sarcopenia

Sarcopenia: entenda como a Covid-19 pode favorecer a perda muscular

A sarcopenia é uma doença caracterizada pela diminuição da massa muscular. Em outras palavras, ela faz com que os músculos tenham a sua quantidade e qualidade reduzidas. Nesse caso, a condição acelera o envelhecimento e impacta nas limitações físicas de um paciente.

Durante a pandemia do novo coronavírus, percebeu-se um aumento desse problema. Ou seja, pessoas que contraíram a Covid-19 e se recuperaram tiveram a sarcopenia como uma sequela da infecção.

Ainda que seja um grande desafio entender os efeitos colaterais da doença originada pelo vírus Sars-Cov-2, já é possível compreender algumas relações entre ambas. Saber melhor sobre esse assunto é fundamental para garantir que você se recupere rapidamente, caso desenvolva o problema.

Neste artigo, mostramos a relação entre essas doenças. Além disso, apresentamos algumas alternativas de tratamento. Boa leitura!

A sarcopenia e a sua relação com a Covid-19

A pandemia do novo coronavírus pegou todo o mundo de surpresa. Mesmo com a doença avançando por todos os continentes, a sua chegada no Brasil deixou a população receosa. Afinal, trata-se de um inimigo invisível e que demanda um combate intenso.

Nesse contexto, milhões de pessoas foram vítimas dessa infecção. Infelizmente, milhares pereceram. Por outro lado, a maioria consegue sobreviver à doença. Entretanto, as sequelas perduram em muitos pacientes.

A chamada síndrome pós-covid-19 afeta diversos perfis de pessoas. Entre os variados sintomas, temos a diminuição da massa muscular. Nesse caso, a doença é conhecida como sarcopenia, como comentamos.

Sendo assim, a associação desse problema com a Covid-19 foi percebida pelo Hospital Sírio Libanês. Pacientes mais graves tiveram uma perda de 2% na musculatura. Isso ocorria a cada dia que a pessoa ficava sob o ventilador mecânico ou entubada.

As consequências da Covid-19 ainda são um desafio, principalmente a respeito de quanto tempo os sintomas ainda resistem no organismo. Em relação à perda muscular, já foi levantada a necessidade de reabilitação em pessoas que passaram por longas internações.

Em um estudo publicado pelo Journal of The American Medical Association (JAMA), mais de 87% dos pacientes relataram a persistência de pelo menos um sintoma após dois meses do período da doença. Entre os sintomas, estão a fadiga e a falta de ar.

Somando esses fatores com a sarcopenia, pode ser ainda mais difícil obter resultados com suas atividades físicas. Sendo assim, é fundamental que pacientes acometidos pela Covid-19 busquem a reabilitação correta para tratar os efeitos da doença.

As consequências da sarcopenia no corpo

A diminuição dos músculos traz consequências graves para a saúde. Assim, no caso dos pacientes infectados com o novo coronavírus, existe o aumento do risco de morte. Entretanto, quando há a recuperação, muitas sequelas podem ser observadas, como comentamos.

Entre elas, está a dificuldade para realizar movimentos simples, como mover braços e pernas. Dessa forma, prejudicando severamente o retorno das atividades cotidianas. A ação da Covid-19 na musculatura ocorre na fibra muscular. Por isso, as dores e a fadiga são tão comuns na maioria dos casos.

As implicações ocorrem quando o vírus se instala no receptor ECA e danifica a célula. Desse modo, explica-se o motivo de pacientes graves, mesmo recuperados, reclamarem de tantas dores musculares e fadiga. Em outros casos, foram identificadas pequenas lesões musculares que demandam terapia ocupacional.

A sarcopenia é uma doença extremamente limitante. Por isso, ao passar o tempo, a musculatura perde força e torna a locomoção dos pacientes muito difícil. Trata-se de uma enfermidade que degenera a saúde e a vitalidade.

Assim, ela pode gerar outro problema muito grave e que muitas pessoas se esquecem. Ao perder musculatura, o paciente corre o risco de cair ao tentar se locomover. Geralmente, como os músculos estão degenerados, as chances de ter uma lesão mais grave nos ossos é ainda maior.

Por esses motivos, é fundamental aprender a combater a sarcopenia. O tratamento clínico e a prática de atividades físicas são indicadas. Contudo, você deve apostar em uma abordagem mais ampla, com a associação de nutracêuticos e alimentos diferenciados.

As medidas de prevenção da Covid-19

Com mais de um ano de pandemia declarada, a doença continua sendo o maior problema mundial. Mesmo que a vacinação já esteja avançada, é necessário se cuidar, pois o vírus ainda está circulando.

O isolamento social ainda é o melhor tratamento para evitar a sarcopenia em pacientes por decorrência de Covid-19. Além do distanciamento, as práticas de higiene devem ser mantidas, bem como o uso de máscaras.

Por fim e o mais importante, está a vacinação. O Brasil iniciou o programa de imunização desde o final do ano de 2020 e projeta a finalização até o fim de 2021. Para frear a ocorrência da doença, é fundamental que todos os grupos definidos pelos governos estaduais e municipais tomem a dose completa.

