sistemas alimentares

Sistemas alimentares: veja os principais e como os pacientes se relacionam com eles

O emagrecimento passa por inúmeros processos que vão desde questões metabólicas e nutricionais até fatores relacionados com os sistemas alimentares. A forma de interação das pessoas com a comida pode impactar substancialmente o resultado de um trabalho que objetiva a perda de peso.

O paciente que tem o foco no emagrecimento deve ser trabalhado em diversos contextos. Nesse sentido, o sistema alimentar adotado por ele tem um impacto significativo.

Pensando nisso, mostramos o conceito de sistemas alimentares, a sua relação com o ganho ou a perda de peso e a importância de trabalhá-lo no processo de reeducação alimentar. Confira!

O conceito de sistemas alimentares

Os sistemas alimentares são um conjunto de atividades que envolvem o processamento, a produção, o transporte, o consumo e o descarte de alimentos. O foco é contribuir para a construção de uma alimentação saudável, acessível e sustentável.

Portanto, são analisados todos esses fatores, de modo a entender como os alimentos chegam à mesa dos consumidores, a forma e frequência que são consumidos e os impactos gerados por eles no corpo. A partir de então, são extraídos diversos tipos de sistemas alimentares. Assim, os principais são:

  • Carnivorismo;
  • Cerealismo;
  • Ovo-lacto-vegetarianismo;
  • Vegetarianismo puro;
  • Naturismo;
  • Frugivorismo.

Com base nesses tipos, são elencados os alimentos que compõem cada sistema alimentar, impactando a saúde dos indivíduos e, até mesmo, o seu peso.

As influências que os sistemas alimentares geram no paciente

Alguns sistemas alimentares trazem consigo a praticidade do consumo de determinados alimentos. Essa evolução permitiu que as pessoas pudessem fazer refeições rápidas, sendo uma grande alternativa para suprir as necessidades alimentícias durante a correria do dia a dia.

O grande problema desses alimentos está na sua forma de produção. Os ultraprocessados têm impactos significativos na metabolização de nutrientes do indivíduo. Assim, aumentando problemas como a inflamação crônica e dificultando o processo de emagrecimento.

O uso de defensivos agrícolas — apesar de fundamentais para garantir a produção em massa e o transporte — também é algo desafiador para quem busca a perda de peso. Sobretudo, por prejudicarem funções básicas do corpo que interferem no emagrecimento.

A importância de trabalhar esse conceito em um processo de reeducação alimentar

Com base nos sistemas alimentares, o profissional da saúde aprende a utilizar o que existe à sua disposição para proporcionar ao paciente o consumo ideal de nutrientes. Desse modo, certos produtos podem ser substituídos ou eliminados, tais como os ultraprocessados.

Além disso, é possível adotar produtos alimentícios que existem em diversos sistemas alimentares, proporcionando ao paciente uma ingestão diária ideal de todos os macro e micronutrientes essenciais para vida. Portanto, uma alternativa interessante para suprir essa necessidade é a suplementação nutracêutica.

Por meio dela, o profissional da saúde pode dispensar alguns alimentos que somariam calorias extras ao longo do dia. Porém, sem deixar de analisar a necessidade nutricional do paciente. Assim, trabalha em duas frentes: a diminuição do consumo calórico e a manutenção do consumo de nutrientes básicos para o corpo.

Por fim, é importante ter em mente que os sistemas alimentares proporcionam uma gama de opções que podem ser trabalhadas no processo de emagrecimento. O mais importante é fornecer ao paciente todo o suporte metabólico necessário para que o seu corpo possa eliminar naturalmente a gordura desnecessária. Isso é feito por meio de nutrição, suplementação adequada e prática de atividades físicas.

Gostou das dicas deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para continuar recebendo os novos conteúdos postados a partir de agora, enriquecendo o seu conhecimento.