fbpx
reprogramação metabólica

Saiba como trabalhar a reprogramação metabólica com seus pacientes

O emagrecimento é um assunto que gera grandes discussões na atualidade. Afinal, estamos diante de várias técnicas, estilos alimentares, exercícios físicos e outras estratégias disponíveis. Entretanto, alguns profissionais esquecem de outros temas muito importantes nesse processo. Assim, torna-se cada vez mais necessário falar sobre a reprogramação metabólica.

Obviamente, esses aspectos mencionados são essenciais para o indivíduo que deseja emagrecer de maneira saudável. No entanto, há pacientes que costumam negligenciar a questão metabólica. Essa atitude pode colocar a perder todo o trabalho feito pelos profissionais de saúde, bem como o esforço do paciente em alcançar um determinado objetivo.

Com foco em tal cenário, exploraremos melhor essas questões nos tópicos abaixo. Você entenderá melhor o conceito da reprogramação metabólica e as técnicas que podem ser usadas para potencializar os resultados do seu público.

Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é a reprogramação metabólica

O número de pessoas à procura de implementar hábitos saudáveis na rotina cresceu bastante, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Afinal, todos tiveram que buscar alternativas para manter a saúde mental e física no período de isolamento social. Assim, fica evidente a preocupação em prevalecer a qualidade de vida e o gerenciamento de peso.

Por isso, é muito importante entender a reprogramação metabólica. Trata-se de um processo que tem por objetivo “treinar” o corpo para obter o máximo de desempenho na extração dos nutrientes nos alimentos. Em suma, é necessário evidenciar o direcionamento de cada um deles em desempenhar suas funções de maneira plena.

Em outras palavras, a proposta principal é a de otimizar o processo de queima de gordura do corpo. Definitivamente, esse é um fato que favorece dois aspectos fundamentais no emagrecimento: a dieta e a alimentação. Todavia, são grandes temas que sempre geram discussões acaloradas e opiniões divergentes. 

A alimentação saudável e a qualidade de vida

Como falamos, a reprogramação metabólica permite um emagrecimento saudável. Atualmente, é importante que todos saibam da importância de optar por uma alimentação de qualidade. Um estudo conduzido por uma universidade norte-americana mostrou que a má alimentação gerou mais mortes que as vítimas de pressão alta e do cigarro.

Portanto, é interessante incentivar a realização da reeducação alimentar e propagar bons hábitos no dia a dia do seu público. Nos dias hoje, o ser humano dispõe de uma rotina muito atribulada e, consequentemente, não tem tempo de fazer escolhas saudáveis. Como resultado, ele opta por produtos industrializados, ricos em gorduras e açúcar.

Em suma, essa escolha gera más consequências. Por exemplo, colesterol alto, hipertensão, anemia, gastrite e também propagação do hábito de comer por impulso. Geralmente, essa condição provém de questões de desequilíbrios emocionais. Com isso, o ato de ingerir alimentos se resume ao desejo de amenizar as dores internas. 

Logo, o prescritor deve sempre incentivar o paciente a fazer um balanço sobre o impacto das decisões diárias. O autocuidado deve prevalecer, com medidas benéficas que garantam o bom funcionamento do organismo. Assim, faça com que ele se adéque à dieta, não restrinja a alimentação e faça substituições inteligentes para não desviar da finalidade principal.

A prática de exercícios físicos aliada à alimentação saudável

Além de optar por uma alimentação saudável, o paciente deve investir na prática de exercícios físicos. Uma simples caminhada matinal traz muitos benefícios ao corpo. Com isso, ele ficará mais disposto durante o dia e, consequentemente, terá mais produtividade no ambiente de trabalho, além de estar prevenido o aparecimento de doenças.

A importância da reprogramação metabólica no processo de emagrecimento

Teoricamente, o emagrecimento parece algo muito simples. Afinal, basta gastar mais calorias que a quantidade ingerida. Entretanto, não é bem assim que as coisas acontecem. A manutenção do peso é uma atividade que faz parte de um complexo e grandioso sistema. Em resumo, são procedimentos que dependem de esforço e flexibilidade do indivíduo.

