhor qualidade de vida e continuar com a autoestima intacta.

Entretanto, vamos desmistificar nos tópicos abaixo mais sobre essa contrariedade da sexualidade em torno do público feminino após os 50 anos. Continue conosco e aprenda a se admirar cada vez mais!

A ressignificação em uma série de momentos da vida

Assim como a preocupação acerca da vida sexual depois dos 50, a mulher enfrenta inúmeras questões e paradigmas ao longo da vida. Entre elas, podemos citar o início da gravidez, o descobrimento de doenças que costumam afetar mais as mulheres e a famosa síndrome do ninho vazio, quando os filhos já estão crescidos e saem de casa.

O processo de envelhecimento também costuma incomodar as mulheres. No entanto, o que percebemos é uma busca maior por ressignificar certos pensamentos e momentos da vida, conhecer novos posicionamentos e, sobretudo, procurar uma resposta na ciência em relação aos mais variados assuntos que envolvem sua saúde. Afinal, alcançar a longevidade requer muita dedicação e força de vontade. 

Por isso, é necessário dar valor a ações que melhoram a sua vitalidade física e mental. Apesar de perderem a capacidade reprodutiva, por conta da queda de produção de estrogênio e progesterona, nada impede o público feminino de aproveitar a companhia de outra pessoa para ter uma experiência sexual satisfatória e plena.

Os principais pontos da vida sexual depois dos 50

Aliado ao período da maternidade, a menopausa se caracteriza com a presença de oscilações em torno do desejo sexual feminino. Isso acontece porque existem muitas alterações hormonais nesses períodos. Além disso, as mulheres costumam demorar mais tempo a atingir o orgasmo e podem diminuir a libido.

Apesar de o desejo e a flexibilidade não serem os mesmos de quando se tem 20 anos, nada impede que a vida sexual se mantenha depois dos 50. Inclusive, com mais tempo a dois, é possível reacender sentimentos e se propor novas experiências. Entretanto, é importante considerar as características da idade e outros fatores no dia a dia para que essa experiência seja satisfatória.

As ações para manutenção de uma vida sexual saudável

A alimentação ajuda a manter o bom funcionamento do nosso organismo e a melhorar a vitalidade sexual. Você pode optar, junto ao aconselhamento nutricional, por alimentos, bebidas e suplementações que estimulam a libido e tornam prazerosa a vida sexual depois dos 50.

Paralelo a isso, a prática diária de exercícios físicos e a qualidade do sono ajudam as mulheres a terem mais disposição e uma maior entrega nessas ocasiões. Além disso, não se esqueça de ir ao médico regularmente e valorize a sua saúde ginecológica.

Neste conteúdo, você conheceu alguns fatos importantes sobre a vida sexual depois dos 50. Como vimos, não há nada que impeça a mulher de ter momentos prazerosos com alguém de sua confiança. No entanto, algumas ações diárias ajudam a ter uma maior disponibilidade e curtir o momento da melhor maneira possível.

Aliado ao assunto de ressignificar a velhice, confira nosso artigo que mostra dicas para assumir os cabelos brancos.