As opções para tratamento da doença

É importante entender que existem tratamentos para a sarcopenia. Nesse caso, se faz necessário aplicar a terapia ocupacional. Além disso, é preciso ter em mente que a recuperação pode ocorrer a longo prazo.

O mesmo estudo do Hospital Sírio Libanês destacou a importância do processo terapêutico de recuperação. Por isso, ele envolve a inclusão de fisioterapias mesmo após a alta hospitalar. O foco desses tratamentos é o estímulo muscular. Contudo, a alimentação correta e a adoção de um estilo de vida mais saudável contribuem para a recuperação rápida e satisfatória.

Quando toda a função muscular voltar ao normal, deve-se manter as suas rotinas de treinos e alimentação saudável. Afinal, eles contribuirão para a recuperação total e, sobretudo, para a melhoria na qualidade de vida.

Assim, quanto maior for a persistência do paciente, maior será a chance de reverter a situação. Os exercícios de alongamento, musculação e propriocepção são fundamentais para trazer a força muscular de volta ao paciente mais jovem. Em caso de pessoas idosas, o reforço deverá ser ainda maior na terapia ocupacional.

BODYBALANCE™ na prevenção da sarcopenia

BODYBALANCE™ é uma combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno, com função específica para o aumento de massa muscular. O seu consumo diário associado à prática de exercícios físicos melhora a composição corporal e diminui os níveis de gordura. O produto também combate os danos causados pelo processo de envelhecimento.

A sarcopenia costuma ser prevalente em cerca de 25 a 50% dos adultos com mais de 60 anos. Nesse contexto, intervenções nutricionais e exercícios são os pilares do tratamento. Complementar a isso, estudos recentes demonstraram que os peptídeos de colágeno contendo principalmente aminoácidos não essenciais aumentam a massa livre de gordura e a força em homens sarcopênicos.

A ingestão diária de 15 gramas de peptídeos de colágeno específicos mostrou aumentar a resposta adaptativa de um programa de treinamento de resistência de 12 semanas em homens mais velhos. Já para jovens que praticam exercícios físicos e mulheres no climatério, houve aumento da massa magra e força muscular.

Portanto, é importante ter em mente que o foco desse nutracêutico é fornecer os elementos necessários para que o seu corpo possa se recuperar. Para entender como esse mecanismo funciona, mostramos um pouco mais sobre o seu funcionamento a seguir.

Mecanismo de ação do BODYBALANCE

Antes de tudo, é fundamental saber como o BODYBALANCE age no organismo. Basicamente, os princípios ativos são chamados Peptídeos Bioativos de Colágeno. Esses nutrientes podem ser encontrado em diversos produtos. O grande diferencial desse nutracêutico é a capacidade de absorção que ele proporciona ao organismo.

O BODYBALANCE tem uma fórmula patenteada que garante essa melhor absorção. Existe uma enzima que trabalha em um processo chamado hidrólise, fazendo com que o colágeno tenha ação direta nos seus músculos. Assim, aproveitando ao máximo os níveis ingeridos.

Também é importante que você entenda que nem todos os colágenos são iguais. Um produto com uma metodologia patenteada como o BODYBALANCE é considerado completo. Ele apoia cerca de 30% das proteínas do seu corpo.

Os benefícios do BODYBALANCE™ no tratamento da sarcopenia

Agora, mostraremos como o BODYBALANCE pode proporcionar benefícios no tratamento da sarcopenia pós-Covid-19. Uma das principais vantagens é a melhoria na composição corporal e, principalmente, no aumento da força muscular. Esse é um dos principais objetivos do uso desse nutracêutico.

Afinal, ao consumi-lo, você percorrerá o caminho contrário da sarcopenia. Enquanto ela afeta a sua musculatura, você fortalece os seus músculos até controlar o problema. Assim, gradualmente, pode recuperar os seus movimentos normais. Além disso, o BODYBALANCE tem benefícios como:

  • retarda a perda muscular que ocorre com o avanço da idade ou por doenças como a artrite reumatoide;
  • potencializa a sua massa muscular;
  • produto livre de glúten, derivados de soja, lactose, carboidratos e fibras.

A associação do BODYBALANCE com outras estratégias

O BODYBALANCE é um aliado eficaz no tratamento da sarcopenia pós-Covid-19. Contudo, seus resultados podem ser potencializados. É por isso que você deve associar seu uso com outras estratégias. A principal delas é a prática de atividades físicas. Se possível, as que estão relacionadas com exercícios de resistência, como a musculação.

Esse tipo de atividade estimula o fortalecimento e o crescimento da musculatura. A prática dos exercícios de resistência é considerada o principal recurso para melhorar diversos aspectos da saúde. Outro ponto importante é a alimentação, como já dissemos.

Portanto, é fundamental se alimentar adequadamente, fornecendo ao seu corpo todos os nutrientes necessários para que ele possa aproveitar o colágeno do BODYBALANCE.

Por fim, é possível concluir que a sarcopenia é mais uma doença que vem na esteira dos efeitos colaterais da Covid-19. Sendo assim, é importante buscar o tratamento médico rapidamente. Isso porque o resultado das abordagens adotadas pelo profissional depende disso. Ressaltamos, também, a necessidade de prevenção contra o novo coronavírus, adotando as medidas sanitárias como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Desse modo, mais pessoas acometidas pelo problema terão acesso às informações.