recaptação de serotonina

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina em produtos naturais

Os medicamentos capazes de provocar a inibição seletiva da recaptação de Serotonina são muito utilizados no Brasil. A razão por trás disso está no grande número de pessoas que sofrem com estresse e ansiedade em nosso país.

Nesse contexto, o problema está por trás da utilização de antidepressivos com efeitos colaterais, que prejudicam o bem-estar dos pacientes. Também devemos considerar que eles atuam nos sintomas, e não nas causas dos problemas. Por isso, a medicina integrativa proporciona abordagens diferenciadas para o tratamento.

Uma delas é a utilização de nutracêuticos. Neste artigo, apresentaremos uma solução muito interessante para o tratamento de ansiedade e estresse. Saiba mais nos tópicos seguintes!

Qual é a importância da inibição seletiva da recaptação de Serotonina?

Os antidepressivos ISRS são alternativas mais seguras e que causam efeitos colaterais mais leves que os tricíclicos. Por isso, é inegável a importância que eles representam no tratamento dos pacientes. Os mais conhecidos são: a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina, a fluvoxamina, escitalopram e o citalopram. A inibição seletiva da recaptação de Serotonina, de fato, causa um efeito relaxante e a melhora do humor.

No entanto, a medicina tradicional ainda não encontrou uma forma de agir em problemas de depressão e ansiedade sem causar efeitos adversos nos pacientes. Cefaleia, desconforto gastrointestinal, alterações no sono e no nível de energia são relatados. Disfunções sexuais, reações dermatológicas e perda ou ganho de peso também podem acontecer.

Nesse contexto, o prescritor deve compreender a importância da inibição, contudo, adotar medidas que causem menos sofrimento ao usuário, com alternativas mais naturais.

Como a suplementação nutracêutica atua na inibição seletiva da recaptação de Serotonina?

Buscando alternativas naturais, existem nutracêuticos capazes de promover o mesmo efeito desses medicamentos. Todavia, sem os efeitos colaterais dos fármacos. Veja a seguir um exemplo que pode ser recomendado em sua clínica ou consultório.

O nutracêutico Zembrin® como inibição seletiva da recaptação de Serotonina

O Zembrin® é um produto a base de um ingrediente botânico, patenteado e comprovado clinicamente. Ele atua na melhora do humor reduzindo a ansiedade e a tensão. O composto padronizado é extraído da planta sul-africana Sceletium tortuosum, que tem longa história no uso medicinal.

O ativo proporciona diversos benefícios, como:

  • melhora a qualidade do sono;
  • não provoca sonolência;
  • não causa dependência;
  • apresenta alívio rápido de ansiedade e estresse;
  • tem atuação comprovada em dois mecanismos de ação do Sistema Nervoso Central, sem produção de efeitos colaterais.

O mecanismo de ação do Zembrin®

O mecanismo de ação do Zembrin® é muito simples.  Ele apresenta diferentes tipos de alcaloides, sobretudo mesembrenol, mesembrina, mesembrenona e mesembranol, onde o principal responsável pela Inibição da serotonina é a mesembrina. A saber, estudos revelam que a mesembrina é um inibidor mais potente do transportador da serotonina em comparação a fluoxetina (Phytochemistry, 2019 V. 166).

Além disso, também tem forte atuação na inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4, graças a mesembrenona, proporcionando a melhora na função cognitiva, atenção e raciocínio, que geralmente ficam comprometidos em estados de estresse elevado.

Por fim, é possível concluir que a inibição seletiva da recaptação de Serotonina é uma abordagem interessante para solução de problemas que mencionamos neste artigo. Contudo, nutracêuticos como o Zembrin® proporcionam mais segurança para o prescritor e seus pacientes. Ele oferece esse benefício sem causar os efeitos adversos das drogas tradicionais que temos no mercado atualmente, não causam dependência e podem ser utilizados como “desmame” de medicamentos da classe ISRS, reduzindo o impacto negativo nos pacientes.

Então, gostou do Zembrin®? Então, que tal começar a prescrevê-lo aos seus pacientes a partir de agora? Para tanto, entre em contato conosco e veja como ter acesso a esse poderoso nutracêutico.