sequelas neurológicas pós-covid-19

Sequelas neurológicas pós-COVID-19: opções de tratamento

Recentemente, estudos confirmaram a presença de sequelas neurológicas pós-COVID-19 nos pacientes. Segundo pesquisas, 36% dos indivíduos infectados desenvolveram determinado comprometimento no sistema nervoso central. Isso reforça a informação de que a doença afeta muito mais do que o sistema respiratório.

Sob esse ponto de vista, cresce a importância de manter um acompanhamento dos pacientes que tiveram a doença. Então, continue conosco e veja nos tópicos abaixo informações importantes sobre o assunto. Você vai entender quais são as ocorrências mais comuns e que tipo de soluções auxiliam nos tratamentos.

As principais sequelas neurológicas pós-COVID-19

Em síntese, as sequelas neurológicas pós-COVID-19 são consequências da recuperação do indivíduo no processo de cura. Isso porque a própria defesa do organismo pode causar lesões nos tecidos. Além disso, quadros infecciosos intensos comprometem o sistema imune. Também vale ressaltar fatores externos, como o estresse vivido durante esse período.

Ansiedade

Este não é um fator da doença em si, mas a pandemia de novo coronavírus nos colocou em um cenário inédito. Desse modo, todos tivemos que adotar o isolamento social para impedir o alto contágio da doença. Diante disso, mudanças comportamentais e sociais resultaram no estresse cotidiano, trazendo más consequências ao corpo, como a ansiedade e sintomas depressivos.

Um estudo identificou que 26% dos pacientes de COVID-19 apresentaram sintomas de ansiedade e depressão. Esse número foi maior entre as mulheres, acompanhadas durante seis meses após o quadro.

Problemas de memória e concentração

Outra sequela neurológica pós-COVID-19 é o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Pelo fato de ter as suas funções cognitivas afetadas, o paciente também pode apresentar dificuldade de compreensão, concentração, confusão mental e perda de memória.

Um estudo da revista Nature, referência mundial em saúde e tecnologia, indica que as sequelas neurológicas podem ocorrer por consequências pulmonares e de doença sistêmica associada. Outro fator seria em decorrência das complicações pós-infecciosas ou manifestações causadas pelo vírus no SNC.

Dores de cabeça e musculares

O vírus SARS-CoV-2 causa uma verdadeira tempestade inflamatória. Isso ocorre porque ele consegue permanecer nas células e causar sequelas neurológicas pós-COVID-19. Uma pesquisa publicada pelo The Lancet mostra que a maioria dos pacientes procura atendimento médico após sintomas como dor de cabeça crônica, visão turva e tontura. Dores musculares também são queixas recorrentes.

Diante disso, é natural buscar soluções que provoquem a diminuição das dores e a permanência do bem-estar da população, além de valorizar o âmbito físico. Também cresce a importância de propagar a prática de exercícios físicos, conforme orientação profissional, e uma dieta equilibrada para manter a boa qualidade de vida.

As soluções pertinentes para as prescrições

Atualmente, a indústria farmacêutica trabalha com ativos naturais para a personalização do tratamento, de modo a atender às necessidades de cada paciente. Por isso, uma solução que ajuda a solucionar sequelas neurológicas pós-COVID-19 é o Zembrin®. Seu duplo mecanismo atua no transporte de serotonina, inibindo seletivamente a recaptação de serotonina, e na inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4), melhorando a função cognitiva.

Trata-se de uma alternativa 100% natural que ajuda no controle de sintomas de ansiedade e estresse, fundamental também na melhora da concentração e do raciocínio. Ademais, Zembrin® é uma formulação patenteada e padronizada da planta africana Sceletium tortuosum. Esse ativo botânico possui 4 princípios ativos que atuam de forma sinérgica no sistema nervoso central: Mesembrina, Mesembrenol, Mesembranol e Mesembrenona.

Em conclusão, queremos lembrar da importância de propagar o bem-estar geral, principalmente diante de pacientes com sequelas neurológicas pós-COVID-19. Portanto, nosso compromisso é trazer mais qualidade de vida com soluções que atendem às necessidades dos indivíduos.

A Ibero Magistral dispõe do Zembrin® e de outras soluções que ajudam na recuperação de pacientes. Entre em contato conosco para receber o contato da nossa equipe de visitação médica.