Por isso, é importante que o paciente conte com a reprogramação metabólica. Por meio dela, todos esses processos funcionarão em perfeita harmonia. Ao passo que é um fator que garante o emagrecimento e o ganho de saúde. Afinal, é totalmente vantajoso optar por uma solução personalizada que se adequará ao objetivo desejado.

As técnicas e os produtos usados na reprogramação metabólica

A reprogramação metabólica passa pela prescrição de uma dieta específica para o paciente, já que ela atenderá todas as suas demandas nutricionais, além da prática de atividades físicas. Entretanto, ela pode ser potencializada com o uso de nutracêuticos. Em outras palavras, uma solução bastante alinhada ao desejo de emagrecer.

Eles são poderosos antioxidantes e favorecem muito a saúde dos pacientes. Por isso, conheça algumas das opções mais indicadas a seguir.

VazGuard™

O VazGuard™  é produto que favorece a modulação dos fatores associados às dislipidemias. Em suma, ele é composto por uma fração de polifenóis da bergamota com tecnologia Phytosome®, exclusiva da Indena, que aumenta em até 7 vezes a biodisponibilidade dos ativos, otimizando os resultados no suporte de níveis sanguíneos saudáveis de colesterol total, LDL pequeno e denso, HDL, triglicerídeos e glicose a partir de 30 dias de uso contínuo. Além disso, ele amplia o efeito induzido pela rosuvastatina sobre o LDL-colesterol e promove a redução da esteatose hepática gordurosa não alcoólica e permite as atividades anti-inflamatória e antioxidante.

OX-Berry®

Ainda sobre reprogramação metabólica, também podemos citar o OX-Berry® como solução. Afinal, ele é rico em antocianinas, com benefícios comprovados na síndrome metabólica. Além disso, ele promove o envelhecimento saudável, e também, o fortalecimento das funções cognitivas e cerebrais. Ele é padronizado em 30% de antocianinas bioativas, sendo as principais Cianidina- 3-glicosídeo (C3G), Delfinidina-3-glicosídeo (D3G) e Cianidina-3-rutinosídeo (C3R), obtidas de forma patenteada.

É uma solução com propriedades benéficas das antocianinas, bastante conhecidas devido às suas propriedades antioxidantes naturais.O OX-Berry® tem benefícios comprovados por meio de mais de 19 estudos independentes que foram feitos em universidades e hospitais ao redor do mundo.

O OX-Berry® dispõe de anti-inflamatórios naturais e propriedades antioxidantes que atuam nas principais morbidades associadas à síndrome metabólica como: disfunção endotelial, inflamação subclínica e dislipidemias.

A vantagem dos nutracêuticos na reprogramação metabólica

A princípio, é necessário prescrever nutracêuticos em conjunto com uma dieta rica em vitaminas, minerais e aminoácidos. Ao passo que são soluções que facilitarão os processos metabólicos do corpo. Consequentemente, o complexo sistema de emagrecimento funcionará de forma bem mais fluida. Logo, contribuirá para a perda de peso e, principalmente, para o ganho de saúde.

Assim, também será possível evitar doenças crônicas. Afinal, em sua grande maioria, elas têm origem em pessoas que não conseguem controlar seu peso. Portanto, sempre maximize os benefícios de tais soluções farmacêuticas. Por último, procure constantemente conduzir práticas que melhorem a adesão ao tratamento

Por fim, podemos concluir que a reprogramação metabólica é a peça-chave no complexo processo de emagrecimento. Aos usar as técnicas e os produtos mencionados, será mais fácil aplicar essa estratégia. Como consequência, seus pacientes alcançarão os resultados que tanto desejam.

A Ibero Magistral dispõe dos produtos citados para a reprogramação metabólica. Entre em contato conosco para mais detalhes. Nossa equipe de especialistas explicará melhor todo o processo.

Converse com especialista

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.