ressecamento da pele no verão

Saiba como evitar o ressecamento da pele no verão

Engana-se quem pensa que a pele seca aparece apenas no inverno. O ressecamento da pele no verão é uma situação muito comum e gera preocupação em muitas pessoas. Isso se deve principalmente pela maior exposição ao sol, que acaba desidratando a camada epitelial e causando aquele temido aspecto ressecado.

Contudo, a boa notícia é que você pode prevenir esse problema e reduzir o efeito craquelado, mantendo a pele hidratada, jovial e com viço. Para isso, é importante ter alguns cuidados básicos de beleza e investir em bons cremes hidratantes.

Você sofre com esse problema? A seguir, vamos mostrar como é possível evitar e reduzir o ressecamento da pele no verão. Acompanhe a leitura e confira os detalhes!

A diferença entre a pele seca natural e a provocada pela rotina

É importante que você entenda a diferença entre uma pele que está naturalmente seca e o ressecamento provocado pela própria rotina. Desse modo, é mais fácil entender qual é o seu problema e como deve agir. Nesse caso, nós temos a pele seca e a ressecada. No primeiro caso, trata-se daquela caracterizada pela diminuição de óleos naturais produzidos pelo nosso próprio corpo.

O organismo tem uma série de funções, sendo uma delas garantir que a pele se mantenha saudável e bonita. Para tanto, nossas glândulas liberam uma série de substâncias para garantir esses benefícios. Porém, alguns fatores naturais podem reduzir essa liberação. Um deles é o próprio envelhecimento. Além disso, algumas doenças como diabetes, hipotireoidismo e psoríase podem intensificar esse processo.

Logo, quando se trata do ressecamento temos a ausência de lipídios na superfície da pele. Desse modo, é algo proveniente de fatores internos em que as suas próprias células são incapazes de reter a água em quantidades ideais. A ausência dessa quantidade mínima de líquidos promove o ressecamento.

Fatores que desencadeiam o ressecamento da pele

Apesar de parecer improvável, a pele pode sofrer bastante com o ressecamento no período do verão. Por isso, confira, a seguir, os elementos que deixam a pele seca e com aspecto desidratado:

  • exposição intensa ao sol;
  • mais transpiração;
  • contato com o sal na água do mar;
  • contato com o cloro da água das piscinas;
  • alimentação inadequada;
  • consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Nesse caso, é importante mencionar que o problema pode ser potencializado quando a pessoa reúne mais de um desses fatores que desencadeiam o ressecamento da pele. Por exemplo, ficar muito tempo exposta ao sol, alimentar-se mal e consumir exageradamente bebida alcoólica, como comentado.

Nesse caso, esse indivíduo perceberá um ressecamento acelerado. Por isso, antes de pensar em cuidados e prevenção contra esse problema, é fundamental analisar o seu estilo de vida. Ainda mais em relação à manutenção de hábitos que favoreçam o ressecamento da pele.

Cuidados para prevenir e combater o ressecamento da pele no verão

Quanto antes você começar a cuidar da sua pele, menores serão os riscos de ela ressecar. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como agir nesse caso. Conheça, a seguir, cuidados essenciais que ajudam a prevenir e reduzir o ressecamento da pele no verão.

Mantenha a hidratação

A hidratação é um ponto-chave quando o assunto é combate ao ressecamento da pele. Portanto, aplique creme hidratante no rosto, no colo e no corpo cerca de 2 vezes por dia. Isso ajuda a hidratar as células e evitar que a pele fique com aquele aspecto branco ou craquelado, além de reduzir os riscos de linhas de expressão e rugas na face.

O ideal é adquirir cremes à base de água, ácido hialurônico e vitaminas, pois são leves e recompõem a água perdida ao longo do dia. Além disso, tenha o cuidado de escolher um hidratante oil free para evitar o excesso de oleosidade.

