fbpx
rotina de skincare

5 passos para seguir uma rotina de skincare em casa

Os cuidados com a pele fazem parte da vida de homens e mulheres. Logo, adotar uma rotina de skincare é essencial para manter a saúde dessa parte do corpo. Primordialmente, a adoção desse hábito inclui o uso de produtos que conservam a firmeza e a beleza da pele.

Contudo, para ter uma pele linda e jovial é preciso também adotar bons hábitos de saúde, além do skincare. Pensando nisso, nós escrevemos este artigo mostrando quais são os passos para uma rotina de cuidados com a pele. Continue a leitura!

Por que a rotina de skincare é tão importante?

Antes de tudo, é importante entender a necessidade de adotar uma rotina de skincare. Afinal, saber o porquê de certos hábitos é fundamental para incluí-los no cotidiano. Simplesmente, podemos afirmar que esses cuidados favorecem em muito a parte estética.

Logo, tanto os homens quanto as mulheres podem ter ganhos nesse aspecto. Contudo, essa rotina deixou de abranger apenas a parte visual há muito tempo. Atualmente, os produtos de skincare têm atuação direta na saúde das pessoas, sobretudo no cuidado com a pele contra exposição solar e problemas de pele.

Esse é o maior órgão do corpo. Logo, ele necessita de cuidados específicos, assim como todos os outros. A saber, essa camada que reveste o corpo humano também é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas.

Além disso, ela também tem a função de captar os raios UVB, responsáveis pela produção da vitamina D. Com isso, notamos que adotar uma rotina de skincare vai muito além da simples preocupação estética.

Quais são os passos que compõem a rotina de skincare?

Neste tópico, mostraremos os passos ou produtos que devem existir nos seus hábitos de cuidados relacionados ao skincare. Vale lembrar que é fundamental a consulta com um dermatologista, que indicará os produtos conforme o seu tipo de pele.

1. Higienização

A higienização da pele é um processo cujo objetivo é remover sujeiras e toxinas do rosto. Isso porque somos expostos diariamente a uma série de agentes nocivos a essa região. Por isso, esse processo de limpeza pede produtos capazes de penetrar nas camadas mais profundas e remover as impurezas.

2. Processo de esfoliação facial

Em seguida, ainda com o foco no rosto, recomenda-se a esfoliação. Esse procedimento visa remover a oleosidade da pele. Assim, evita-se o surgimento de cravos e espinhas, e também as marcas causadas por eles.

3. Utilização de sérum ou água termal

Depois da limpeza e esfoliação é preciso utilizar a água termal. Ela tem alguns minerais que contribuem para o efeito antienvelhecimento e a manutenção da saúde da pele. Em seguida, você pode aplicar um sérum para hidratar e tonificar essa parte do corpo.

4. Escolha de cremes para áreas específicas

Também é importante investir em cremes para áreas específicas. Alguns exemplos são os produtos para as mãos, os cotovelos, as regiões próximas aos olhos, entre outros. Afinal, existem aqueles que podem ser nocivos em locais mais sensíveis. Por isso, é importante ter cuidado com esse detalhe.

5. Uso do protetor solar

Por fim, temos o protetor solar. Ele deve ser aplicado ainda pela manhã, logo após todos os processos que mencionamos. Além disso, a sua utilização é necessária mesmo em dias nublados ou para as pessoas que trabalham em locais fechados. Isso porque o contato direto ou indireto com raios solares UVA provoca o envelhecimento precoce da pele. Mas com o protetor você evitará danos externos ao corpo, como manchas, melasmas e queimaduras.

Viu como adotar uma rotina de skincare não é tão complicado quanto parece? Utilizando os produtos e processos corretos, você vai conquistar todos os benefícios que esse hábito pode proporcionar, especialmente aos que estão relacionados à saúde e longevidade.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo um pouco mais? Então, leia outro conteúdo que preparamos para você. Nele, você saberá como ocorre a perda de elasticidade da pele.

Consultar Farmácias

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.