Utilize filtro solar em creme

O protetor solar é um item indispensável durante o verão, logo, é importante reaplicá-lo na pele a cada duas horas e sempre que você entrar na água. O filtro solar se apresenta em várias versões, como gel, spray ou creme. Para quem sofre com a pele ressecada ou quer evitá-la, o mais indicado é optar pela textura cremosa. Isso porque ela tende a ser absorvida rapidamente pelas células e costuma ter as suas propriedades percebidas por mais tempo, aumentando o intervalo para aplicação.

A exposição ao sol é defendida por muitos profissionais da saúde. Afinal, é responsável pelo metabolismo da vitamina D no nosso corpo, que inclusive, proporciona benefícios à pele. Mas é fundamental que a exposição solar seja moderada e, principalmente, acompanhada com um bom protetor solar. Assim, você pode curtir um dia de sol sem causar prejuízos à sua pele.

Use um bom pós-sol

Exagerou na exposição aos raios solares? O pós-sol evita a descamação na pele e reduz as chances de aparecimento de bolhas, além de reduzir os riscos de envelhecimento precoce. Esse creme é composto por ativos anti-inflamatórios com propriedades calmantes, que auxiliam no processo de recuperação e renovação celular da derme, ajudando a deixá-la hidratada.

Desse modo, é importante aplicar o pós-sol depois do banho e, após, usar também um creme hidratante. Alguns desses produtos têm outras substâncias adicionadas, como a própria vitamina D, aloe vera, camomila etc. Mas tenha atenção à composição desses itens, pois algumas pessoas podem ter alergias a algum componente da fórmula.

Evite lavar o rosto em excesso

Outra dica interessante é evitar lavar o rosto com muita frequência. Ao fazer isso, você elimina as substâncias lipídicas da pele, contribuindo para que ela comece a passar por um processo de ressecamento. O ideal é lavar o rosto pela manhã e à noite, após realizar a sua rotina de skincare.

Cuide da sua alimentação

É imprescindível que você cuide da sua alimentação. Não é necessário pensar em tantos alimentos específicos ou dietas complexas. A simples atitude de eliminar alimentos ultraprocessados e reduzir o consumo de produtos ricos em açúcares já traz muitos benefícios para a saúde da pele e do corpo inteiro. Mas também é importante incluir no seu cardápio vitaminas A, C, E e do complexo B, além das proteínas.

Opte por nutracêuticos específicos para a pele

Por fim, é fundamental fazer o uso de nutracêuticos específicos para a pele. Um exemplo interessante é o colágeno VERISOL®, desenvolvido especialmente para esse órgão do corpo.

Também é ótimo utilizar produtos que atuam em outras áreas do corpo, mas proporcionam benefícios indiretos na pele. Por exemplo, o OX-Berry® +Berry é um produto rico em antocianinas, que têm um grande potencial anti-inflamatório capaz de desinflamar o corpo. Assim, proporcionando benefícios também para a pele.

Nutra a pele de dentro para fora

A pele deve receber nutrientes, como vitaminas e minerais. Essas substâncias tornam a pele hidratada, com brilho e jovial. Nesse sentido, o OptiMSM® ganha destaque. Esse composto orgânico ajuda a manter as fibras de colágeno fortes e preserva a flexibilidade do tecido conjuntivo.

Com as suas propriedades antioxidantes, retira os radicais livres do corpo e evita a degeneração das células. Por tudo isso, é um grande aliado do envelhecimento saudável. Além disso, ele beneficia a estrutura do tecido da pele e promove a organização da queratina e das GAGs (Glicosaminoglicanas).

Como percebemos, o ressecamento da pele no verão é um problema muito comum, mas facilmente contornável, caso você adote alguns cuidados básicos que mencionamos neste artigo.

Quer manter a sua pele sempre bonita e saudável? Clique aqui para encontrar a farmácia mais próxima da sua casa que trabalha com os produtos exclusivos Ibero Magistral comentados neste artigo!